Quem esteve lá sabe que a competição ficou com nova aparência, mais profissional e muito mais organizada. O Troféu Maria Lenk 2013 é o início de uma nova era na oganização da principal competição da natação brasileira.

O investimento dos Correios, que promoveu como nunca o evento, e principalmente a contratação de uma empresa de eventos,  a S4G, deu um novo parâmetro ao evento. Ainda existem coisas que precisam ser ajustadas e outras que ainda não funcionaram, principalmente a presença do público.

O formato é algo ainda a ser discutido. Existe uma divergência na parte técnica e os interesses da televisão. Definitivamente a final B é algo que não atrai a ninguém na TV. É muito difícil passar uma prova onde você vai assistir alguém tocando na frente e comentar que ele acabou de ficar em nono lugar. Não é atrativo e a tranmissão não deve acontecer. Ainda se discute a questão das premiações. Estas, ainda que mais luminosas e brilhantes do que nunca, ainda são monótonas e longas.

Os dois primeiros dias de competição foram marcados pela disputa das finais A seguidas das premiações e por fim as finais B. A TV só transmitiu o primeiro dia de premições e no segundo dia não encaixou as cerimônias na transmissão.

A partir do terceiro dia, voltamos ao tradicional roteiro onde se correm as duas primeiras provas, faz-se uma premiação, seguidas de uma prova e uma premiação alternados. O modelo ficou mais atrativo e menos monótono.

Eu ainda acho que a mudança do pódium para o lado da chegada e a cerimônia sendo realizada logo após a prova seria mais ágil e atrativo. Os atletas sairiam direto da água para o pódium e ali mesmo fariam suas entrevistas.

Todos estes ajustes e modificações são necessários e importantes para encontrarmos o modelo ideal, mais atrativo, mais promocional e mais popular para o nosso esporte.

O maior problema deste Maria Lenk foi ver a imensidão do Parque Aquático Maria Lenk completamente vazio. Sexta-feira e sábado, principalmente, tivemos um público mais razoável mas nada comparável ao investimento, a promoção e a dimensão do evento. Uma competição onde o melhor da natação brasileira e com um nível técnico de mais de uma dezena de marcas entre os 10 do mundo.

É difícil explicar e entender o público carioca. A localização do Maria Lenk na Barra, a falta de tradição de público são motivos que se mencionam como justificativas. Entretanto, a arquibancada esteve sempre pobre em relação a ex-aletas, treinadores de clubes locais, equipes das categorias inferiores dos clubes do Rio de Janeiro. A verdade é que se algo não for feito neste sentido vai ser difícil promover o nosso esporte.

O Correios não pode desistir, jamais. A campanha feita foi impressionante. Ônibus, outdoors, panfletos, rádio, TV, internet, uma promoção incrível que desetaca esta nova fase para o nosso esporte.

A tal empresa de marketing S4G deu um show de seriedade e logística. Um passo a frente no profissionalismo e organização para a natação brasileira.

Tudo isso deixa a competição mais bonita, mais fluente e agradável. Os dois primeiros dias, os mais magros em matéria de bons resultados, acabaram sendo contaminados por etapas mais fortes e com melhores marcas. Ao final, todos saíram de lá com uma bela impressão de que o Troféu Maria Lenk 2013 foi um dos melhores de todos os tempos.

Alex A. Pussieldi, editor chefe Best Swimming Inc.

5 respostas
  1. nadador
    nadador says:

    uma pergunta, o sistema da cbdaweb mudou, e ao inves de progredir regrediu, nao é possivel mais ver os parciais de provas certo?

  2. nadador
    nadador says:

    lembrando que a localização não é Barra e sim jacarepaguá, se fosse na barra estaria bem mais cheio com certeza…

  3. Rodrigo G
    Rodrigo G says:

    Coach,

    não me lembro exatamente o ano, e você pode dizer melhor do que eu se isso é feito sempre, mas assisti a um Campeonato Nacional dos EUA que o esquema de premiação era como você citou. Os caras acabavam de nadar e iam direto ao pódium. Lembro até que era uma escada, pois premiavam TODOS os finalistas. Me deu a impressão de ser rápido, além de achar muito legal o formato (escadinha) e o fato de todos os finalistas serem premiados.

  4. Lucimar
    Lucimar says:

    Natação é só divulgação de marketing? Coach seu editorial ressaltou propaganda e marketing . Será que as ausências não seriam uma resposta do descredito do esporte nacional como todo no país?

  5. Fernando
    Fernando says:

    Realmente ficou legal, mas não entendo porque as eliminatórias e as finais B não podem ser transmitidas no chamdo TV CBDA via internet.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário