Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Satiro Sodré

Nadadora durante o Troféu Maria Lenk, sua última competição antes da suspensão

A nadadora Fabíola Molina, do Minas Tênis Clube, foi pega no exame antidoping. A urina da nadadora apontou resultado adverso para a substância Metilhexanamina, um estimulante proibido, durante a Tentativa de Índice para o Mundial, realizado no fim de abril no Rio. Como punição, a nadadora ficará pelo menos dois meses longe das piscinas e, por isso, está fora do Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorre no fim de julho em Xangai, na China. Além disso, ela perdeu o índice que havia conquistado para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

A decisão foi tomada anteontem (segunda) e divulgada ontem (terça) pelo Painel de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Deposrtos Aquáticos (CBDA). Na reunião, em que Fabíola esteve presente, os julgadores decidiram por uma punição branda, já que não houve provas da intenção de ganho de performance. A decisão, no entanto, será encaminhada para a Federação Internacional de Natação (Fina), que pode acatar ou aumentar a suspensão da atleta.

Ao saber da notícia, Fabíola estava em Londres, na Inglaterra, onde realizava o treinamento com a seleção brasileira no Crystal Palace. Pessoas próximas à atleta informaram que ela ficou muito abalada. A nadadora já está de volta ao Brasil, mas preferiu não falar com a imprensa. Ela optou por divulgar uma carta, na qual lamenta a decisão.

"Recebi de amostra grátis, de um site americano onde compro meus suplementos, um sachê que continha cafeína e outras substâncias, o qual  li rapidamente a embalagem. Por ser uma amostra grátis, não fiz uma consulta prévia sobre o produto, como estou acostumada a fazer com todos os produtos que compro. E não me atentei às especificidades das substâncias, porque achava que o produto era inofensivo", argumenta.

Fabíola disse também que espera que o ocorrido sirva de lição para os demais nadadores. "Que essa experiência por mim vivida sirva de exemplo para todos os atletas, os que estão começando ou os já experientes, para que tenham excessivo cuidado quando tomar ou ingerir qualquer suplemento/medicamento".

A nadadora garantiu sua participação nos Jogos Mundiais Militares, em julho. Mesmo ocorrendo após o fim da suspensão, a participação de Fabíola no Mundial se tornou inviável já que a Seleção Brasileira começa a aclimatação em Macau, antes da competição, no início do mês.

17 respostas
  1. valdez coelho
    valdez coelho says:

    Entendo que nossos atletas maiores , deveriam ser melhor orientados, a respeito de qualquer ingestão de suplemento. Normalmente parte por parte do atleta sem o prévio conhecimento de treinador. Atenção pessoal isso pode comprometer uma carreira .!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Teresa
    Teresa says:

    Acho que os atletas deveriam ter que ser mais orientado por seus clubes com relação a medicamentos e ou suplementos ,Os clubes deveriam ter nutricionistas e médicos para acompanhar as medicações esuplementos dos atletas para que um fato desse não acontecesse,se aconteceu com uma atleta experiente isso pode acontecer com os atletas que estão começando agora.Acho que os clubes deveriam ser os responsáveis pelos seus atletas e que anualmente a cbda deveria exigir que todos atletas fizessem exames antidoping.

  3. diego
    diego says:

    doping neles: Os pontos dela foram anulados. Mas é claro que uma atleta desse nivel a 20 anos na selecao, onde foi testada dezenas de vezes, uma idola para varias geracoes, teve um erro isolado. A Fabiola vai continuar a brilhar. A comunidade aquatica conhece a indole dela. Ela é maravilhosa. Nao precisa de nada para fazer oque ela sempre fez!

  4. Alexandre
    Alexandre says:

    Bem, o que foi já foi, ela tomou o suple e pra quem conhece sabe que o 1MR é ainda mais forte que o Jack3d e os tais são para melhora de performance e com toda certeza ninguém toma algo só pra ver se é bom. Todo mundo tem o direito de errar e acho que a Fabíola merece si uma chance.

  5. Dopingneles!
    Dopingneles! says:

    Msg para Diego:
    Td isso aconteceu na competicao de tentativa de indices para o Mundial e Olimpicos que foi realizada uma semana antes do Trofeu Maria Lenk, mas, e depois? No Trofeu ela ainda melhorou ainda mais suas marcas, nadou revezamentos, marcou pontos para seu time, e ae? Depois da utilizacao PODE?

  6. Diego
    Diego says:

    Ficou claro que no dia da coleta a atleta DISSE todos suplementos que havia tomado. Entao nao escondeu nada. Ela ficou sabendo do erro no dia da coleta. Se fosse intencional nem diria nada. Tambem nao prejudicou nenhuma atleta. Pois nao valia medalha a seletiva e tambem ela ja havia o indice, que era o unico objetivo do evento. Entao nao trapaceou nada. O objetivo do controle anti-doping eh que nao haja trapaça e isso nao aocnteceu.

  7. Carol
    Carol says:

    Triste notícia. Ficamos decepcionada, mas vamos dar o voto de confiança para nossa melhor atleta. Acredito que o Diogo não tenha utlizado este mesmo produto na prova em que conseguiu a sua classificação para o Pan, neste mesmo dia.

  8. nadador
    nadador says:

    A punição devia ser bem maior. Já ouvi que atletas do juvenil usam esta substancia, pois além de não haver teste de doping se forem pegos a punição será mínima, ainda mais se for nos brasileiros. Com punição de afastamento de 2 meses nenhum atleta será prejudicado. Uma vergonha.

  9. Robson
    Robson says:

    Reunidos nesta segunda-feira, o Painel de Controle de Doping da CBDA, liderado pelo médico Eduardo de Rose, considerou o histórico da atleta e optou por uma punição branda, já que não houve provas da intenção de ganho de performance.
    Então por qual motivo ela tomou? Ah, vá!
    Coincidencia ou não a sua performance vem melhorando!

  10. Daniel Lobato
    Daniel Lobato says:

    Parte da carta da atleta:

    ” Como estou acostumada a usar um suplemento de cafeína antes de competir, pensei em usar esse sache amostra grátis no lugar do suplemento que eu tomo. (aproveitando que era uma competicão treino)”
    Fabíola Molina

    Isso cola?

    Uma verdade: “A velha máxima do suplemento contamidado “vai colar”, não! JÁ COLOU !”

  11. Maricene Zogbi
    Maricene Zogbi says:

    É só uma fase logo ela estará dando um show nas águas…
    Fabíola sempre será Fabíola
    Sucesso a Nadadora que estará em Londres apostamos nisso…

  12. Marcio Bueno
    Marcio Bueno says:

    A carta dela parece bastante esclarecedora e torna fácil confiar na boa fé dela. Que outros atletas aprendam com o erro da colega mais experiente.

  13. lucimar
    lucimar says:

    Triste com está notícia.Nunca ninguém tem a intenção. Então por que a ingestão? Principalmente uma Atleta tão experiente.Mais uma notícia lamentável para o Esporte Aquático Brasileiro.Como ficará sua posição nas Forças Armadas Brasileiras coach?.

  14. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Putz! Li e fiquei mudo. Triste demais por essa notícia e sem saber como esse tipo de coisa ainda acontece. Acho que seu eu fosse atleta profissional não iria tomar nem refrigerante. Espero que a Fabiola supere isso com a mesma dedicação e força com as quais vem tocando sua carreira e que saiba que isso não irá abalar o carinho e a torcida que o Brasil tem por ela.

  15. E SEGUE O BAILE !
    E SEGUE O BAILE ! says:

    Mais uma vez a mesma droga do não da nada !
    Ja publicado aqui, agora corrigido:
    A velha máxima do suplemento contamidado “vai colar”, não! JÁ COLOU ! O número de casos de POSITIVO com a substância METILHEXANAMIDA explodiu em 2009. Entre outros, foram 9 australianos com nomes mantidos em sigilo ( ????), 2 nigerianos no Commonwealth e 3 portugueses ( 2 irmãos do ciclismo e 1 cross country), com espanhóis e tantos outros. Aqui foi o caso dos nadadores de águas abertas do GNU punidos por quase nada! Devido aos extensos casos d0 “pressuposto da contaminação alimentícia” a Agência Mundial Antidopagem trocou a classificação da droga para este ano, podendo assim penas serem reduzidas a 50% ou seja 1 ano de suspensão dos 2 previstos, neste caso.
    O uso da metilhexaneamina é velho conhecido e devido ao uso crescende a AMA inclui na lista antidopagem em 2010.
    A metil-hexanamida pode ser conhecida por vários outros nomes, entre eles: 1,3-dimetilamilamina, dimetilamilamina, dimetil-pentilamina, DMAA, fortano, floradrene, geranamine e óleo de gerânio.
    A UEFA emitiu alerta sobre a substância à todos os jogadores e clubes de futebol há meses atrás.
    Experts muito bem manipulam outras várias substâncias conjuntamente, usando-a como MASCARADOR DE OUTRAS DROGAS, sob a ótica da contaminação.
    Quantos mais virão ou não ou quantos estarão cada vez mais usando deste expediente??
    A questão que sempre paira é se as amostras POSITIVAS teriam outras substâncias agravantes já que a substância apresentada é uma atenuante.
    Os “contaminados” continuam, tomando até anabolizantes para cavalo! e NADA!
    e enquanto isso… os nadadores limpos continuarão eternamente fechando provas ! ATÉ QUANDO?

  16. nadador
    nadador says:

    E os pontos que ela fez para o MTC também serão retirados?? Isso não vai mudar o resultado, mas deveriam cancelar os pontos dos revezamentos e os individuais.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário