Autor • Alex Pussieldi
Fonte • Best Swimming

 

De volta da Olimpíada, demorei alguns dias para conseguir colocar as palavras para resumir o sentimento que ficou com a medalha de bronze de César Cielo nos 50 livre de Londres. Aí vai:

 

A CULPA É SUA CIELO!

 

É sua! Só sua!

 

É culpa sua ter colocado a natação brasileira em novo padrão internacional, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica do nosso esporte. É sua culpa ter quebrado os dois recordes mundiais em piscina longa. É sua culpa ter unificado os títulos mundiais de longa e curta. É culpa sua ser o homem mais rápido do planeta na água, seja em piscina longa, em piscina curta, e em jardas.

 

É culpa sua ter feito todo este país acreditar que serias imbatível. Nós, uma nação tupiniquim que de tradição esportiva só temos no futebol uma história de glórias e conquistas. O resto é esporádico, e nós todos queríamos que fosse uma rotina.

É culpa sua ter deixado a natação americana, o melhor lugar do mundo para se treinar, para se competir e voltar ao Brasil. Criar um programa local, com profissionais locais e de resultados impressionantes.

 

Cielo és culpado por ter trazido Thiago Pereira de volta ao Brasil. És culpado por ter dado as melhores condições de treinamento para ele e principalmente fazer ele acreditar que poderia ser um medalhista olímpico. Toda a culpa é sua!

 

E este grupo Pro 2016? É tudo culpa sua. Criar um projeto revolucionário e que deu oportunidade a nadadores de elite ter um programa voltado só para eles.

 

Cielo és culpado por reconhecer o melhor treinador de natação do Brasil e ter tirado ele de um clube sólido e seguro. És o culpado de ter feito Albertinho ainda mais nobre e reconhecido por todos. Destes a melhor condição de trabalho a um profissional que merece e que hoje não só é o melhor de nossa nação, mas que virou referência e  muito bem remunerado.

 

Culpa sua Cielo, só sua. Queremos o ouro, queremos o top do Olimpo e todos achamos que o seu lugar é lá. Mesmo sem tradição, mesmo sem história, sabemos que és o maior e melhor velocista na água deste planeta. A medalha de bronze, mesmo que um dos maiores triunfos que um esportista pode desejar, sabemos que não é o que desejas, o que merece, e o que deverias ter ganho.

 

A medalha de ouro não veio e todos nós esquecemos de tudo isso. Desculpa Cielo, aí é culpa nossa.

 

Alex Pussieldi, editor da Best Swimming Inc.

30 respostas
  1. Paulo Siqueira
    Paulo Siqueira says:

    O texto é correto e sábio! Gostaria agora Cielo, que vc também seja culpado de colocar na cabeça do Caracy, que precisamos de projetos sérios que apoem os novos talentos, que os deem condições de chegar aonde vc esta. Que possibilitem atletas menos favorecidos financeiramente, porem com grande talento, de poder participar das Competições nacionais!

  2. Cláudia
    Cláudia says:

    Lucimar, uma correção necessária ref. ao atendimento médico no Finkel: o SESI tem um hospital com pronto atendimento 24 horas em pleno funcionamento no mesmo espaço físico do complexo aquático, é o melhor local que já vi provido de atendimento médico numa competição de natação!

  3. nadador
    nadador says:

    Lucimar vc disse tudo.Vamos lá grandes clubes, se reunam pelo menos nas categorias de base e boicotem a CBDA!!! Vamos exigir competições de qualidade para que em 2020 não continueos a passar vergonha.

  4. Lucimar
    Lucimar says:

    Tendências que minam a educação.
    Em sua conferência ” sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino”(1872), Nietzsche examina as entranhas do sistema educacional de sua época. Percebe que o Estado e os negociantes são os primeiros grandes responsáveis pela depauperação da cultura.
    Coloco este grande filósofo como exemplo para .a reflexão: até que ponto não somos conivente com o que está acontecendo com o esporte aquático no Brasil. Todos sabem de tudo. Mas não há união para uma atitude para modificação. O que assistimos. Na hora de competições Clubes brigando entre si para serem campeões que momentâneamente não leva-se a nada enquanto técnicos perdem-se em seus “egos” por atletas campeões, atletas dopando-se, competições enormes, maiôs à preços abusivos, enquanto o sálario de muitos pais é equivalente e sem dizer a falta de médicos , falta de segurança. Por ex. não tinha nenhum desfibrilador no Finkel, se algum atleta passasse mal? Não havia nenhuma ambulância.Enquanto não houver união para um esporte grande, ficaremos brigando por termos clubes campeões e atletas cada vez menos campeões no ranking mundial. Que venha Rio 2016.
    Pensemos grande.”A culpa é sua.”

  5. Romeo Vairo
    Romeo Vairo says:

    Coach infelizmente eu acredito, basta acompanhar o dia a dia de atletas dedicados e limpos, que se observa os tempos irreais alcançados. É preciso sim que se punam os envolvidos de maneira exemplar ( não apenas os atletas ), senão continuaremos sendo campeões sim, mas do que há de pior no esporte. Isso se tornou há muito tempo caso de polícia chega de varrer a sujeira para baixo do tapete. foram realizados poucos testes em Recife e foram pegos 4 atletas. Há dinheiro para tudo neste país porque não aumentar significativamente o número de testes, em todas as categorias de base. Os jogos olímpicos vem aí. o Brasil está desacreditado a nível internacional, nossas vitórias ( poucas ) sendo contestadas. Acho que já basta.

  6. Adriana Silva
    Adriana Silva says:

    Alex a Culpa também e sua!! Voce virou nossa referencia de comentarista. Nao da mais para ver Nataçao ser saber o que vc vai comentar.
    Lindo texto e muito verdadeiro! Nos que trabalhamos com esporte e fomos esportista sabemos que nada vem sem muita dedicação. Isso serve para voce que vive nosso esporte!!
    Beijos

  7. Mario
    Mario says:

    É isso aí Coach, mas como o maior mito do Esporte Olímpico, a derrota deve ser convertida em estímulo para a vitória, ninguém aprecia perder !!!!

  8. nadador
    nadador says:

    Após ler o artigo CIELO… A CULPA É SUA, refleti muito. Claro que estamos felizes em ver os resultados do Cielo no Finkel, resultados da nossa nova geração que vem surgindo, MAS precisamos parar com nosso pensamento que está tudo certo e tudo bom, Londres nos mostrou isso. Precisamos investir em estrutura, como disse nossa grande nadadora Joana Maranhão, ela quer estrutura e não grandes salários.
    É muito importante trazermos nadadores estrangeiros para nossa competição, mas o que adianta os clubes se beneficiarem da pontuação para garantir o campeonato se a nossa base está esquecida. A própria CBDA só apoia o atleta que chega ao topo, e apoia bem, queria mesmo vê-la apoiar a molecada que ainda é petiz, infantil.
    O que vale mesmo é uma final olímpica e se possível com medalhas. Em 2016 no Rio estaremos competindo com muitos atletas, mas quantas finais olímpicas teremos condição de pagar? Não falo em medalhas, pois os 8 finalistas estarão ali competindo de igual para igual e irá vencer aquele que tiver a melhor performance naquele momento, mas será que teremos atletas com qualidade para isso?
    Estamos sempre querendo nos comparar com potencias olímpicas, mas estamos tão atrasados em relação a estrutura, planejamento, especificidade de treinos e educação que devíamos parar agora e repensar em tudo isso. Repensar por onde poderemos começar a nos estrutura para 2020 e 2024, pensar em cobrar da CBDA melhores condições de competições, cobrar apoio aos clubes, estes sim são os formadores de atletas que junto com os pais bancam absolutamente tudo no processo de formação.
    Vamos lá clubes grandes como Minas, Flamengo, Corinthians, Pinheiros, vamos bater de frente com a CBDA, vamos lá mostrar de quem são os atletas e que sem vcs nada acontece nesse país. Vamos formar uma comissão permanente onde se discuta os interesses dos atletas em primeiro lugar, aprovar junto com a CBDA os locais de competição. Bom quem sabe um dia isso acontece e o Brasil poderá competir de igual para igual com países que levam o esporte a sério!!

  9. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Olá Coach, já fizeram a análise da saída e dos primeiros 15 metros para sabermos o quanto saiu fora do que Cielo vinha fazendo nesse trecho e fundamento. Tô curioso para saber se foi o Cielo que saiu muito mal ou os seus adversários que sairam muito bem.

  10. Adriano Carvalho Lobo
    Adriano Carvalho Lobo says:

    Lindo texto, só tenho um comentário ” Obrigado César Cielo, por tudo que já fês e por tudo que continuara fazendo pela natação no Brasil. “

  11. Adriano Carvalho Lobo
    Adriano Carvalho Lobo says:

    Lindo texto, só tenho um comentário ” Obrigado César Cielo, por tudo que já fês e por tudo que continuara fazendo pela natação no Brasil. “

  12. Rafael
    Rafael says:

    Não esqueça por favor do vôlei. Nós temos mais tradição no vôlei do que no futebol eu diria,pois é só analisar os t´tulos de cada esporte no masculino e fminino,a diferença é que aqui no Brasil é muito ruim que dão mais moral pro futebol, mas o vôlei nos dá muita alegria e nos põe no topo sempre. Abraço coach !

  13. Manoel
    Manoel says:

    Coach, excelentes palavras, Parabéns!!! sou professor e conheço muito pouco ainda de treinamento, mas achei que do grupo todo do PRO16, somente o nadador Leonardo de Deus, melhorou sua marca nas olimpiadas, salvo engano, pra mim o maior destaque foi Bruno Fratus, pode abrir o olho com ele, ainda vai trazer alegrias para nossa comunidade, Vc naum achou que O PRO 16 atingiu o ápice no Maria Lenk , quando deveria ser nas Olimpiadas???
    abc…

  14. Alvim
    Alvim says:

    Boaaaaa, Alex…
    Sábias palavras….
    Sucesso smp à todos os esportes, inclusive a natação brasileira, em um país em que vivemos, onde possui a 6a melhor economia do mundo e parece que vivemos como tempo das cavernas, onde o poder legislativo, esquece de quem os colocou lá, mas isso não vem ao caso, só fiz esse tipo de comentário, pois, eles que deveriam ajudar melhor o esporte nesse país. Como diz uma charge que corre pela net, para se investir desconhecem, diz não haver verbas, mas quando um atleta traz medalhas, sai dizendo – A NOSSA MEDALHA…A MEDALHA BRASILEIRA…

  15. Hamilton Cardoso de Souza
    Hamilton Cardoso de Souza says:

    Belo texto, ode. Só uma colocação creio, deixou de ser feita. O futebol que todos louvam, não tem medalha de Ouro Olímpica!

  16. Lucimar
    Lucimar says:

    Obrigado mesmo.A Olimpíada é nossa. Sustentada por legislação de exceção, e sem transparência a organização promove a remoção de 170mil pessoas, fartos gastos públicos e incontáveis problemas. As pessoas ficam sabendo de decisões impactantes em suas vidas pelos jornais. “A legislação determina que grandes empreendimentos deveriam ser submetidos à consultas populares.Mas as decisões são resolvidas nos corredores dos palácios ou sedes das grandes empresas.”De todos os quadros o mais grave é o Rio de Janeiro, por abrigar as Olimpíadas, uma série de mega eventos Rio + 20, Copa das Confederações e jornada Mundial da Juventude Católica. Há própria prefeitura anunciou há dois anos a remoção de 119 mil comunidades.”Caros Amigos nº181.E você amigão com todo este cenário do seu país conseguiu ser prata e bronze. De quebra participar da agenda do seu país e fazer 20.81 na abertura do rev.em um campeonato que na semi final dos 50l. o bloco quebra para o “azar” de um atleta que sonha em ser um César.É temos muito que aprender. Mas antes disso ter a humildade e modificar. Porque a medida que aprendo me modifico e cresço.
    Valeu Cesão.Mais uma vez Parábens pelo bem que você está tendo a coragem de fazer pelo esporte no Brasil.

  17. Célia
    Célia says:

    Obrigada Coach. Este texto deveria sair nas páginas de vários sites para que muitos garotos que colocaram comentários ridículos em relação a medalha de bronze de Cielo e outras tantas que não vieram, chamando os atletas de pipoqueiros e outros termos chulos.
    Muitos que lá escreveram não sabem nem o que é um esporte e como se faz para estar numa Olimpíada ou mesmo em qualquer competição dentro de sua cidade. Não passam de pobres de espírito que só veem os deslizes dos Atletas e não se importam que com os comentários que fazem estão machucando um outro ser humano, querem só colocar seu ego para fora, esquecendo das lutas, dores que os mesmos sentem durante o período que ESTÃO LUTANDO PARA SEREM MELHORES NAQUILO QUE FAZEM. PARABÉNS CIELO, PARABÉNS THIAGO E PARABÉNS A TODOS OS ATLETAS QUE PARTICIPARAM DA OLIMPÍADA.

  18. Diogo Amorim
    Diogo Amorim says:

    Resumiu de maneira belíssima o pensamento dos Brasileiros que gostam e acompanham natação e a trajetória do Cielo!! Culpa dele por ser brilhante e ter visão de esporte de alto rendimento; Culpa nossa não reconhecer a contribuição dele para o esporte Brasileiro. Ele ainda trará muitos momentos de glória esportiva para o País, podem ter certeza!!

  19. DDias
    DDias says:

    Belo texto!
    O Cielo podera até ter perdido para o francês, pois ninguém acreditaria que ele iria fazer 21.34(nem ele próprio!) mas aquela largada dele…Ouch!Doeu!Para quem viu aqueles 21.38 no MK, aquela largada em Londres foi sofrível… mas bola pra frente que atrás vem gente!Tem que derrubar o Textile Best do francês para acalmar os ânimos e o sorriso sádico do Popov!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário