Bruno Fratus fez uma cirurgia de menisco. Ruta Meilutyte operou o dedo do pé direito. Dois medalhistas olímpicos que precisam fazer ajustes na sua preparação no caminho para Paris 2024. Ambos tiveram suas lesões em trabalhos de preparação física. Atletas de alto rendimento precisam incrementar seus trabalhos fora d’água na busca da excelência.

Fratus, 34 anos, diferente de Meilutyte ainda precisa garantir sua classificação. Seu retorno no Troféu José Finkel do ano passado ainda lhe deixou um tanto distante da marca olímpica (21.96), coisa que ele já fez pelo menos umas 80 vezes. O nadador do Pinheiros e Seleção Brasileira vai para a Seletiva no Rio de 6 a 11 de Maio em busca de alcançar isso. Se estiver em Paris, será a quarta Olimpíada da carreira de Fratus.

Ruta Meilutyte, 26 anos, já está classificada para Paris. A nadadora da Lituânia nadou abaixo dos 1:06.79 seis vezes no ano passado e mais duas vezes este ano. Sua cirurgia foi postergada para ser realizada após o Mundial de Doha. Um pequeno acidente na sala de musculação lhe custou algumas dores e a necessidade da cirurgia no pé direito.

Fratus precisa por obrigação dos critérios de classificação estar presente na Seletiva. Ruta leva vantagem, pode treinar direto para Paris.