Isaac Cooper, apenas 18 anos de idade, recordista nacional e finalista do Mundial de Budapeste nos 50 metros costas, foi desligado esta semana da Seleção Australiana por ter utilizado uma medicação sem autorização. Mandado de volta para casa, deixando o training camp que a equipe faz na França, Cooper fez uma publicação no Instagram pedindo desculpas e indicando que o que ele tomou, mesmo reconhecendo o erro, não se trata de uma substância proibida da lista da WADA.

Veja aqui o texto completo traduzido do seu Instagram:

Os últimos dias foram difíceis. Eu tive que passar por muita auto-reflexão e exame. A decisão de me mandar para casa foi baseada no meu comportamento e saúde mental e foi tomada no meu melhor interesse e do time que compete nos Jogos do Commonwealth.

Meu uso indevido de medicação não foi substância proibida. Em última análise, foi meu bem-estar e saúde mental que me levaram a voltar para casa.

Foi difícil aceitar em mim mesmo que eu precisava cuidar da minha saúde mental, mas acredito que é uma questão sempre presente em todas as comunidades, incluindo a de um atleta profissional. Sou grato à Swimming Australia por ajudar a identificar um problema e oferecer seu apoio e recursos para me ajudar.

Mais do que tudo, eu gostaria de estar lá, correndo com meu time e torcendo por eles. A equipe significa muito para mim e fiz amigos para a vida toda, mas a decisão não foi tomada pelo interesse das próximas semanas, mas pelo interesse pelo futuro da minha carreira de natação.

Também cheguei ao ponto da minha carreira em que terei que me afastar do Rackley Swim Club. Eles fizeram coisas maravilhosas para me apoiar e me trouxeram ao nível em que estou hoje. Serei eternamente grato aos meus treinadores e à equipe de apoio, mas mais do que tudo aos meus companheiros de equipe. Você é minha família longe de casa e parte meu coração que eu não vou mais vê-lo todos os dias.

Nas próximas semanas estarei refletindo e redefinindo para o futuro. Usarei este tempo de reflexão para examinar também as questões atuais. Há sempre dois lados de uma história e continuarei a trabalhar de forma positiva e confidencial com a natação na Austrália

Gostaria de agradecer a muitas pessoas que estenderam a mão para mim e minha família e ofereceram ajuda e assistência. Significa mais para mim do que você jamais saberá.

Meu pai sempre me disse que os Coopers estão ou levantam ou levantam, mas nunca descem. Estou certamente muito baixo, mas este é o primeiro passo para cima. Eu te vejo lá.