Autor • Alex Pussieldi
Fonte • Best Swimming

 

Não precisa citar os nomes dos quatro que testaram positivo este ano, ou dos sete que testaram positivo no ano passado. Não precisa falar o nome da substância, das razões médicas ou contaminações. Não precisa dizer que foi acidente ou de propósito, a verdade é de que estamos vivendo uma crise na natação brasileira. E das grandes.

Lembro que em 2005, sim no Troféu Brasil de 2005, lá na piscina do Minas, ainda nem era Troféu Maria Lenk, escrevi que o Brasil era o Campeão Mundial do Doping. Recebi críticas de dentro da CBDA dizendo que era um absurdo fazer tal comentário. Na época, até mesmo a então responsável pelo doping da entidade, Dra. Renata Castro discordava dos números e da nossa conclusão.

O tempo passou e a coisa ficou pior, muito pior. Existem apenas 13 mil nadadores federados no Brasil, digo apenas pois nos Esdos Unidos são mais de 200 mil.  Além disso temos muito menos atletas sendo testados do que eles. O número de casos que temos é exorbitante e fora do comum.

De 2005 para cá, pouco, muito pouco ou quase nada foi feito. Cito aquele ano pois já liderávamos o mundo nos casos positivos e a coisa tornou-se simplesmente fora de controle.

Por viver no exterior, e ter a oportunidade de trabalhar com atletas do mundo inteiro, uma coisa posso dizer a respeito do nadador brasileiro: somos os mais suplementados do mundo!

Certo ou não, de maneira correta ou não, não conheço outra nacionalidade que valoriza tanto a suplementação alimentar como o nadador brasileiro. Não tenho muito acesso aos outros esportes, mas entre nadadores a diferença é muito grande.

Recebo nadadores e grupos vindos do Brasil durante o ano todo na Flórida. A visita a uma loja de suplementos é parada obrigatória. É realmente incomum, pois outras nacionalidades isso não é tão "caótico" e determinante.

De todos os níveis, de todas as idades, suplementar no Brasil parece que virou mais importante do que treinar.

Há cerca de dois anos, uma mãe de nadador de Recife (11 anos de idade) fez uma visita a nossa piscina perguntando sobre as condições e o programa da nossa Clínica de Natação. Entusiasmada com tudo o que viu me fez uma pergunta: "Vocês tem nutricionista?".

Com a resposta negativa e a explicação de que todas as refeições eram planejadas e programadas mas que não havia a necessidade da inclusão de um profissional específico para isso. O nadador não veio para a clínica, aliás, deixou de nadar no ano seguinte.

Não estou aqui criticando a classe de nutricionista, jamais, por sinal, não existe melhor lugar e mais saudável para se comer do que no meu país, o meu amado Brasil.

Entretanto, é fato de que a suplementação virou neurose. Lembro que tinha um nadador em São Luís no Maranhão e ao visitar sua residência comunicou ao pai que estava cansado e queria ir dormir direto, estava sem fome e nem queria jantar. O pai respondeu: "Sem problema, apenas tome a sua vitamina".

A suplementação, que deveria ser suplementar, algo adicional, passou a ser a refeição do meu atleta e talvez de grande parte dos nadadores do país.

Outro problema é o que suplementar e como suplementar. Mesmo sabendo dos riscos de contaminação, atletas de alto nível continuam a usar farmácias de manipulação colocando em riscos suas carreiras.

Em 2008, na sua fase de preparação para Beijing, recebi Kaio Márcio em uma das residências que mantínhamos no Pine Crest Swim Club. Logo no primeiro dia, um dos  atletas brasileiros que morava na residência conversava com a mãe pelo Skype contando a novidade de que teria a oportunidade de viver e treinar com Kaio Márcio. A mãe, muito contente, do outro lado da linha mandou logo esta: "Pergunta para ele o que ele toma". Este nadador nunca perguntou o que Kaio treinava, como fazia suas séries, seu nado, apenas o que tomava. Não precisa dizer que Kaio continua nadando e está no nosso time olímpico enquanto este nadador já se aposentou faz tempo.

A suplementação pode ser importante, pode ser até necessária, mas no Brasil virou neurose e o caminho dos fracos. Esta na hora de pararmos com isso tudo e meter a cara na água.

Pelo esporte limpo já! 

29 respostas
  1. Pedro L
    Pedro L says:

    Lamento ter chegado tarde nessa matéria. Será que uma explicaçao bem detalhada aos atletas de natação, la na base, não resolveria muita coisa relacionada a suplementação? Verdade é que ninguem explica nada a gurizada. Não existe um nutricionista ou técnico que explique e esclareça a gurizada. Quando alguem começa anadar melhor, o que ocorre é o comentário:”Ouvi dizer que ele ta tomando um suplemento, não sei se é massa ou algo assim!!” Cria-se um número de jovens com a cabeça voltada a uma busca que pode ser perigosa na resposta. Sou da opinião que as equipes e seus clubes, deveriam propiciar essa orientação.

  2. Fabiano
    Fabiano says:

    Excelente, muito bom, comentários críticos e sensatos. Esporte é fruto de trabalho e dedicação, não de suplementação ou afins.

  3. Edilson Silva Jr
    Edilson Silva Jr says:

    Concordo 120% com vc, na verdade, suplementação virou neurose nacional, no meu ver, grande parte desta culpa, está em alguns médicos que para parecer competentes, e tirar mais dinheiro de seus pacientes, prometem 1000 maravilhas, que por sua vez, desconhecem muitas vezes o que estão tomando, ou quando sabem, ignoram seus riscos. Basta vc ir as academias no Brasil para ver como as mulheres estão todas 'bombadas. Assim acontecem com os atletas que caem na mão desses médicos e tomam os suplementos indicados. Os verdadeiros e competentes médicos, fazem exames e se tiver alguma deficiencia, ai sim, recomendam a suplementação da substancia ou vitaminas.
    E vamos deixar de ser ingenos, atleta flagrados no ante doping tomando pirulas de cafeina??? fala sério!!! se precisa de cafeina para dar resultado já está querendo tirar proveito! toma uma xícara de café preto que tem o mesmo efeito!! Conheço muitos atletas e amigos que se enchem de suplento e quando digo que estão tomando bomba, acham graça e dizem que não, pois não sabem que na grande maioria estes suplementos tem sim bomba misturadas!!

  4. nadador
    nadador says:

    Coach
    Temos um boato correndo entre os atletas da categoria juvenil que se falam diariamente via Facebook, BBM e MSN que 2 ou 3 atletas foram pegos no exame anti doping no Brasileiro em Recife. Você tá sabendo de alguma coisa?? Espero que seja apenas um boato mesmo, pois 12 atletas foram testados.Até

  5. Lucena Dias
    Lucena Dias says:

    A mais pura verdade tudo que foi escrito! A suplementação hoje na cabeça dos jovens não só atletas de natação como em pessoas que apenas malham, virou obcessão, algo indispensável, porém utilizado de maneira inadequada! Sou atleta de natação, estou cursando Licenciatura em Educação Física e sim acho que o melhor é contar azulejo, sentir o cansaço de treinos diários, levar esporro, entender que temos que melhorar a técnica de nado, melhorar a cada dia no treinamento para estarmos preparados para cada competição, a suplementação em alguns casos é importantíssimo mas não deve ser o primordial!

  6. Sidney
    Sidney says:

    Treinamento, alimentação e descanso, todos prioritários devem ser a base de todos atletas que procuram rendimento.
    A suplementação, deve sim fazer parte da vida do atleta, em seguida ao pilar acima e somente após se exaurir todos os recursos.
    Não dá para negligenciar estes fundamentos e se apoiar em suplementos.
    Agora, após o atleta treinar tudo o que pode, se alimentar adequadamente e na hora certa descansando o que precisa, tendo a paciência de esperar o corpo se adaptar; se ainda assim não consegue progresso nos treinos, aí é hora de procurar ajuda de um profissional para se suplementar.
    Isso não pode ser uma prática para nadadores jovens e em formação.
    E esta é a realidade da quase totalidade de atletas de alto rendimento.
    Não dá mais para ser romântico e valorizar somente o esforço.

  7. marcelo
    marcelo says:

    porque nos outro paises so aparece doping depois que o atleta foi campeao olimpico, so no brasil mostra antes para ter noticia.

  8. Marcus Vinícius Zigo
    Marcus Vinícius Zigo says:

    Olha sou amante do esporte e ex-atleta, por dificuldades financeiras e outros pesos na vida, a falta de patrocínio do nosso esporte, eu parei de nadar, eu nadava mal, minha prova melhor era 50 peito e tinha 18 anos nadava para 36, ridiculo, mas sempre fui fascinado porque pessoas nadavam mais rápido que eu com persistência treino e alimentação correta, somente isso, não tomava absolutamente NADA, com 20 anos eu nadava essa mesma prova para o meu melhor 29,80 sem traje, o Thiago Mangollini me treinava, eu nadava com o Evandrinho o mulequinho, o Coach conhece bem e foi com ele que aprendi a treinar, ele sabe do que estou falando, então sou totalmente de acordo com o que está escrito, o segredo está em nossa mente e em cada passo do nosso dia a dia.

  9. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Caro Rafael.

    Eu sou brasileiro e amante de esporte de alto rendimento. Atletas excepcionais e acima da média não surgem toda hora. Eu prefiro exaltar o único campeão olímpico da história da natação brasileira!!! Quem não tem competência para tal, prefere criticar e invejar. Este não é o meu esporte.

  10. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Rafael.

    Cielo é venerado nos EUA. Sabe o que o Cullen Jones respondeu ao repórter da NBC, ao ser perguntado qual seria o seu foco até Londres??? A resposta veio rápido : Cesar Cielo. Lá ele é dono de todos os recordes do NCAA. Ao final da penúltima etapa do Olympic Trials, aparecerem em destaque Cielo e Magnussen. Além deles, o único estrangeiro destacado como adversário dos americanos foi Kosuke Kitajima. E vc vem falar de algo que já foi julgado pela CAS/TAS. Muda o disco!!!

  11. Luiz Sá
    Luiz Sá says:

    Eder Luiz, a falta de resultados, mesmo com doping, se deriva de um dado simples que o texto menciona, de passagem:
    Brasil – 13.000 atletas federados
    EUA – 200.000!

  12. Silvio Lacerda
    Silvio Lacerda says:

    Coach,

    Vale ver, sobre este assunto, uma reportagem bastante esclarecedora feita no ano passado (link abaixo). Todos os lados estão contemplados, inclusive o grande Ron Maunghan, o principal estudioso da questão da suplementação alimentar no mundo. Veja aí e note que as opiniões dele se aproximam da tua.

    http://www.youtube.com/watch?v=gISf_MSqc5c

  13. Eder Luiz Martins
    Eder Luiz Martins says:

    Gente, de toda essa conversa o que mais me incomoda é o seguinte: os casos clássicos de doping, tipo alemãs orientais(Ah que saudades da Kornelia Enders, Petra Schineider, Kristin Otto, Heinke Friederich) eram de atletas campeões e recordistas mundiais. Nosso doping pega atletas que sequer tem tempos de finais, juro que não entendo. Até nosso doping é sub-desenvolvido?

  14. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Kaled,

    Em momento algum, qualquer atleta do Pro 16 negou que tomavam suplemento de cafeína, totalmente lícito. Mais uma vez, repito : não estou falando de doping. Refiro-me apenas ao recondicionamento físico. Ou vc acha que depois de um treino de 400 medley, o atleta come feijão, carne, frutas e salada. E no outro dia nada os 200 borboleta pela manhã…Fala Sério!!! Suplemento não é doping meu caro!!!

  15. kaled
    kaled says:

    coach, porque este comentario não saiu quando os atletas do pro 16 foram pegos…………ave cesar

  16. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Prezados Márcio Menezes e Rafael.

    Eu não estou me referindo a doping. Tampouco estou desmerecendo as vitórias do Lochte. Coincidentemente, estava assistindo ontem mesmo a uma matéria especial do Band Sports, sobre suplementação para atletas de alto rendimento. A Doutora Rebeca, de um dos maiores laboratórios do Brasil, credenciados pela WADA , foi enfática : “É impossível um atleta de alto rendimento se refazer dos treinos apenas com alimentação normal”. Palavras dele : “os atletas perdem muitas calorias durante os treinos. Só com alimentação tradicional fica difícil recompor as energias”. A doutora em esporte falou, não fui eu…Meus caros Marcio e Rafael.

  17. Rafael
    Rafael says:

    Acredito que nem todos que comentaram leram o texto todo, ou se leram não compreenderam, pois percebe-se que continuam atribuindo os resultados dos americanos ao uso dos suplementos… O Lochte só rende tudo isso por conta da suplementação, ele não treina não viu Alexandre Madsen, o cara fica em casa sem fazer nada toma uma suplementação e vai nadar 7 ou 8 provas em Londres… e se não me engano o Coach reside e trabalha nos EUA, acho que ele tem um pouco mais de embasamento do que você para comentar sobre tal discrepância nessa cultura de valorizar a suplementação…

  18. Marcio Menezes
    Marcio Menezes says:

    Meu caro Alexandre Madsen, com todo respeito ao seu comentario e opiniao – e nada pessoal, mas com o seu comentario voce prova q tudo que foi dito nesse editorial eh a pura realidade. De uma certa maneira voce indiretamente atribui o sucesso do Lochte a algo q ele deve tomar, e nao aos treinos absurdos q ele faz tanto fora quanto dentro d'agua. Tenho varios amigos q treinam ou ja treinaram com o Lochte, assim como o Coach deve tambem conhecer, e todos eles me dizem a mesma coisa, de que o Lochte treina MUITO, eh um animal.
    Mesmo assim muitos ainda tendem a acreditar q o segredo do sucesso dele vem de algo q ele deve tomar… Esse modo de ver as coisas eh justamente o grande problema no Brasil.
    Grande Abraco!

  19. Lucimar Malavazzi Penteado
    Lucimar Malavazzi Penteado says:

    Filha de remador tri campeão brasileiro de remo nos áureos tempos em que o rio Tiête era navegáveo primeiro pelo clube Tiête depois pelo Espéria.Quatro vezes campeão pelo Colégio Salete modalidade de Basquete e depois contratado pelo clube do São Paulo F.C.Em suas histórias do remo ele dizia que sua “suplementação” era muito leite com farinha e fubá e bom bril.Recordações a parte,aquela alegria do esporte formador educador que o país precisa está na nossa mão. Pais.Responsaveis de resgatar a dignidade de formação . Ainda dá tempo.Basta unirmos para um esporte mais justo e honesto.

  20. t_dinizf
    t_dinizf says:

    Falou bonito Coach. O grande problema dos nosso país é que a cultura de suplementar começa com os que não são atletas profissionais. Se o cara nem compete e já quer se entupir de suplementos imagine os que buscam alto rendimento. Falo isso por que sou formado em Nutrição e muitos desportistas me perguntam o que pode tomar de suplementos e eu digo coma feijão, arroz, batata e treine. Suplemento é algo que deve seu muito bem orientado e sinceramente na maioria das vezes as pessoas nem precisam. É como os super trajes de 2009, 3 anos depois muita gente já se aproxima dos recordes mundiais daquele ano, eis a maior prova que o grande segredo se resume a treinar, treinar e treinar.

  21. Rodrigo G
    Rodrigo G says:

    Texto perfeito, Coach! E finalização melhor ainda: “caminho dos fracos”. É exatamente isso! Qual é o sabor de uma vitória fabricada?

  22. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Coach. Concordo com quase tudo. Agora, suplementos alimentares não são exclusividade dos nadadores brasileiros. Essa explosão e resistência do Ryan Lochte nos 400 medley ( trabalho de pernas fora do comum ) não vem do sucrilhos Kellows. USA não é tão diferente não… Jessica Hardy que o diga…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário