Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Reprodução

 

O que há em comum no retorno às piscinas de quatro grandes nadadores australianos? O jornal The Australian ouviu o técnico e o psicólogo da seleção daquele país para tentar entender a motivação que levou à volta de Ian Thorpe, Libby Trickett, Michael Klim e Geoff Huegill.
 
Segundo o técnico da seleção australiana, Leigh Nugent, os quatro nadadores, que são medalhistas olímpicos ou mundiais, querem reviver a excitação de disputar as Olimpíadas. Para ele, há uma sensação de negócio não-resolvido entre o grupo e esta foi a principal razão do retorno às águas, e não, a motivação financeira como dizem muitos críticos.
 
"Eles querem reviver a sensação dos jogos de 2000 e 2004 e sentem que ainda são capazes de contribuir para a equipe", afirmou o treinador, lembrando que a decisão foi tomada após a comemoração de 10 anos das Olimpíadas de Sydney.
 
O mito que se constroi sobre a disputa olímpuica e a sensação de poder participar mais uma vez foram os principais motivos enumerados por Clark Perry, psicólogo das categorias de base da seleção australiana, para a volta em massa destes nadadores. 
 
"Atletas aposentados nunca vão encontrar o mesmo sentimento que eles tiveram de participar de uma seleção olímpica. Eles vão achar outros bons momentos e sentimentos, mas eles serão diferentes, nem melhor nem pior, mas diferentes", disse o psicólogo.
 
Se a motivação foi psicológica ou não, o importante é que a natação só ganha com a volta às piscinas de grandes talentos do esporte.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário