Autor • Plínio Rocha
Fonte • LANCE!

Cesar Cielo atravessa o período mais complicado da carreira. Quem sabe da vida, visto que nunca se soube de algum drama pessoal do nadador, nem viria ao caso se tivesse um, também. Mas ser pego num exame antidoping, por mais que não haja punição e a inocência seja comprovada, mancha um currículo imaculado até então, sem ressalvas, sem poréns, preenchido com medalhas, recordes e títulos que a natação brasileira nunca tinha visto.



A reboque, Cielo ainda carrega nas costas o pesado peso da natação brasileira, no geral. Se ele é o ícone maior das conquistas, natural que seja algo proporcional no momento de uma porrada. Não é injustiça dizer isso, é o ônus de ser heroi, de ser quem é, de gerar nas pessoas a expectativa que sempre gerou quando subiu num bloco e alinhou com os melhores do mundo. E venceu, na grande maioria das vezes, como se acostumou a ver.



Mais pessoal, ele carrega a culpa de ter levado consigo mais três pessoas, os três que testaram positivo com ele. Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked não são mais ou menos culpados do que o campeão olímpico, mas estão no mesmo barco. Uns têm mais ou menos a perder, mas estão ali. Cielo, perfeccionista ao extremo, preferia estar nessa jangada sozinho. Mas não está.



São todos aspectos psicológicos que abatem, sim, qualquer atleta. Qualquer campeão. Mas, principalmente, qualquer ser humano. Cielo tem um preparo mental impressionante, uma capacidade de concentração acima da média, uma autoconfiança elevadíssima, uma pitada de "desrespeito" pelos adversários necessária para saber que pode bater qualquer um. Mas, no fundo, é um ser humano, uma pessoa que sente e sofre com as quedas, que deita a cabeça no travesseiro pensando nos problemas, que sabe potencializar o que é, de fato, bom e ruim para a carreira.



O julgamento no CAS não vai ser apenas mais um dia para ele, por mais que tenha a certeza de que não fez nada de errado, por mais que esteja bem assessorado, por mais, até, que já tenha assimilado uma possível punição, uma derrota que não está acostumado a enfrentar nas piscinas. O julgamento vai ser uma parte importante na preparação de Cielo para tudo, para as competições, mas, principalmente, para a vida.



Cesar sabe que vacilou, de uma maneira ou outra. Mas essa foi a primeira fase de reflexão depois que a situação apareceu e foi exposta. Depois disso, teve tempo para maturar o turbilhão de informações, acusações e absolvições que viu e ouvir por aí. Agora, entra na fase crítica de aceitar a decisão que for imposta, seja ela uma suspensão, seja ela os comentários que todos vão fazer caso saia ileso desse episódio. E é justamente isso que mais machuca. É justamente isso que, às vezes, deixa as cicatrizes mais profundas. É para isso que ele tem de estar preparado. A casca tem de estar grossa.



Plínio Rocha é editor do LANCE!

54 respostas
  1. Bruno
    Bruno says:

    Caro Alexandre,
    não estou falando sobre inveja. Sou muito bem resolvido como ex-nadador, ex-árbitro e atual espectador. Aliás, você me acusar de invejoso me dá outras liberdades que minha educação e respeito pelo Blog me impedem de expor. Respeite e seja respeitado.
    O caso é obscuridade das provas/contra-provas/acusações/defesas. Leia o documento que postei e me destaque onde está a prova da contamição. É tudo baseado na suposição. Não existe nenhum documento, nenhuma análise, nenhum parecer técnico, etc.

  2. Sidney
    Sidney says:

    Bruno, esquenta não. E não deixe de escrever e comentar.
    Este pessoal que está te questionando usam vários nomes (provavelmente seja um só).
    No site Swim, inicialmente “eles” foram banidos, justamente po isso, são donos da verdade e poluem todos os comentários.
    Depois, como o Julian já não tinha mais saco, fechou a seção de comentários.

  3. Robson
    Robson says:

    Para Madsen,
    Quando se é pego em exame antidoping toda credibilidade dos resultados fica comprometida!
    Até que se esclareça realmente o caso para mim ele não é o melhor!

  4. Bruno
    Bruno says:

    Alexandre e Cris,
    não sou principiante e desinformado. Sou nadador desde 1989. Fui nadador federado na atual FAP (antiga FPN), de 1993 a 2002, árbitro da FAP (2 região) de 1996 a 2005, nadador máster desde 2001, tenho centenas de medalhas regionais e estaduais e acompanho a natação brasileira e mundial. Como árbitro, estive em inúmeros campeonatos regionais, paulistas e brasileiros e conheço alguns podres muito interessantes que nem vocês, os “entendidos”, conhecem. Mais precisamente sobre o C. Cielo, conheço-o desde os tempos de petiz e vi sua evoluçao do ECBarbarence até o ECPinheiros. Durante as competições pude ver como esse atleta é competitivo, tem raça e merece ser campeão. Ele foi bem preparado e o resultado está aí.
    Agora, ficar com essa historinha sentimental, cheio de paixões, fazendo comentários exaltados só ajuda a desqualificar suas posições. Em nenhum momento eu desmereci os resultados do seu ídolo e nem debochei dos seus comentários. Defendi e continuo defendendo meu ponto de vista e acredito que o caso ainda está mal explicado assim como vocês acreditam que está tudo certo; simplesmente opniões opostas. Não deixei que meus sentimentos, à favor ou contra, me tornassem cego aos fatos.
    Talvez, pelo teor das réplicas e tréplicas, meu ponto de vista não tenha sido tão claro ou vocês simplesmente não são capazes de interpretar meu texto. Não ficarei mais “dando murro em ponta de faca”. Se deixo uma impressão de que torço contra me desculpe, não é minha intenção Aguardarei mais capítulos dessa novela torcendo para que o caso se esclareça ao menos para mim.

  5. Cris
    Cris says:

    Ah, Bruno!
    Vc está acima do bem e do mal, é mais realista do q o rei. Deve ter alguma fórmula mágica para a solução de casos assim…
    Acredito nas evidências, na clareza com q os fatos foram expostos , e ñ me atenho a hipóteses, nem posso suspeitar do q foi comprovado.

  6. Robson
    Robson says:

    Bruno,
    Este Robson que começou a postar a partir do dia 25/08 às 10:21, não é o mesmo que apoiou o seu comentário a alguns dias atrás, o ultimo comentário feito por mim foi ao alexandre madsen questionando dados para que ele diga por que Cielo é o melhor de todos os tempos! Este que postou frases e outras coisas está pegando carona no nome!

  7. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Róbson poeta, segura aí : único ouro olímpico da história da natação brasileira, único a ganhar mais de 2 ouros em mundiais de longa ( ele tem 4, conquistados em Roma e Shanghai ); recordista de medalhas em mundiais, contando piscina curta e longa ( Ele tem 9, sendo 6 de ouro ); Único brasileiro recordista mundial de 2 provas; único brasileiro a terminar o ano como líder do ranking de 2 provas ( 2009 ); único brasileiro campeão mundial de 2 provas num mesmo ano, sendo recordista mundial em 1 delas ( Roma 2009 ); ùnico brasileiro BICAMPEÃO MUNDIAL ; ÚNICO BRASILEIRO CAMPEÃO MUNDIAL e CAMPEÃO OLÍMPICO E RECORDISTA MUNDIAL DE UMA MESMA PROVA ( 50 livre ). Tá bom pra você????

  8. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Corrigindo : Pedro Junqueira. Pedro Figueiredo é ex-nadador do Flamengo e comentarista do Sportv.

  9. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Robson,

    Nota-se que você e o Bruno são calouros por aqui. Alex Pussieldi, Pedro Figueiredo e Plínio Rocha já relataram aqui mesmo na Best Swimming e no Blog do Coach todos os feitos históricos e inéditos do Cesão, desde o NCAA 2006, defendendo Auburn, passando pelo Pan do Rio 2007, Pequim 2008, Roma 2009, Dubai 2010 até chegar a Xangai 2011. Não tenho que justificar o status do Cielo, de melhor nadador brasileiro de todos os tempos, para principiante desinformado…

  10. Robson (Robgol)
    Robson (Robgol) says:

    “CAS,CAS,CAS,CAS,CAS,CAS… CAScaligundum, CAScaligundum… nao posso ficar mais nem um minuto sem voce”
    (Adoniran Barbosa)

    Acho dificil enrolar o CAS meu caro Bruno.

  11. Bruno
    Bruno says:

    Cris, não quero e nem pretendo formar dupla com o Robson. Não o conheço e nem aprovo algumas frases. Aliás essa sua atitude só confirma o que venho mostrando: quem não segue os mandamentos é debochado pelos “entendidos”.
    E você, entendida e esclarecida, aceita que a CAS/TAS, “a MAIOR AUTORIDADE EM JUSTIÇA ESPORTIVA DO MUNDO!!!!” (hahaha), é incorruptível? Se considerarmos isso, a TSJ também seria…
    Não aceite tudo que mostram e falam como a mais pura verdade.

  12. Cris
    Cris says:

    Ao Thorpe, ñ restou outra alternativa, a ñ ser sair de cena de fininho, o qto antes, caso contrário, amargaria uma suspensão, sabe-se lá de qto tempo. Ñ tinha como se defender, nem como provar nada, pq certamente ñ seria inocente!!!.
    Diferentemente do Cesão, q encarou o problema de frente, alegava inocência e provou td q alegou com documentação, até a última instância, o CAS/TAS, considerado a MAIOR AUTORIDADE EM JUSTIÇA ESPORTIVA DO MUNDO!!!!!

  13. Robson
    Robson says:

    “Se for sonho não me acorde; Eu preciso flutuar, pois só quem sonha consegue alcançar”
    (L. Santana)

    Eh nois Brunao! Concordo com vc…nem toda duvida gera uma hipoteses concreta que se duvide.

  14. Ana
    Ana says:

    lançamento da dupla sertaneja Bruno e Robson… ou seria dupla de poetas?
    Ser o melhor de todos os tempos, eis a questão!
    A fama inevitavelmente vem acompanhada da inveja e da mediocridade! ops, olha eu querendo concorrer com os falsos poetas hehehehehe, dá um tempo meu, para de copiar frases famosas e vai nadar prá ver se pelo menos chega numa final de brasileiro.

  15. Robson
    Robson says:

    ” Ser ou não ser, essa é a questão: será mais nobre suportar na mente as flechadas da trágica fortuna, ou tomar armas contra um mar de obstáculos e, enfrentando-os, vencer?”
    (Shakespeare)

  16. Robson
    Robson says:

    ” Ser ou não ser, essa é a questão: será mais nobre suportar na mente as flechadas da trágica fortuna, ou tomar armas contra um mar de obstáculos e, enfrentando-os, vencer?”
    (Shakespeare)

  17. Bruno
    Bruno says:

    Para a conversa voltar ao caso Cielo, acredito que meus argumentos são muito válidos, afinal até agora ninguém rebateu.
    E felizmente pude constatar que não estou gritando sozinho. Pelo menos um apoio declarado.
    Voltando ao doping, relembrem do caso Thorpe. Ele foi pego em 2007(?), alegou inocência e foi declaradamente contra os procedimentos adotados pela ASADA e cia. Alegando outros problemas (reais, como a mão quebrada, bronquite, etc) ele se aposentou. Acredito que foi uma saída mais inteligente, ficando fora do foco e deixando a poeira baixar. Mesmo o caso não sendo oficialmente esclarecido ele saiu de cena. Continuou sendo um mito sem que as pessoas fiquem relembrando do caso dele. Duvido que o Cielo se livre dessa mancha.

  18. Ana 2
    Ana 2 says:

    Alexandre, melhor deixar esse Robson de lado, “fala muito” mas não diz nada!
    Cesão é o melhor nadador do Brasil de todos os tempos, superando outros incríveis nadadores que o país já teve no cenário mundial, é o nosso Ayrton Senna das piscinas!
    Quanto ao caso Cielo, tá tudo mais que explicado, só que para alguns mortais há informações que não chegam prá eles… que pena, questão de regulamento, não adianta chorar, vai treinar!
    Cesão é Mennnnnngôoooooooooooooo!!!

  19. Robson
    Robson says:

    Alexandre Madsen,
    Já que o assunto é Natação, me mostre com fatos e dados porque o Cielo é o melhor de todos os tempos! Inclua aí, numero de medalhas, recordes batidos, métodos de treinamento, roupas tecnologicas, condições de treinamento no exterior, apoio financeiro e estrutural, evolução estrutural das piscinas ( blocos, raias), nutrição (suplementos) etc…
    Um abraço,

    O Cielo é bom! Mas ainda não é o melhor nadador do Brasil DE TODOS OS TEMPOS!

    Quanto ao caso Cielo, muitas coisas não estão devidamente explicadas, o que gera dúvidas, e quando há duvidas, formulam-se novas hipoteses!

  20. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Robson,

    Será necessário fazer um exame antidoping em você, cada vez que vc for postar algum comentário sobre NATAÇÃO…Ô Coach!!! Isto aqui é divã???

  21. Robson
    Robson says:

    “O que convence é a convicção. Acredite no argumento que você está lançando. Se você não acreditar, você está perdido. A outra pessoa sentirá que está faltando alguma coisa, e nenhum encadeamento racional, não importando quão lógico, elegante, ou brilhante seja, irá ganhar o caso para você.”

  22. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Paulo Coelho, Henry Louis Mencken??? Falem sobre natação…Quem não tem conhecimento técnico, fica divagando sobre a psicanálise. Freud explica…Não viajem na maionese!!!!

  23. Ana
    Ana says:

    A língua é uma arma com munição infinita até que seja disparada contra o próprio dono, pois o peixe morre pela boca e o homem pela língua.

  24. Robson
    Robson says:

    “São as dúvidas que nos fazem crescer, porque nos obrigam a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta.”
    (Paulo Coelho)

    Bruno, tô contigo na sua linha de pensamento!

  25. Robson
    Robson says:

    “Pode ser um pecado pensar mal dos outros. Mas raramente será um engano.”
    (Henry Louis Mencken)

    Bruno, tô contigo na sua linha de pensamento!

  26. Bruno
    Bruno says:

    Ana, eu não entendo que estou gritando no vazio. Aqui é um blog específico da área e acredito que muita gente importante é leitor.
    E Alexandre, citar Rômulo Arantes, Patrícia Amorim e Rogério Romero??? Isso sim é apelação! Considero que esses são grandes nomes do Brasil mas não chegam ao nível dos outros. E você mesmo disse “Porém, em termos de resultados olímpicos e mundiais…”, ou seja, considerando esses 2 importantíssimos eventos o C. Cielo é o melhor que M. Lenk. Mas, também como você disse, “maior nome da natação brasileira de todos os tempos” eu considero Maria Lenk. A história é outra, os tempos são outros, o profissionalismo está presente e isso muda tudo. Ela é um marco assim como Cielo. E que bom que cada um tem sua opnião senão a vida seria sem graça.

  27. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Sem esquecer nunca do pioneiro em provas de velocidade e treinador de Gustavo Borges e Cesar Cielo : Manoel dos Santos.

  28. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Bruno, não apela!!! Maria Lenk, Djan Madruga, Rômulo Arantes, Ricardo Prado, Patrícia Amorim, Rogério Romero, Gustavo Borges e Fernando Scherer são monstros sagrados da natação brasileira. Porém, em termos de resultados olímpicos e mundiais, não há dúvida : Cielo é o melhor de todos os tempos!!!

  29. Ana
    Ana says:

    simplesmente as regras da wada, fina, etc são de manter obrigatoriamente o sigilo sobre as informações, não se trata de esconder mas de cumprir o regulamento prá não ser punido de outra forma. Se isso é certo ou errado não vou questionar, se incomoda tanto os curiosos, mexam-se prá mudar o regulamento ao invés de ficarem gritando no vazio.

  30. Bruno
    Bruno says:

    Alexandre,
    “Sr. da Ética Mundial”… longe disso. E continuo batendo na tecla de quem não segue os mandamentos é debochado pelos “entendidos”(você, Votch, Ô e Envergonhado). Se a defesa foi concreta e clara não há motivos para esconder. No final das contas são inúmeros fatores envolvidos e muitos rabos-presos e quem tem poder de mudar alguma prefere ficar limpo. Caso alguém questione a atuação da CBDA, como o Cielo já fez após o ouro em Pequim, é logo chamado de canto, ocorre uma conversa em particular e as coisas obscuramente voltam ao normal. E até agora ninguém bateu de frente com isso. Tomem como exemplo o caso do COB, Nuzman e Alberto Murray Neto. Todas as declarações de Murray, apesar das provas claras, são ignoradas pelas autoridades. Rabos-presos, dinheiro e fama envolvidos.
    Se possível, passe a questionar não apenas as idéias dos outros mas as suas também. Alguns dogmas e convicções demoram para ser aceitos e podem machucar mesmo. Acredito no grande talento do Cielo mas não acredito na sua inocência. Maurren Maggi, do atletismo, foi suspensa alegando inocência, pagou a pena e voltou para ser campeã em Pequim-2008. Na época do escândalo também tiveram as pessoas (leigas ou não) defendendo-a e acusando-a. Independentemente disso o caso foi passado a limpo e até no Wikipedia você pode encontrar o caso de doping dela. No caso do Cielo isso parece que será apagado a qualquer custo. Até mesmo aqui, num blog especializado, o movimento “deixe como está” vence. Voltando ao meu primeiro comentário, se está tudo certo de acordo com entidades, especialistas e palpiteiros, qual é o motivo de esconder os dados das análises? Onde está o erro da farmácia? Porque foi tudo resolvido na surdina?
    E ainda, por que a CBDA está tirando o corpo fora? Por que o De Rose está desconfiando da análise do laboratório no caso do volei de praia e do Cesão não?
    A propósito:
    – devemos questionar Corte Suprema do Esporte, Papa, Presidente e qualquer outra autoridade sim. Se você aceita qualquer decisão de um líder (pessoa ou entidade) azar.
    – De Rose é sim um especialista em doping mas longe de ser “o maior do mundo”.
    – o Best Swimming é o melhor site de natação do Brasil e um dos melhores do mundo (mas aí pode entrar uma avalição mais pessoal cheia de emoções, afinidades, etc… ou seja, isso é pessoal).
    – o maior nome da natação brasileira ainda é Maria Lenk, não só pelos resultados mas também pela história.

  31. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    O cidadão questiona a decisão da Corte Suprema do Esporte, a idoneidade de Eduardo de Rose, maior especialista em doping no mundo, a credibilidade da Best Swimming, maior site de natação do planeta, e a integridade do maior nome da natação brasileira de todos os tempos. Bruno, vc não quer questionar o Papa tbm não???…Fala Sério!!! Vc deve se achar o Sr. da Ética Mundial…

  32. Bruno
    Bruno says:

    Repetindo:
    “Fico triste por isso, pois assim como no caso “dos políticos corruptos” tenho a impressão de qualquer pessoa que questione a cartilha e os mandamentos da elite da natação seja debochado ou desmerecido.”

  33. votch
    votch says:

    tudo muito obscuro, já que virou polêmico o caso, será que não está ai uma nova droga capaz de mascarar as provas das provas, como é o caso de mexer na acidez da urina quando se ingere esta substancia mascaradora, derrubando assim a prova da defesa. E a briga de gato e rato (entre wada e dopping) o gato não terá mais um rato para caçar……

  34. Ô
    Ô says:

    O caso, justamente por ser considerado grave, já foi submetido a 3 órgãos competentes para julgamento: a CBDA, FINA e CAS/TAS.
    Esse último, o TRIBUNAL DA CORTE SUPREMA DO ESPORTE, ñ por acaso, a maior autoridade em justiça esportiva do mundo.

    O caso, portanto, foi levado à última instância. Ñ cabe mais nenhum outro recurso.
    Esgotaram-se tds as possibilidades de julgamento.

    Ainda assim, refere-se a este caso como “mal explicado e resolvido de forma obscura”.

    Custo a acreditar, mas está colocando sob suspeição a seriedade e competência, volto a repetir, da maior autoridade em justiça esportiva do mundo.
    Quer contestar a decisão do CAS/TAS, insinuando q Ele ñ tenha tido clareza, compreensão, competência e, acima de td, lisura, na conclusão desse caso.

    O q fica faltando?

    Ah,… já sei!!!

    Ficou faltando o seu julgamento!

    Esse, sim, mto mais importante!!!

  35. Bruno
    Bruno says:

    Ao “Envergonhado” e “Ô”,
    O real problema é que o caso é grave. Um atleta campeão olímpico, tido como exemplo, envolvido num caso mal explicado e resolvido de forma obscura. Como esse é um blog de natação acho pertinente, como o “Envergonhado” disse, correr atrás dos fatos, tomar partido e questionar decisões. Se eu estive discutindo política iria à outro blog. Contudo, vejo que os “interessados” e “mestres” no assunto natação acataram as explicações e acreditaram na inocência do atleta e no julgamento dos juízes. Fico triste por isso, pois assim como no caso “dos políticos corruptos” tenho a impressão de qualquer pessoa que questione a cartilha e os mandamentos da elite da natação seja debochado ou desmerecido. Pelo jeito terei que “mudar o disco” ou cair fora. Por hora, prefiro cair fora e desacreditar a CBDA, DeRose, Cielo e quiçá esse blog.

  36. Envergonhado
    Envergonhado says:

    Nossa, fico imaginando se os brasileiros resolvessem perseguir os vários políticos corruptos com tanto afinco como vejo nesse caso. Pessoal acompanha o caso, corre atrás dos fatos, toma partido e questiona as decisões.

  37. Bruno
    Bruno says:

    E novela continua: agora a farmácia (com razão) quer os documentos e a CBDA vai ter que fazer aparecer um que aponte o erro dela. E agora, se não tem culpa realmente, está na hora de colocar os pontos nos “is”. Cade as provas que inocentaram o Cesão? Por que a CBDA está tirando o corpo fora? Por que tem que ser tudo as escondidas e portas fechadas? Por que o De Rose está desconfiando da análise do laboratório no caso do volei de praia e do Cesão não? Será mais um capítulo sujo dessa história ridícula da CBDA, Coaracy e cia!

  38. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Faço minhas as palavras do Dr. Eduardo de Rose, autoridade máxima de Doping no MUNDO!!! Desumana e desnecessária a exposição que a FINA submeteu o Cesão!!! Mas não há de ser nada. A resposta será dada na água!!! Boa Sorte Cesão!!! A Nação Rubro-Negra está contigo!!! Abraços e SRN

  39. Bollenbach
    Bollenbach says:

    DDias,
    o Bousquet já está na eminencia de ter outra crise daquela “patologia específica”, se o Cesão nadar o mundial.
    Brincadeiras a parte, torcendo pro Cesão!!!

  40. Paula
    Paula says:

    Nunca ouvi falar q o Cielo não iria nadar no Maria Lenk. Pelo contrário. E ele poderia ser testado a qq momento, independentemente de estar em competição ou em casa, uma vez q faz parte de um programa de controle antidoping. Essa história, Gastão, tá furada… Lenda! Pra não dizer maldade…

  41. Fã da natação
    Fã da natação says:

    To torcendo pelo Cielo.
    Mas o que me pergunto: será realmente que ele carrega nas costas a culpa de ter levado mais tres pessoas ao doping ou carrega o arrependimento por ter se deixado influenciar por algum dos tres? DUVIDA

  42. DDias
    DDias says:

    Gastao,
    se realmente fosse o caso de doping como anunciado, nunca os 4 casos pegos seriam uniformes e tão baixos.É só comparar com os “INOCENTES” que o CAS tá acostumado a condenar.É gente com até 10x a quantidade necessária para fazer efeito… e a urina deles não estava nem diluída… sem chance.

    Bollenbach,
    rachei o bico aqui de rir…haha

  43. Gastao
    Gastao says:

    Voces como eu estamos tristes e apreensivos.Uma fonte ,que se diz bem informada ,me afirmou que Cielo nao iria nadar no Maria Lenk porque ja tinha indice.Porem houve uma reviravolta e ele foi obrigado a nadar.Arriscou a tomar o diuretico para eliminar mais rapido o que era errado.Alguem consegue compreender isto ou é mais uma “lenda” neste triste acontecimento?

  44. ars
    ars says:

    Considerando as informações até agora divulgadas, alguns questionamentos mereceriam profundas reflexões, o que talvez pudesse contribuir para um melhor entendimento do que realmente aconteceu.
    -Alguém já viu algum caso semelhante a este, onde os esportistas se doparam em grupo? Não, porque via de regra, o doping é ato solitário, quando muito com conivência de um treinador, pois quem faz algo de errado dificilmente gostaria de ter testemunhas!! Diferentemente do que ocorre no ciclismo, onde o desempenho coletivo importa, e por isso o doping de um time é mais comum!!
    -O Cielo, assim como vários outros nadadores de ponta, sabem que eles sempre serão o centro das atenções no quesito doping! Iria ele arriscar toda uma carreira de sucesso para ingerir uma substância que comprovadamente não aumenta rendimento físico, sabendo que esta substância também aparece em qualquer exame antidoping, feito a qualquer hora?
    – se realmente existem cápsulas apresentadas pelo nadador como prova de contaminação, que apresentem a furosemida na formulação, demonstrando um produto feito de forma inadequada, então por que não acreditar na hipótese de ingestão não intencional?
    – se a furosemida serve para mascarar o uso de outras substâncias, como muito tem se dito, quais as alterações das características físicas mais comuns que deveríamos ter observado no Cielo, como massa muscular incompatível, crescimento de extremidades?
    -Iria a CBDA ser leviana ao ponto de ignorar recentes julgados da CAS para casos semelhantes, se não tivesse algo no processo que justificasse a não aplicação de pena mais rigorosa, sabendo ainda que de sua decisão caberia recurso?
    -Iria o Dr Derose também colocar sua reputação internacional no assunto antidoping em jogo, para ser acusado de protecionismo e patriotismo, se não tivesse acesso a informações que lhe desse segurança na aplicação da pena imposta?
    com vocês…

  45. DDias
    DDias says:

    Se as quantidades são realmenti ínfimas como aquele médico da WADA falou, não sei porque não acreditar em contaminação acidental.É bom lembrar que todos os que são pegos substancias proibidas são pegos com as mesmas em quantidade absurdamente alta.
    Fabão, dizem que há uma planilha que consta que a Furosemida foi manipulada 20 min antes do suplemento do CIelo(se é verdade ou não, não sei).
    E vc fala: “justo a Furosemida…”
    Podia ser bem pior!A lista de substâncias proibidas é absurdamente grande.Imagine se fosse um esteróide!Seria bem pior…

  46. Fabão
    Fabão says:

    É inocência acreditar em contaminação acidental de furosemida.Entre tantos medicamentos que são manipulados em uma farmácia,justamente furosemida é que foi contaminar os “suplementos” que Cielo tomou? Sou fã de Cielo mas acho que será difícil assimilar esta justificativa.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário