Está em discussão na mídia australiana (link) a decisão do Comitê Olímpico da Austrália que determinou que ao final da participação competitiva dos atletas e/ou equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 os atletas irão ser enviados “de volta para casa”. A decisão muda a tradição mantida pelos australianos que mantinha grande parte da sua delegação hospedada na Vila dos Atletas até a participação no desfile de encerramento da Olimpíada.

De acordo com a decisão do AOC (Comitê Olímpico Australiano), a mudança se deve aos recentes acontecimentos onde atletas tem tido problemas com segurança, festas e bebida ao final de suas competições em Jogos Olímpicos. Tal situação não aconteceu na Olimpíada de Tóquio, onde por conta das questões sanitárias, todos foram enviadas de volta para casa logo após as disputas.

A normativa do Comitê Australiano ainda vai permitir que os atletas permaneçam na Europa, por sua conta, e possam ainda participar da cerimônia de encerramento da Olimpíada, mas sem qualquer custo ou responsabilidade durante este período. Ficou determinado que os atletas terão até 48 horas para deixar a Vila logo após o fim de suas participações competitivas.