Lana Pudar, uma jovem nadadora de 15 anos, nascida em Mostar, ficou em 19o lugar nos 100 metros borboleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio marcando expressivos 58.32. Lana é a recordista nacional das três provas de borboleta na Bósnia & Herzegovina com 26.29, 57.37 e 2:09.59 respectivamente para os 50, 100 e 200 borboleta.

Mesmo sendo a mais jovem nadadora da competição de natação de Tóquio, este foi o melhor resultado da Bósnia & Herzegovina na história da natação olímpica.

Pesquisando sobre ela, encontrei que ela é filha do ex-goleiro Velibor Pudar que atuou durante anos por vários clubes da Iugoslávia. Há alguns anos também tentou, sem sucesso, a carreira como técnico.

Esta foi a segunda Olimpíada consecutiva que a nadadora da Bósnia & Herzegovina é filha de um jogador de futebol. Amina Kajtaz foi quem nadou pelo país nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e na mesma prova que Lana Pudar, os 100 borboleta. Amina ficou em 36o lugar com 1:01.67.

Amina Kajtaz é filha de Sean Kajtaz, jogador de futebol que atuou tanto na Iugoslávia como no futebol alemão e uma rápida passagem pela Seleção Nacional de seu país. Depois de aposentado, Sean Kajtaz foi dirigente, treinador e até presidente do FK Velez Mostar, o clube que defendeu a maior parte de sua carreira na Iugoslávia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário