Autor • Alex Pussieldi direto de Lima
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial do Mundial Júnior 2011

 

O mais forte Mundial Júnior de todos os tempos. Antes de começar a competição já dá para antecipar que a competição que começa na próxima terça-feira e vai até domingo será o melhor da história. Os tempos de inscrição indicam um campeonato bem mais forte do que foi o primeiro no Rio em 2006 e em Monterrey em 2008.

 

Lima faz o seu primeiro evento de porte internacional para a FINA e muita expectativa para a capacidade dos peruanos em sediar tal competição. O mexicano Javier Careaga, ex-Presidente da Federação Mexicana de Natação, foi quem organizou o evento. Contratado pela Federação Peruana, foi Careaga quem organizou e planejou todo o evento.

 

A terceira edição do Mundial Júnior praticamente mantém o mesmo padrão dos eventos anteriores. São seis dias de competição, eliminatórias, semifinais e finais para as provas de 50 e 100, eliminatórias e finais para as provas de 200 para cima. Inclusão de duas provas novas no programa: 800 livre para os homens e 1500 livre para as mulheres.

 

As provas de fundo de 800 e 1500 vão ser em finais diretas. Ou seja, os oito melhores tempos nadam na final, o resto nas eliminatórias.

 

O palco para o Mundial Júnior será a conhecida e antiga piscina do Campo de Marte. Totalmente "maquiada", a piscina não foi remodelada e sim adaptada para a competição. O destaque fica para a cobertura móvel colocada para o evento protegendo contra as condições climáticas da época em Lima.

 

Eliminatórias as 9 horas da manhã, horário local, correspondendo a 11 da manhã em Brasília. As finais serão as 6 da tarde, equivalente a 8 da noite em Brasília.

 

Um total de 621 atletas de 65 países devem lotar a piscina principal de 8 raias além de outra anexa de 25 metros. Aquecimento deverá ser um desafio diário para estes atletas e seus treinadores.

 

Depois de Rio, Monterrey e Lima, o Mundial Júnior vai sair das Américas na próxima edição. O evento de 2013 já está marcado para Casablanca no Marrocos. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário