O Comitê Olímpico Italiano tem um critério específico para a escolha do porta-bandeira da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Hoje, o CONI, através de seu Presidente Giovanni Malagó anunciou o saltador em altura Gianmarco Tamberi e a esgrimista Arianna Errigo para carregar a bandeira no próximo dia 26 de Julho em Paris.

A escolha de Tamberi já gerou discussão na mídia especialmente pela ausência de Gregorio Paltrinieri na escolha. O nadador italiano vai para a sua terceira Olimpíada e acumula três medalhas olímpicas, uma de cada cor, sendo ouro nos 1500m livre do Rio 2016, prata nos 800m livre de Tóquio e bronze nos 10K em Tóquio. Enquanto isso, Tamberi tem uma medalha, o ouro do salto em altura em Tóquio 2020.

É a segunda vez que Paltrinieri perde a oportunidade, já que em Tóquio 2020, o ciclista Elia Viviani foi o escolhido. Viviani, na época, assim como Paltrinieri também tinha sido campeão olímpico no Rio 2016.

Aos 29 anos de idade (faz 30 em setembro), Paris será a terceira Olimpíada de Paltrinieri.

A dupla de porta-bandeiras da Itália, Tamberi e Errigo, vai receber a bandeira das mãos do Presidente da República Sergio Mattarella em 13 de Junho.