Terminando hoje as águas abertas na gelada praia de Chorrilos, em Lima, no Perú, a disputa do Campeonato Sul-Americano Juvenil. A temperatura tem estado muito próximo do limite mínimo para a realização das provas (16o graus) o que obriga a todos os participantes nadar com trajes de neoprene.

As regras da FINA determinam que temperaturas entre 16-18 graus o uso dos trajes é obrigatório, entre 18 a 20 graus o uso é opcional e acima dos 20, o uso é proibido. O que mais assusta é que temperaturas abaixo dos 16 graus representa o cancelamento das provas.

Ontem, foi a prova dos 10 quilômetros e reuniu os nadadores de 18-19 anos de idade. Além dos dois brasileiros, Cibelle Jungblut e Luiz Felipe Loureiro, campeões das provas, ainda tivemos Maria Fernanda Schimitt e Thiago Ruffini chegando na quarta colocação. No total, foram 27 nadadores na água, 16 homens e 11 mulheres.

Dos 27, um terço não completou a distância dos 10 quilômetros. Entre os 16 homens, dois foram desclassificados por nadarem acima do tempo limite da prova (mais de 30 minutos depois do primeiro colocado), três abandonaram a prova e um cometeu uma irregularidade e foi desclassificado.

Entre as mulheres, 11 largaram, três foram eliminadas, uma por tempo limite, outra por abandono e mais uma por irregularidade.

Águas abertas não é para qualquer um, e 10 quilômetros em água gelada é ainda mais difícil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário