O Bureau da FINA se reuniu de forma virtual para uma nova abordagem para o conflito em andamento na invasão da Ucrânia pelas forças da Rússia e com o suporte de Belarus. Em decisão anterior, a FINA havia anunciado que todos os eventos marcados para a Rússia e Belarus estavam cancelados e os dois países só iriam competir sob a forma de neutralidade, sem bandeira, sem hino ou nome.

Hoje, o Bureau emitiu um novo comunicado com alterações no regimento da FINA que permita o banimento destes dois países se assim for necessário. De acordo com a decisão de hoje, a intenção é salvaguardar a saúde e o espírito da competição propriamente e dito e todas as análises serão feitas caso a caso, e especificamente para esta ou aquela competição.

Pela decisão emitida hoje, a FINA pode banir determinada equipe da Rússia e Belarus por entender que sua participação irá colocar estes atletas ou as demais delegações em comprometimento de segurança.

Outra medida anunciada hoje foi de que todos os testes anti-doping feitos pela agência independente ITA devem seguir com os devidos ajustes para o controle dos atletas destes três países.

Veja aqui o comunicado da FINA:

 

https://www.fina.org/news/2522146/press-release-fina-bureau-approves-key-measures-to-protect-fina-events-and-athlete-welfare

 

Das 32 federações internacionais de esporte, 24 adotaram o sistema de banimento completo da Rússia e Belarus, 8 adoram o sistema de competir de forma neutra (FINA estava inclusa nesta categoria) e 2 não se manifestaram. Confira o levantamento feito pelo jornalista Guilherme Costa do Globoesporte.com:

https://ge.globo.com/olimpiadas/blogs/brasil-em-paris/noticia/2022/03/03/vinte-e-quatro-confederacoes-banem-russos-e-belarussos-veja-a-lista.ghtml

1 responder
  1. SANDRO
    SANDRO says:

    Bom Dia Coach e amigos do blog!!!
    Sempre escrevi aqui no blog em meus comentários, que achava as punições da FINA à Rússia “MUITO BRANDAS E INEFICAZES”.
    Afinal de contas, competir sem hino e sem bandeira, não é uma punição de verdade, pois não passa de uma medida totalmente sem efeito prático como punição.
    Sempre fui a favor de que FINA adotasse as mesmas punições que Federação Internacional de Atletismo.
    Agora então, com as atrocidades desse MASSACRE russo contra os coitados dos ucranianos, a sitaução ficou mais grave ainda.
    A guerra é de uma aldo só, pois é toda dentro da Ucrânia, só os ucranianos estão sendo expulos covardemente de seus lares, famílias separadas à força, morte de civis, bombardeio de hospitais e usinas nucleares, um TERROR total provocado pela Rússia.Enquanto esse MASSACRE perdurar, não há clima para a Rússia competir “ESPORTIVAMENTE” como uma equipe e tem que ser banida realmente das competições.
    Em outubro de 2009, o secretário-geral da Federação Internacional de Atletismo, Pierre Weiss, escreveu a Valentin Balakhnichev que as amostras de sangue de atletas russos “registraram alguns dos valores mais altos já vistos desde que a Federação Internacional de Atletismo começou a testar” e que os testes do Campeonato Mundial de 2009 ” sugerem fortemente um abuso sistemático de doping sanguíneo ou produtos relacionados à EPO”
    Em 2010, um funcionário da Agência Antidoping Russa ( RUSADA ), Vitaly Stepanov, começou a enviar informações à Agência Mundial Antidoping (WADA) alegando que a RUSADA estava permitindo o doping sistêmico no atletismo.
    Em resposta ao documentário da ARD, a WADA encomendou uma investigação liderada pelo ex-presidente da agência antidoping Dick Pound , cujo relatório foi publicado em Novembro de 2015. Este relatório confirmou doping generalizado e encobrimentos em grande escala pelas autoridades russas.
    A WADA suspendeu o Centro Antidoping de Moscou, proibindo o laboratório “de realizar quaisquer atividades antidoping relacionadas à WADA, incluindo todas as análises de amostras de urina e sangue”. Em 13 de Novembro de 2015, o conselho da Federação Internacional de Atletismo votou por 22 a 1 a favor de proibir a Rússia de eventos mundiais de atletismo com efeito imediato.
    Desde então, a Rússia está “BANIDA” das competições da Federação Internacional de Atletismo.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário