Toda sexta-feira agora é dia de Best Olímpica na Best Swimming. Um resumo das notícias e destaques ao redor das preparações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 e do movimento olímpico ao redor do planeta.

• Hoje, em Brasília, o Presidente do COI Thomas Bach vai ser recebido pela Presidente da República Dilma Rousseff. Na pauta, as discussões de como andam os preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e principalmente para “quem paga a conta” das obras que estão por serem concluídas.

presidente-do-coi-thomas-bach-visita-o-gramado-do-maracana-no-rio-de-janeiro-1390400388199_615x300
• O alemão Bach esteve ontem no Rio de Janeiro onde visitou o Comitê Olímpico Brasileiro sendo recebido pelo Presidente da entidade Carlos Nuzman. Ambos estavam juntos no início da semana na reunião do Comitê Executivo na Suiça. Lá, Bach elogiou o andamento das obras e até mandou “grande dinamismo” no novo ritmo dado ao Rio2016.

10370902_701449056557191_532063390964326549_n
• Ontem, no Rio, Bach fez mais elogios, agora para a preparação da equipe brasileira para a Olimpíada. O Presidente do COI conheceu o sistema de trabalho e planejamento do COB para os principais esportes e atletas em busca das medalhas na Olimpíada.
• Acompanha o Presidente Bach, a argelina Nawal El Moutawalel, Presidente da Comissão de Inspeção do Rio 2016. Ambos estarão no domingo assistindo a final da Copa do Mundo no Maracanã.

10348298_726886094019960_2269600531867444618_n
• Entre os dirigentes que estavam presentes a visita de Thomas Bach no Rio ontem, o nadador Thiago Pereira, integrante da comissão de atletas do COB e da FINA.

10461470_10152346383999232_4009604091077437451_n
• A boa impressão do relatório apresentado na reunião do Comitê Executivo do COI na Suiça foi geral. Uma imagem totalmente diferente do plano de emergência lançado em abril. Nos recentes avanços de obras, foram destacadas o início da colocação de grama no campo olímpico de golfe, o avanço das obras no Parque Olímpico, o lançamento da pedra fundamental nas obras do Parque Deodoro.

• Uma das preocupações do COI sempre é o legado. Assim, destaque para as duas linhas do BRT, sistema integrado de transporte já operando, além de uma terceira linha e do avanço das obras do metrê também foram mencionados.
• O Rio2016 também já iniciou o processo do programa educativo reunindo cerca de 500 escolas num total de 2 milhões de estudantes. Talvez aqui, um dos mais importantes legados de se trazer um evento como este para o país.
• Na reunião do COI foram apresentados os balanços financeiros e grande incremento da renda do órgão. Entre os anos de 2013 a 2016 haverá um aumento de 85% do total arrecadado no período de 2001 a 2004. Grande parte deste aumento vem do crescimento constante dos direitos de televisionamento dos Jogos Olímpicos. Em números, é um aumento direto de 5,1 bilhões de dólares.

sochi_2014_mountains
• Uma pesquisa realizada em 16 países escutou cerca de 36 mil pessoas a respeito do impacto e impressão com relação aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi. O resultado foi o melhor possível. Além ad boa imagem de apelo esportivo e entretenimento, números como da audiência de TV 2,1 bilhões (aumento de 13% em relação a Vancouver 2010), 114.000 horas de transmissão (aumento de 119%), 250 emissoras de TV (aumento de 114%) e o incrível número de 1,4 bilhões de videos digitais assistidos globalmente (aumento de 334%) comprovam o sucesso que foi a audiência da Olimpíada de Inverno.
• O COI anunciou um fundo de 10 milhões de dólares para o controle anti-doping. O fundo é apenas um reforço a verba que a entidade já gasta regularmente junto a WADA.
• A Federação Internacional de Beisebol e Softbol teve de dar explicações na reunião do COI. Tudo por conta de uma grave gafe política durante um congresso da entidade na Turquia em maio. A bandeira e o nome de Israel foram removidos do encontro causando um sério mal-estar.
• No ano passado, foi a FINA que teve problemas com as etapas de Doha no Catar e Dubai nos Emirados Árabes Unidos pela exposição e nome de Israel durante a Copa do Mundo de Natação. A FINA, na oportunidade, fez um comunicado público condenando as duas federações de natação pela situação.
• Paquistão e Gâmbia também tiveram seus comitês olímpicos discutidos na recente reunião do COI. A entidade não aceita qualquer interferência dos governos nos comitês olímpicos nacionais. Em caso de não atender ao que a Carta Olímpica determina, os países serão suspensos das competições internacionais.
• Ainda sem estabelecer uma nação consolidada, o COI vai se antecipar a ONU e dar condição de participação ao Sudão do Sul nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, China.
• O escândalo de venda de ingressos na Copa do Mundo já determinou uma revisão do modelo atual utilizado pelo COI para os Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, a entidade também teve problemas com ingressos especiais sendo vendidos no mercado negro.
• Uma informação, não confirmada oficialmente, a Match, empresa envolvida no escândalo dos ingressos da Copa do Mundo, estava em negociação para também atuar nos Jogos do Rio 2016. A Match mantém um escritório permanente na Barra da Tijuca.
• Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 depois de sete ou mais candidatos, acabou resumido a três. Almaty no Cazaquistão, Oslo na Noruega e Beijing na China foram apresentadas como as cidades finalistas.
• No documento elaborado pelo COI, Oslo recebe as melhores notas enquanto que Almaty é o que recebe as observações menos positivas.
Veja o vídeo de anúncio do COI:

• O Diário Oficial do Rio de Janeiro confirmou que a empresa Ibeg Engenharia e Construções Ltda. foi a vencedora da licitação da área sul do Complexo Esportivo de Deodoro. Uma obra de 157 milhões de reais que engloba o Centro Nacional de Hipismo, a clínica veterinária, a ferradoria, e a Vila dos Tratadores.
• O Complexo Esportivo de Deodoro vai receber 11 modalidades nos Jogos de 2016.

imagegen-1.ashx
* Já estamos há menos de 40 dias dos Jogos Olímpicos da Juventude, mais precisamente 36 dias para Nanjing 2014. Até agora a FINA ainda não anunciou o nome dos atletas convocados para a disputa da natação. Várias modalidades já confiraram seus participantes. A demora na lista da FINA é para fechar com os países que enviarão seus representantes através do critério de Universalidade. O total de nadadores participantes nos Jogos da Juventude está previsto em 400.
* Nanjing realizou o teste evento da natação na semana passada. Foram apenas 48 nadadores num torneio interno que testou equipamento eletrônico, arbitragem, além de incidentes como demora no processo da competição e até mesmo casos de emergência médica.
* O processo de treinamento dos voluntários para os Jogos da Juventude foi iniciado esta semana. Participação maciça de estudantes e jovens chineses que irão atuar durante a competição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário