Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

 

A Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ) divulgou nesta semana as propostas de calendário e regulamentos para a temporada 2011. Além disso, um boletim oficial convocou os representantes dos clubes e a comunidade aquática para Assembleia Geral Ordinária.
 
De acordo com o estatuto da federação, a Assembleia deve ocorrer sempre nas duas primeiras semanas de fevereiro., Em respeito a esta norma, a reunião foi marcada para os dias 11 e 12 deste mês. No entanto, houve uma novidade em relação aos anos anteriores: foi marcada uma reunião técnica antes da Assembleia.
 
Segundo o Coordenador Técnico de Natação da FARJ, Marco Tavares, o objetivo é acabar com as intermináveis Assembleias através de uma reunião anterior, que já antecipe os detalhes técnicos dos regulamentos e do calendário.
 
A ideia foi pensada com base no Conselho Técnico de Natação da CBDA. Assim como na confederação, o objetivo da FARJ é que as decisões técnicas sejam decididas anteriormente à Assembleia e, posteriormente, aprovadas pelos respresentantes dos clubes.
 
Propostas podem sofrer alterações
 
Sobre as propostas apresentadas pela FARJ, poucas novidades estão presentes. O calendário 2011 repete boas experiências em relação ao de 2010 e estabelece alguns ajustes.
 
Dentre as principais mudanças, o TOP 16 Swim Meet passa a ser disputado apenas uma vez por ano. Não há mais Torneio de Fundo, cujas provas voltam a ser disputadas no circuito convencional. E o Fera FARJ, programa que premia os atletas com melhor desempenho, passa a valer apenas até o infantil, que são as categorias que mais valorizam o projeto.
 
Na proposta de regulamento, o Campeonato Estadual Absoluto permanece sendo disputado com base em índices. No entanto, após a reunião técnica, pode ser que o modleo de disputa volte a ser os 16 melhores tempos dos campeonatos estaduais.
 
Uma novidade interessante no calendário da FARJ é a discriminação das competições-alvo de cada circuito. Isto facilita a compreensão por técnicos, atletas e pais do programa de provas e da localização temporal de cada temporada.
 
Primeira competição pode ser problema
 
A primeira competição da temporada, no entanto, pode ser o único problema no calendário da FARJ para 2011. A única rodada de circuito do ano em piscina de 25 metros para as classe juvenil, júnior e sênior será realizado no último fim de semana de fevreiro, justamente quando ocorre o VI Encontro Nacional de Técnicos em Indaiatuba (SP), que conta com apoio da BEST SWIMMING.
 
Para Marco Tavares, a data da competição poderá ser modificada se houver consenso entre os treinadores na reunião técnica e se encontre um novo fim de semana para a competição.
 
Clique aqui e confira as propostas de calendário e regulamento da FARJ para 2011.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário