Autor • Pedro de Figueiredo
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Tales Cerdeira integra a equipe do PRO 16

No primeiro fim de semana após ser confirmado como um dos grandes reforços do Flamengo para a temporada 2011, o nadador Tales Cerdeira vê o desafio que terá pela frente. Com passagens pelo Tijuca TC no Rio e o EC Pinheiros em São Paulo, este será o primeiro grande clube ligado ao futebol que o atleta vai representar.

Tales, juntamente com Henrique Rodrigues e Leonardo de Deus, foi um dos integrantes de uma das maiores confusões da história recente da natação brasileira. Após aceitarem o convite de participar do grupo de treinamento de alto rendimento criado por Cesar Cielo, o PRO 16, os atletas receberam com surpresa uma decisão do Pinheiros de que deveriam optar pelo clube ou pelo projeto. Após propostas de quatro clubes, eles acabaram vendo no Flamengo, de Cesar Cielo e Nicholas Santos, a oportunidade de conciliarem o treinamento especial com um grande clube, como foi antecipado pela BEST SWIMMING na quarta-feira.

Em entrevista neste sábado, Tales afirmou que as expectativas para a nova fase são as melhores e que o fato de poder estar mais em sua cidade natal e onde mora sua família, o Rio de Janeiro, é um dos pontos mais positivos.

"A minha expectativa é de que o clube possa garantir a estrutura necessária a um atleta e que eu possa representar bem o Flamengo. Apesar desta mudança não ter estado nos planos em um primeiro momento, vejo que agora ela me abre a oportunidade de estar mais perto de casa e da minha cidade natal", disse.

Sobre a polêmica com o Pinheiros, Tales garante: não guarda nenhuma mágoa.

"Não guardo nenhuma mágoa não, porque acho desnecessário. Nós fomos mal-entendidos. O Pinheiros entendeu o projeto de forma errada e isso foi ruim para os dois lados. Para mim foi ruim porque fiquei exposto com toda essa confusão e para o clube também foi ruim porque perdeu bons atletas", afirmou com exclusividade à BEST SWIMMING.

Para o nadador, o principal objetivo do ano é conseguir uma medalha nos 200m peito no Mundial de Xangai. Segundo ele, se depender do entrosamento do PRO 16, o obejtivo tem tudo para ser conquistado.

"O clima no PRO 16 não poderia estar melhor. E acima de tudo, somos amigos, o que é mais importante", finalizou.

Flamengo quer vencer o Maria Lenk

O reforço de Tales, Henrique e Leo é visto pelo Flamengo como fundamental para a conquista do tão sonhado título do Troféu Maria Lenk. O clube, que já foi o maior vencedor da história da competição, voltou a subir no pódio da disputa entre clubes no ano passado, na terceira colocação. Para este ano, apenas o lugar mais alto do pódio importa.

"O nosso objetivo é figurar entre os melhores do Maria Lenk, com atletas de qualidade e que sirvam de talento para as novas gerações do clube", disse o diretor de esportes olímpicos, Marcos Guimarães.

6 respostas
  1. lala responde
    lala responde says:

    Será q vc poderia me apontar onde está a falta de ética na idealização do projeto e da formação da equipe? Em q parte do processo td vc chamaria de falta de ética?

  2. Presta atenção!
    Presta atenção! says:

    Pode até ser, mas vai ter q “suar bastante a camisa”, ou melhor, “molhar bastante a sunga”! Q o Fla vai brigar mto, ah!… isso vai!!!!!

  3. CRIS e CERDEIRA, pais do TALES
    CRIS e CERDEIRA, pais do TALES says:

    Tales cresceu e apareceu no Esporte Clube Pinheiros. Foi o Pinheiros que o projetou, não apenas nacional, mas internacionalmente. Uma combinação perfeita entre o apoio, o suporte e a estrutura amplamente oferecidos pelo clube, que foram fundamentais; a indiscutível competência do seu técnico Albertinho; e claro, não podemos esquecer, o talento que Deus lhe deu.
    Tales e nós reconhecemos o papel fundamental que o clube representou em sua vida de atleta, desde muito tempo. Acreditamos que o clube também reconheça a retribuição do Tales em forma de respeito, disciplina, empenho e dedicação, traduzidos em grandes resultados.
    Foi uma decisão muito sofrida, a de deixar o clube, porém, entendemos ser, pelas circunstâncias atuais, a mais acertada, dentre as opções possíveis.
    Nenhum ressentimento, em absoluto, só agradecimentos por tudo que o clube lhe proporcionou e pelo privilégio de ter integrado, por tanto tempo, essa grande equipe.
    Acima de qualquer coisa, buscamos um entendimento, uma solução amigável que atendesse a ambas as partes.
    Acreditamos que a saída do Tales tenha sido pela porta da frente, a mesma porta por onde ele entrou há seis anos atrás e, de preferência, tendo o cuidado de deixá-la aberta…

    Agora só nos resta torcer muito para tudo dar certo!!!

    Boa sorte, filho, nesse recomeço!!!

  4. lala
    lala says:

    Coach, realmente a cada dia fica mais difícil expressarmos o que é certo ou errado. Mais uma vez a fala “o Pinheiros não entendeu o Pro 16”.O que o Pro 16 não entende foi a descaracterização que o Pró 16 gerou para a natação Brasileira.Não existe nem lugar e pouco menos Instituições para treinar os atletas em questão? O Pró 16 foi mal interpretado sim pela surpresa da falta de ética.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário