ARD é uma cadeia de rádio e TV da Alemanha que nos últimos anos tem feito diversas reportagens e denúncias sobre o doping no esporte mundial. O jornalista Hajo Seppelt faz um trabalho sério e que ajudou a revelar os esquemas de doping da Rússia entre outros casos.

Hoje, está indo ao ar o documentário “Schuldig” (Culpado) e uma parte dele (e boa parte) já está online com legendas em inglês. Diferente dos trabalhos anteriores com denúncias a sistemas e corrpução, desta vez o documentário apresenta uma reportagem apontando que os atletas podem ser, e tem sido, vítimas de ataques de sabotagem.

Sem saber, atletas podem estar sendo dopados por adversários ou pessoas interessadas. Para reforçar a matéria, uma pesquisa foi feita com o Instituto de Colônia com pessoas voluntárias que foram “dopadas” por toque com alguma substância em sua pele, e todas apresentaram testes positivos para substâncias proibidas.

Um dos pontos que o documentário traz é a diferença do sistema judicial civil/criminal e o de controle de dopagem. No sistema normal, você é inocente até prova em contrário, enquanto no sistema de doping você precisa comprovar que não é culpado. Faz parte da regra a chamada “liability strict”, algo que pode ser traduzido como responsabilidade integral, onde o atleta é 100% responsável pelo que é encontrado em seu corpo.

O documentário é ótimo e o alerta necessário, mas também é parcial. A nadadora australiana Shayna Jack é apresentada como vítima em relato que não tem absolutamente nada a ver com a matéria. Jack testou positivo na amostra A e B para Ligandrol e, embora tenha declarado inocência, foi inicialmente suspensa por quatro anos e depois reduzida para dois. Agora espera o resultado do outro julgamento de apelação no qual pede a volta para os quatro anos iniciais.

Vale muito a pena assistir:

https://www.rbb24.de/sport/beitrag/av12/video-ard-documentary-doping-top-secret-guilty.html

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário