A notícia distribuída pela FINA ganhou repercussão, bastante repercussão mesmo. Afinal, em época de Pandemia, distribuir 6,4 milhões de dólares ajuda, e muito. Porém, quanto dos 6,4 milhões de dólares que a FINA anuncia (link) realmente vão chegar nos esportes aquáticos do Brasil? Pouco, muito pouco.

Para começar é preciso identificar que esta verba foi garantida graças a um empréstimo junto ao Comitê Olímpico Internacional que o Blog do Coach já havia anunciado.

No texto original da FINA, aparece assim discriminado este valor:

• $4 million USD in grants for a minimum of 160 National Federations to provide support to athlete training, competition, and living expenses.

4 milhões de dólares serão distribuídos para 160 federações nacionais que já tem atletas e programas considerados de Universalidade. É a garantia de que estes atletas poderão seguir seus programas, treinamentos, viagens, competições na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

• $460,000 USD in grants to the five Continental Organisations to enable supplemental resources to athletes.

Esta verba vai para as federações continentais, ou seja, no nosso caso, para a UANA com seus programas seja de desenvolvimento, treinamento, preparação ou organização de ventos.

• $2 million USD to athletes selected to participate in the FINA Scholarship Programme, either at FINA Training Centres or at National Federation training facilities.

FINA Scholarship é o único programa que o Brasil será beneficiado. Atualmente temos três atletas incluídos neste programa, Viviane Jungblut, Guilherme Costa e Isaac Souza que recebem mensalmente 500 dólares da FINA como ajuda nas suas despesas de treinamento e preparação.

No “frigir dos ovos”, anunciado como grande reforço, este valor de 6,4 milhões de dólares é apenas a extensão de todos os programas, despesas e bolsas que já vinham sendo pagas e que terminariam neste mês de julho com a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com a mudança para 2021, os 6,4 milhões de dólares são a garantia de que tudo seguirá como está.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário