Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming
Indaiatauba foi a capital nacional da natação no fim de semana que passou. Na cidade ocorreu o VI Encontro de Técnicos de Natação, reunindo mais de 100 treinadores de todas as regiões do país.
A programação consistiu em um ciclo de palestras, envolvendo aspectos de treinamento e atividades complementares à água. As apresentações foram ministradas por treinadores com anos no mercado, como Antônio Henrique Barbosa, Mirco Cevales, Alex Pussieldi, Marcelo Tomazini e Silas Souza.
No sábado, Antônio Barbosa detalhou em sua palestra o treinamento voltado para atletas de alto rendimento, como Tatiana Lemos e Fabíola Molina. Marcelo Tomazini valorizou a importância da preparação física para o trabalho na água. Já Silas Ferreira demonstrou a importância da valorização da categoria petiz para o futuro atleta.
Já no domingo, Everton Araújo apontou como a fisioterapia e o trabalho fora da água podem influenciar no rendimento do nadador. Alex Pussieldi fez um comparativo entre a contratação de atletas no Brasil e nos Estados Unidos, apontando o modo paternalista com o qual os treinadores tratam os nadadores em nosso país. E Alexandre Indiani fez um panorama de como anda a criação de uma associação de treinadores no Brasil.
Técnicos trocam experiências
Treinador do Fluminense, Francisco Rego foi ao Encontro pela quarta vez. Para ele, troca foi a palavra que melhor definiu o seminário deste ano.
"O mais importante no Encontro de Técnicos é a troca. Você consegue trocar experiências com outros treinadores mais experientes e também manter contato com eles para que esse feedback seja contínuo".
Francisco disse que alguns pontos observados no Encontro deste ano já tem espaço no seu programa de treinamento.
"Sempre tento aproveitar o que aprendo aqui no programa de treinamento. Este ano, alguns aspectos do trabalho fora da água eu devo implementar em minha equipe", explicou.
O próximo encontro ocorre no ano que vem. O evento teve o patrocínio da Speedo e o apoio da Federação Aquática Paulista (FAP), da Swim It Up! e da BEST SWIMMING.
Realmente o importante e o encontro e a troca de informações,e coisas desse tipo era pra ter dois eventos desse por ano,uma na região norte nordeste e a outra em indaiatuba mesmo.Valeu, foi muito bom.parabéns aos organizadores.