Autor • Alex Pussieldi
Fonte • Best Swimming

 

No início eram apenas "alguns ex-companheiros invejosos" que testemunhavam contra Lance Armstrong. O maior ciclista profissional da história, vencedor de 7 título das Volta da França, sempre esteve muito mais para herói do que vilão.

Lance Armstrong chegou a anunciar que iria combater as acusações e chegou a iniciar um processo contra a USADA que lhe acusava de ter corrido dopado desde 1998 até 2007.

Armstrong acabou anunciando a sua desistência de lutar contra a USADA abrindo mão da causa e abandonando o esporte profissional para sempre. Ele jamais pensava que isso tudo não iria parar por ali.

A USADA foi mais longe. Determinou a publicação de todo o dossiê (202 páginas) que incluía detalhes como recibos, comprovantes de compra e distribuição, depoimentos de ciclistas, companheiros de equipe, treinadores e pessoas que também fizeram o uso de todo este esquema.

Foi aí que o mundo começou a cair. Armstrong pediu demissão da sua famosa e vencedora fundação Livestrong, foi demitido pelo seu maior patrocinador a Nike, que não poupou críticas ao ciclista se declarando "enganada por anos".

A coisa foi piorando com outros patrocinadores também dizendo adeus, a Oakley foi a última.

A UCI – Federação Internacional de Ciclismo foi uma das últimas a se manifestar. Baniu Armstrong do esporte para sempre. Os organizadores da Volta da França tiraram dele todos os sete heróicos títulos que marcaram a sua maior conquistada no esporte.

Doadores da sua fundação estão atrás de re-embolso, isso mesmo, querem o dinheiro de volta. Os próprios organizadores da Volta da França também falam em devolução de prêmios.

Da Volta da França são 4 milhões de dólares que deverão ser devolvidos. Ainda tem uma premiação de uma empresa de seguros do Texas que pagava bonus a Armstrong mas deixou de pagar por conta dos rumores de doping. Armstrong foi na justiça e ganhou 7,5 milhões de dólares da empresa. Agora, está sendo processado por 12 milhões de dólares.

O que deixa tudo isso mais incrível é que Lance Armstrong se tornou na maior trapaça da história do esporte profissional. Um herói, um campeão que foi testado 218 vezes pela UCI, testado 500 vezes conforme ele mesmo disse, e nunca, nunca apresentou qualquer teste positivo.

Armstrong muito mais do que ter vencido a Volta da França por sete vezes, venceu o sistema anti-dopagem. Venceu e enganou a todos nós. Entra para a história como um farsante que ainda vai sofrer muito e a perspectiva é a pior possível.

Que esta história de final infeliz pelo menos tenha um efeito de educação para os atletas e os jovens desportistas.

O esporte não merecia isso.

 

Alex Pussieldi, Editor Chefe da Best Swimming Inc. 

2 respostas
  1. Adriana Silva
    Adriana Silva says:

    Como ex atleta,educadora e treinadora nunca vou entender como um atleta consegue ficar feliz com uma medalha ganha com doping! Mas o ser humano por dinheiro e poder faz qq coisa…que pena que isso tenha acontecido ninguem ganha com isso. Alias so perdemos!

  2. Lucimar
    Lucimar says:

    O preço de uma medalha. Até que ponto o ser humano chega e é capaz.Nos faz acreditar que alguém deste esquema todo foi” lesado”e derrubou a pedrinha do famoso jogo de dominó. Lamentável aonde o esporte chegou. Realmente os “investimentos em conhecimentos geram os melhores dividendos”. Benjamin Franklin.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário