Autor • Alex Pussieldi direto de Lima
Fonte • Best Swimming
Divulgação
Logo oficial do Mundial Júnior 2011
Lima, Capital Peru, a dois dias do início do Mundial Júnior de Natação.
* Clima ameno, sempre nublado, muito úmido, nem chove, nem sol.
* Lima do trânsito caótico das grandes cidades, principalmente latino americanas.
* O palco é o Campo de Marte, conhecida piscina, antiga e que sofreu uma boa "maquiada" para a competição. Só faltaram os blocos, ainda os antigos e pequenos. A piscina é rápida, e a cobertura deu outro toque no ambiente. Os peruanos fizeram um bom esforço para sediar o campeonato.
* Todo mundo está aqui. Não há um só país expressivo na natação mundial que não tenha mandado representação. A terceira edição do Mundial Júnior vai ser forte, bem mais forte do que as anteriores.
* Os americanos são os maiores por aqui. Maior grupo, maior organização, e um staff de 16 pessoas. Com dois atletas por prova, os americanos somam 40 nadadores na competição.
* Total de 621 nadadores no Mundial, 65 países.
* Estou no Hotel Sheraton, mesmo hotel de diversas delegações, inclusive o Brasil por aqui.
* Falando em Brasil, repetimos aqui o que se passa na Universíades. Apenas uma mulher no grupo, Carolina Bergamaschi. Lá em Shenzhen, apenas Etiene Medeiros.
* São 12 homens e Bergamaschi. Para estar aqui, os atletas brasileiros tiveram de conquistar o 10o melhor tempo do último Mundial Júnior em Monterrey em 2008.
* Speedo é a patrocinadora oficial do evento e todos os produtos a serem vendidos dentro do complexo serão da marca. Já temos, entretanto, alguns "sacoleiros" rodando por aqui. Faz parte.
* A cobertura da piscina ficou muito boa, entretando com a umidade lá fora com o vapor que sobe do movimento dos nadadores se criou um ambiente meio complicado de se respirar. Reclamações de várias delegações, inclusive do Brasil, foram determinantes para a organização abrir várias "janelas" na estrutura lateral o que permitiu uma melhor ventilação.
* O mexicano Javier Carega, ex-Presidente da Federação Mexicana de Natação, foi o escolhido pela Federação Peruana para ser o chefe do comitê organizador do evento. O cargo é remunerado e quem esteve na lista para ser o responsável foi a brasileira Giovana Moreira, assistente da Presidência da CBDA. Optaram pelo mexicano.
* Já existe um start-list, mas pelo jeito com alguns erros. Segundo a comissão técnica do Brasil faltam quatro inscrições dos atletas brasileiros na lista entregue. A reunião técnica acontece nesta segunda-feira as 2 da tarde horário local.
* Piscina com 8 raias, piscina de soltura de 25 metros com oito raias disponível vai ficar pequeno para os mais de 600 nadadores por aqui. Com certeza vai se discutir alguns horários e orientações específicas para melhorar o funcionamento da competição.
* Jefferson Borges, árbitro brasileiro da FINA, é nosso representante na arbitragem da competição. Ele também esteve em Shanghai substituindo a Daniel Schneider que por motivo particulares não pôde viajar a China.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!