Entrevista desta manhã em Paris, publicada no site do jornal L’Equipe, o diretor de águas abertas da Federação Francesa Stephane Lecat se disse tranquilo com relação a condição de balneabilidade do Rio Sena. Lecat, experiente treinador e dirigente e com uma carreira vitoriosa como atleta de águas abertas, diz que a discussão do Rio Sena é ‘muito mais política e social do que qualquer outra coisa”.

Lecat também mencionou que tal discussão e polêmica também antecedeu os Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, e até mencionou que não aconteceu em Tóquio 2020, por que a imprensa japonesa não estava “preocupada com o fato como a imprensa francesa está”.

O dirigente francês ainda acrescentou que “já nadei em lugares muito piores do que o Sena”.

Stephane Lecat viaja para a Sérvia onde com a Seleção Francesa de Águas Abertas disputa o Campeonato Europeu dos Esportes Aquáticos. Na delegação estão os três nadadores olímpicos da equipe Marc-Antoine Olivier, Oceane Cassignol e Caroline Jouisse.

Uma das citações da entrevista de Lecat cita: “será algo maravilhoso para as pessoas no futuro poderem nadar no lugar onde os atletas se tornaram campeões olímpicos”.

Entrevista completa aqui:

https://www.lequipe.fr/Natation/Actualites/Stephane-lecat-directeur-de-l-equipe-de-france-d-eau-libre-j-ai-nage-dans-des-endroits-bien-pires-que-la-seine/1473820