Segunda-feira é dia de Giro pelo Mundo na Best Swimming. Confira o que foi notícia em destaque pelo mundo da natação e águas abertas durante a semana.

* O CIBC Aquatic Centre em Toronto que sediou a natação nos Jogos Pan Americanos e ParaPan Americanos foram entregues em definitivo a Universidade de Toronto e a comunidade local. A piscina estava sob controle da organização de Toronto 2015 e passará a ser sede de programas de treinamento de alto nível além de oferecer aulas de natação para a comunidade.

* O americano Nathan Adrian está no BP Team, novo patrocinador montado reunindo atletas de destaque nos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

* Equipe da Universidade da Flórida de natação e saltos ornamentais foi homenageada no jogo de futebol americano da temporada do NCAA. Americanos fazem muito este tipo de reconhecimento a seus atletas.

Sperry

 

* Sperry é o novo patrocinador da Federação Australiana de Natação. Conhecida marca de sapatos, a Sperry vai patrocinar a entidade por três anos.

* USA Swimming vai enviar 14 nadadores da Seleção Júnior para disputar as duas últimas etapas da Copa do Mundo em Doha e Dubai. O grupo tem dois atletas da Seleção Principal David Plummer e Felicia Lee e os seguintes nadadadores da Seleção Júnior:

Feminino
Cassidy Bayer, Nation’s Capital Swim Club
Marta Ciesla, Pine Crest Swimming
Erin Earley, Hopkins Mariner Swim Team
Courtney Harnish, York YMCA
Meghan Small, York YMCA

Masculino
Michael Andrew, Indie Swimming
Sean Grieshop, Nitro Swimming
Matthew Hirschberger, Nation’s Capital Swim Club
Logan Houck, Sandpipers of Nevada
Bryce Mefford, Sierra Marlins Swim Team
Joey Reilman, Firestone Akron Swim Team
Carsten Vissering, Nation’s Capital Swim Team
Chris Yeager, Nitro Swimming

OW-Team-Title

* Catherine Vogt, treinadora da Seleção Americana campeã das águas abertas em Kazan, foi anunciada como a Head Coach da equipe da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Vogt é treinador de Haley Anderson e Oussama Mellouli e será a primeira vez que uma mulher será Head Coach de uma equipe americana em Jogos Olímpicos.

* Dave Kelsheimer, treinador de Jordan Willimovsky, campeão mundial dos 10 quilômetros, foi indicado como o treinador assistente da equipe.

* Nadador francês Eric Ress radicado há anos nos Estados Unidos está retornando a seu país. Vai treinar com Frank Esposito no Club Antibes em busca de uma vaga na equipe olímpica da França para o Rio 2016. Ress se graduou na Universidade de Indiana, mas estava treinando há um ano no Santa Clara Swim Club na Califórnia.

* Federação Alemã de Natação anunciou a sua convocação dos selecionados A, B referente aos resultados alcançados no Mundial de Kazan e que servem como referência para a ajuda de custo que os atletas recebem mensalmente. A equipe A é formada apenas por atletas que estiveram entre os oito melhores do mundo em Kazan em provas olímpicas. São quatro mulheres, nove homens e Isabelle Harle das águas abertas.

* Semana movimentada para Michael Phelps, mas fora d’água. Sua irmã, Hilary Phelps esteve na Índia inaugurando a primeira escola de natação Michael Phelps Swim School fora dos Estados Unidos. Phelps relembrou o ano da sua prisão por dirigir embrigado com uma postagem bem sincera nas redes sociais.

* USA Swimming anunciou três de seus árbitros que irão atuar na arbitragem dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Sid Cassidy para as águas abertas, Cecil Gordon e Jay Thomas na natação. O correto seria a lista dos árbitros para os Jogos serem anunciada pela FINA, mas parece que a USA Swimming vazou a lista distribuindo a notícia através de nota oficial.

* Lauren Boyle, medalha de prata nos 800 e 1500 livre em Kazan, foi anunciada como a nadadora do ano na Nova Zelândia. Além dela, também foram premiados na festa anual da escolha dos melhores: Bobbi Gichard (revelação do ano), Kayne Redford (águas abertas), Sue Southgate (treinador do ano), Mary Fischer (nadadora paralímpica).

* Sarah Sjoestrom está leiloando seu traje e touca utilizada em Kazan no Mundial para uma entidade assistencial na Suécia. Um dos maiores destaques do Mundial, Sjoestroem foi ouro nos 50 e 100 borboleta, prata nos 100 livre e bronze nos 50 livre. A sueca ainda foi prata no 4×100 medley além de fazer o melhor tempo da competição nos 200 livre abrindo o revezamento 4×200 livre. Até o fechamento desta matéria, o leilão virtual já chegava próximo aos 1.000 reais.

12088078_787868004669166_6900855913194304533_n

* Sara Sjoestroem está em um training camp na Espanha. A foto acima é de sua caminhada no domingo, seu dia de folga.

Unknown

* USA Swimming realizou a sua Convenção Anual aprovando algumas modificações nos seus regulamentos e regimentos internos. Entre as mudanças, duas são relacionadas ao doping. Treinadores e clubes são proibidos a partir de agora de oferecerem treinamento, ajuda ou programação de trabalho a qualquer atleta que esteja cumprindo suspensão por doping. Treinadores que receberem prêmios de atletas que testarem positivo deverão fazer a devolução dos mesmos.

* Na Convenção, apresentação dos prêmios anuais da USA Swimming premiando Katie Ledecky pelo terceiro ano consecutivo como melhor nadadora americana. Ledecky se iguala a Ryan Lochte e Mike Barrowman que também venceram três anos o prêmio da USA Swimming. Michael Phelps é o maior vencedor deste prêmio, cinco vezes. Relação completa dos premiados da Convenção da USA Swimming:

Female Open Water Swimmer of the Year: Haley Anderson
Fran Crippen Memorial Male Swimmer of the Year (Open Water): Jordan Wilimovsky
Glen S. Hummer Award: Catherine Vogt, Dave Kelsheimer, Dr. Josh White, Eric Posegay, Laurel Liberty, Bryce Elser
Adolph Kiefer Safety Commendation Award: Lana Whitehead, SWIMkids USA (Mesa, Ariz.)
Trischa L. Zorn Award: Jessica Long
James Raymond “Jimi” Flowers Disability Coach of the Year: Queenie Nichols
Outstanding Disability Service Award: Aiken-Augusta Swim League
Make a Splash Hero Award: Liquid Lifesavers (Danville, Ill.)
Safe Sport Impact Award: Paul Stockett
Diversity Inclusion Award: Sue Anderson
Kenneth J. Pettigrew Award: Clark Hammond
ASCA Coach of the Year (Presented at the ASCA Convention): Bruce Gemmell
Developmental Coach of the Year: Tim O’Brien
Athletes’ Appreciation Award: Jack Roach
Phillips 66 Performance of the Year Award: Katie Ledecky (800 livre – 2015 FINA World Championships)
USA Swimming Athlete of the Year: Katie Ledecky
USA Swimming Award: Rowdy Gaines

* Saiu a lista dos nomes finalistas para a votação online do Golden Goggles que acontecerá em Los Angeles, na Califórnia, no dia 22 de novembro. A votação online vai até o dia 13 de novembro. Veja abaixo a lista dos nomes pré-selecionados:

Revelação do ano
Katie Meili
Jordan Wilimovsky
Kelsi Worrell

Perseverança
Kevin Cordes
Connor Jaeger
Allison

Treinador do ano
Bob Bowman
Bruce Gemmell
Dave Kelsheimer
David Marsh
Catherine Vogt

Revezamento do ano (todos em Kazan)
4×100 medley masculino
4×200 livre feminino
4×100 livre misto

Prova feminina do ano
Haley Anderson campeã mundial 5 K em Kazan
Katie Ledecky 200, 400, 800 e 1500 livre em Kazan
.
Prova masculina do ano
Connor Jaeger 1500 livre em Kazan
Ryan Lochte 200 medley em Kazan
Michael Phelps 100 borboleta e 200 borboleta no Campeonato Americano
Jordan Willimovsky 10 quilômetros em Kazan

Atleta Feminino do Ano
Haley Anderson.
Missy Franklin
Katie Ledecky

Atleta Masculino do Ano
Ryan Lochte
Michael Phelps
Jordan Wilimovsky

* Na Escócia, Robbie Renwick venceu o título de “Sportperson of the year”. Integrante do revezamento campeão mundial 4×200 livre em Kazan, Renwick é o terceiro nadador a conquistar este título na Escócia. Antes Gregor Tait em 2006 e Hannah Miley em 2010 já haviam sido premiados. Outro nadador, Duncan Scott, foi escolhido o “Young Sportperson of the Year”.

CQbKDW5WwAEi48G

* A British Swimming anunciou Tom Daley como o Atleta do Ano na Grã-Bretanha. Escolhido por voto popular o saltador recebeu mais de 25% dos votos computados. Daley foi ouro na prova inaugural da plataforma sincronizada mista além de um bronze na plataforma de 10 metros. A decisão deixou a natação britânica descontente e até Tom Daley reagiu com surpresa pela escolha. Todos esperavam que Adam Peaty, campeão e recordista mundial dos 50 e 100 peito fosse o escolhido.

* Relação dos premiados pela British Swimming:
Athlete of the Year: Tom Daley

Saltos ornamentais:
Athlete of the Year: Tom Daley
Emerging Athlete of the Year: Lois Toulson
Coach of the Year: Adrian Hinchliffe

Natação paralímpica:
Athlete of the Year: Jessica-Jane Applegate
Emerging Athlete of the Year: Tully Kearney
Coach of the Year: Glenn Smith

Natação:
Athlete of the Year: Adam Peaty
Emerging Athlete of the Year: Duncan Scott
Coach of the Year: Mel Marshall

Veja alguns vídeos dos escolhidos:

 

 

* Ainda sobre a natação britânica, seletiva para o Rio 2016 marcada para Glasgow, na Escócia, de 12 a 17 de abril, mesma semana do Maria Lenk/Teste Evento no Rio de Janeiro. O programa da competição pode ser conferido aqui:

ProgramaSeletivaBritanica

* Três cidades, todas na Ásia, são as finalistas para a sede dos Campeonatos Mundiais dos Esportes Aquáticos de 2021 e 2023 que serão decididos na próxima reunião da FINA em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 8 de novembro. Doha no Catar, Fukuoka no Japão e Nanjing na China estão na briga. Fukuoka já sediou o Mundial de 2001. Doha foi sede do Mundial de Piscina Curta no ano passado e Nanjing foi a sede dos Jogos Olímpicos da Juventude também no ano passado.

* Espanha anunciou seus critérios para a formação da equipe espanhola para o Rio 2016. A seletiva acontecerá no Open da Primavera de 19 a 22 de março. Nomes e marcas adicionais também poderão ser incluídos no Europeu em Londres de 16 a 22 de maio. Veja os critérios da Espanha para 2016:

criteriosespanha

12043064_885489561526683_2964399896569630822_n* Filippo Magnini agora é do time Diana. Novo patrocinador para o capitão da Seleção Italiana que já foi Speedo, Arena e Jaked.

* Tem livro novo no mercado da natação. É da australiana Leisel Jones, uma das maiores medalhistas da natação daquele país. “Body Lenghts” é o título da sua biografia que trata das alegrias e tristezas de sua carreira em destaque a depressão que marcou o final de sua vitoriosa trajetória.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário