Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

 

A CBDA divulgou nesta quarta-feira os critérios para formação da Seleção Brasileira que disputará o Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, na China, de 24 a 31 de julho. A decisão da tabela de índices veio após reunião do Conselho Técnico Permanente de Natação, formado pelos treinadores Alberto Silva, Arilson Silva, Fernando Vanzella, Marco Veiga, Luiz Raphael e Márcio Latuf, além do supervisor técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura.
 
Os índices brasileiros para Xangai estão mais fortes do que os índices A determinados pela Fina. Segundo Ricardo de Moura, os tempos foram obtidos através de uma avaliação da evolução dos atletas brasileiros nos últimos anos.
 
"Se quisermos obter resultados cada vez melhores, temos que levar um time condizente com a realidade do campeonato", disse ele.
 
Ao todo, os atletas terão três seletivas para que seus desempenhos sejam avaliados. A primeira delas já ocorreu: o Campeonato Pan Pacífico do ano passado. Há ainda mais duas oportunidades este ano. A primeira é a Tentativa para o Campeonato Mundial, competição inédita que ocorre na Semana Santa, de 20 a 23 de abril, no Rio. A segunda oportunidade será o Troféu Maria Lenk, duas semanas depois, de 02 a 08 de maio, também na capital fluminense.
 
Na seletiva, os atletas que estiverem entre os 30 melhores índices técnicos do país participarão à custa da CBDA. Mas a competição será aberta para participação por conta própria aos que figuram entre os 16 primeiros colocados no Troféu Maria Lenk e José Finkel 2010
 
Para as provas não-olímpicas, os índices são o décimo lugar do ranking da FINA de 2010. No entanto, para integrar a seleção, é necessário também obter índices nas provas do programa olimpico. Já os revezamentos serão formados pelos quatro melhores tempos das respectivas provas individuais.
 
Confira aqui o boletim da CBDA sobre a seletiva e aqui sobre a convocação para o Mundial com a tabela de índices.
7 respostas
  1. swim
    swim says:

    exatamente sergio, a natacao no brasil nao esta no nivel do cielo , ele é uma exeção, tanto que um projeto que era pra ser feito e arquitetado pela cbda é ele que esta fazendo. acorda cbda, ai diz que o brasil ficou em tal lugar no quadro de medalhas , que o brasil evoluiu, o brasil nao, O CIELO.

  2. Sergio
    Sergio says:

    É ridículo! Temos um campeão mundial de curta e do pan-pacífico, felipe frança, que pode ficar do mundial por causa dessa regra idiota da cbda! Além do nicolas santos que tá sempre entre os primeiros nos 50 borboleta!
    A natação brasileira não tá no nível que eles tão achando! querem ser mais realistas que o rei e vamos acabar mandando uma seleção pequena e fraca para o mundial!

  3. Marcio
    Marcio says:

    VOu ter q concordar com a CBDA. Todos nos pedimos a ano q muitas dessas mudancas acontecessem, e finalmente aconteceu. Pode nao agradar a todos, mas q vai ajudar a dar uma 'alavancada' na nossa natacao vai. Pode apostar q o pessoal vai fazer os indices… e se fizerem vao tb fazer bonito no mundial (se tiverem tempo de encaixar outro ciclo 🙂 )

  4. fundo
    fundo says:

    nao é uma boa forma de incentivar o fundo do brasil(que ja esta defasado em relacao as outras provas) , baixando ainda mais os indices e fazendo com que novamente o fundo nao participe de uma competicao forte, internacional, precisamos que nossos fundistas tenham essa vivencia, kanieski, arapiraca, etc..

  5. jefferson neves
    jefferson neves says:

    Vcs viram a justificativa para se encontrar os tempos?
    Uma piada, pois não explica nada e simplesmente não diz de onde tiraram os tempos.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário