Em duas semanas, as vésperas do Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Melbourne, na Austrália, importantes reuniões dos Comitês Executivos e Bureau da FINA devem discutir importantes temas dos esportes aquáticos. Entre eles, o nado artístico e a entrada dos homens nas provas de equipes.

Em outubro, a nova regra determinou a aprovação da entrada de dois homens por país na prova por equipes. A questão é que a regra veio depois da definição dos critérios para os Jogos Olímpicos de Paris e suas respectivas cotas.

FINA e COI estão discutindo se a entrada de dois homens por equipe já seria adotada a partir de Paris 2024 ou somente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1928. Isso será um dos principais temas da discussão das próximas semanas.

O nado artístico faz parte do programa olímpico desde 1984 e distribui duas medalhas, uma para a prova por duplas e outra para a prova por equipes. Até agora, é o único esporte exclusivo de mulheres. Os homens entraram para a prova do dueto misto nos Campeonatos Mundiais desde Kazan, em 2015.