O revezamento 4×100 livre masculino do Brasil foi definido para o Mundial nesta segunda-feira. Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto Santos tiveram que fazer uma bateria de 100m livre no CAR (Centro de Alto Rendimento) de Barcelona, para decidir quem seria o segundo nome brasileiro nos 100m livre individual, já que apenas Marcelo Chieriguini estava garantido. Fernando Ernesto levou a melhor.

Na seletiva para o Mundial – Troféu Maria Lenk, em abril – dois nadadores empataram com o segundo melhor tempo da distância: Fernando Ernesto dos Santos e Nicolas de Oliveira, ambos com 48s72. O melhor tempo coube a Marcelo Chierighini (48s11), enquanto Vinícius Waked completou o quarteto, com 49s34.

Os tempos do desempate não foram fornecidos pela comissão técnica da seleção brasileira, sob a justificativa de que a exemplo dos desempates em competições, a marca não é considerada para o futuro balizamento.

Os dois nadadores nunca tinham passado por isto, nem pretendem repetir a experiência.

– Estou feliz em representar o Brasil pela primeira vez num Mundial de longa em prova individual. Vou me preparar ainda mais agora. Faltam cinco dias para o reveza 4x100m livre (nota: dia 28/7, eliminatórias e finais no primeiro dia de natação) e mais um pouco para os 100m livre (eliminatórias e semifinais no dia 31/7. Final no dia seguinte). Tanto eu como o Nilo não estamos raspados ainda. E vou dando um passo atrás do outro, com calma. Pena que o placar não funcionou, mas eu senti que tinha batido na frente, mas sem a certeza de quando viramos nos 50 quando sei que estava na frente. Mas sei também da volta forte que o Nicolas tem. Mas todos, inclusive alguns nadadores da equipe da Austrália, que estavam lá, garantiram que tinha vencido – disse Fernando.

Já Nicolas estava conformado com a perda de uma prova individual em sua trajetória no Mundial 2013.

– Faz parte. Um tinha que levar. Torço para que ele faço o melhor para o Brasil. E espero que ninguém jamais tenha que passar por isto. É muito chato. Foi na batida de mão e estou bem. Agora é pensar em bom desempenho nos revezamentos 4x100m e 4x200m livre, e também nos 200m livre – concluiu Nicolas, que “preferia um resultado oficial de placar, mas confio nas pessoas envolvidas”.

Segundo a Best Swimming apurou, a CBDA cogitou dois desempates ainda no Brasil, ambos no Rio de Janeiro, mas nenhum foi realizado por desacordo entre técnicos, atletas e, claro, o calendário apertado para Barcelona.

O treinador do Minas Tênis Clube, o australiano Scott Volkers, criticou a forma como foi realizado o desempate: “dois atletas tiveram que fazer um desempate 7 dias antes do Mundial. Um deles tinha um técnico lá e o outro não. O dia do desempate mudou. O horário do desempate mudou diversas vezes. O último a saber sobre foi o atleta sem técnico, claro. De qualquer jeito no meio do polimento o desempate começa (lembre-se que isso é só para uma posição no Mundial depois do empate no Brasileiro em maio). Lá vão eles… Prova disputada. Disseram aos atletas que eles fizeram 49. O relógio não funcionou. Então os técnico foram conferir. E depois de ser dado o mesmo tempo, eles disseram quem ganhou??? Adivinhem para quem eles disseram… Não foi o Nilo. Eles devem ter muito bons olhos. Mas parabéns e muitas felicidades para Fernando. O sistema falha de novo.”

A mensagem original: Two athletes have to do a swim off 7 days before the World Championships. One has a coach there and one does not. The day of the swim off changes. The time of the swim off changes several times. The last one to know about this is the athlete with no coach of course. Anyway in the middle of a taper the time trial starts. (Remember this is only for the position in the World Championships after a tie int he National Championships in the event in May). Off they go…. Very close race. Both athletes were told they did 49.0. The clock did not work… So the coaches confer. And after being given the same time they said who won??? Any guesses for who they said…Not Nilo. They must have very good eyes. But congrats and best wishes to Fernando. The system fails yet again.

4 respostas
  1. Gustavo
    Gustavo says:

    Nao sei pq de toda essa discussao, Fernado ou Nilo o Brasil estara mal representado de qualquer jeito, Fernando sera mais uma figurante como tantos outros que estao indo. Se fosse o Nilo, faria oq faz sempre: consegue resultados fracos…

  2. Andre
    Andre says:

    Sinceramente, não sei pra que essa onda toda com esse desempate se nenhum dos dois tem chance na prova com esses tempos. O revezamento é o que interessa e os dois estão nele.

  3. Alexandre Madsen
    Alexandre Madsen says:

    Não sei por que tanta revolta por parte do treinador americano. O Nicolas Oliveira já disputou várias competições importantes. Inclusive, foi finalista do Mundial em Roma 2009. Chegou a vez do Fernando Ernesto Santos!!! Menos, Scott Volkers!!! Menos!!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário