Diversas notícias referentes a participação & presença da Rússia e Belarus nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Confira aqui os últimos acontecimentos:

* Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que irá solicitar de forma oficial o pedido de trégua para a Rússia durante o período de realização dos Jogos. Detalhe que a declaração veio poucos dias depois de confirmar o aumento de apoio militar a Ucrânia.

* Enquanto isso, a Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi mais direta que prefere, e não quer, nenhum atleta da Rússia e Belarus nos Jogos.

* Estônia, Letônia e Lituânia fizeram uma declaração oficial de pedido ao Comitê Olímpico Internacional solicitando a proibição da participação dos atletas neutros da Rússia e Belarus na cerimônia de abertura da Olimpíada em Paris no próximo dia 26 de Julho. Link do texto aqui.

* O Presidente do Comitê Olímpico da Rússia Stanislav Pozdnyakov fez uma declaração na plataforma Telegram de que o COI irá obrigar os atletas russos a assinarem um documento protestando contra a invasão da Ucrânia. Tal documento até o momento não existe.

* Pozdnyakov também indicou que o Comitê Russo não irá ajudar nem é responsável por nada relacionado a participação de atletas neutros.

* Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional se reúne amanhã e o tema Rússia e Belarus está na pauta.

* Comitê Paralímpico Internacional já informou que Rússia e Belarus, que poderão participar dos Jogos Paralímpicos como atletas neutros, estão de fora das cerimônias de abertura no dia 28 de Agosto e de encerramento em 8 de Setembro.

* Comitê Paralímpico Internacional aprovou as cores azul turquesa e bege para os uniformes da Rússia nos Jogos Paralímpicos.

* Neste final de semana, pela primeira vez nadadores russos participaram do World Paraswim Series em Lignano, na Itália. Belarus já vem participando de competições de natação desde o ano passado, etapas da Copa do Mundo e mais recentemente no Mundial de Doha.