Autor • Alex Pussieldi direto de Lima
Fonte • Best Swimming

Divulgação

Logo oficial do Mundial Júnior 2011

 

Rio, agosto de 2006.

O primeiro Campeonato Mundial Júnior foi na piscina do Parque Aquático Julio Delamare. A Itália comandada pelo antigo Head Coach Alberto Castagnetti, já falecido, foi o grande destaque da competição com 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze, total de 17 medalhas.

Os americanos ficaram em segundo lugar com 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 8 de bronze. No time americano, o melhor nadador da competição Tyler Clary, que nadou sob o nome de Scott Flowers.

O Brasil teve um excelente desempenho levando um ouro com Leonardo Guedes que ainda foi prata nos 100 costas e também participou do revezamento 4 x 100 medley que terminou com o bronze.

Cândido da Silva Jr. nadou os 50 borboleta pela terceira vez em sua carreira e foi vice campeão mundial completando a prova sem respirar. Aprendeu com a sueca Therese Alshammar que passou um tempo treinando no Minas após a Copa do Mundo.

Os brasileiros ainda foram bronze no 4 x 200 livre masculino. No feminino, Ana Marcela Cunha, então com 15 anos de idade, disputou o revezamento 4 x 200 livre e viajou imediatamente para disputar o Mundial de Águas Abertas em Nápoles na Itália.

 

Monterrey, 2008

Um calor infernal numa piscina moderna e recém construída. Monterrey recebeu de forma simpática a segunda edição do Mundial Júnior. Desta vez, os americanos vieram com equipe completa e levaram o título conquistando 9 medalhas de ouro, 6 de prata, 6 de bronze, total de 21 medalhas.

Os russos com a presença de Danill Izotov, que venceu os 200 e 400 livre, ficaram em segundo lugar com 7 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze, total de 13 medalhas.

Os neo-zelandeses também foram destaque na competição. Na água, onde ficaram em terceiro lugar e com destaque para Daniel Bell, e fora dela com o tradicional Haka empolgando os torcedores mexicanos presentes ao evento.

O Brasil levou uma medalha individual com Etiene Medeiros, prata nos 50 costas. Ainda rolou um bronze no 4 x 100 livre. Um detalhe é que João de Lucca esteve no revezamento de prata do 4 x 200 no Rio em 2006 e agora levou o bronze no 4 x 100 livre de Monterrey no México.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário