Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

AFP

Imagem aérea do Complexo Scotiabank lotado de fãs mexicanos

 

A natação mexicana ainda não alcançou o que pretendia para estes Jogos Pan Americanos. No primeiro dia de disputa, foram quatro finais, e mais três nesta segunda etapa.

 

Os mexicanos estabeleceram como meta para este Pan Americano superar a melhor performance da história do país na disputa conquistando 24 medalhas de ouro. Nenhuma destas virá da natação.

 

Em 2007, no Pan do Rio, o time mexicano teve duas medalhas de prata com Patricia Castañeda nos 400 e 800 livre e mais um bronze com Juan Veloz nos 200 borboleta. Nem superar estas medalhas está na expectativa para este ano.

 

Na história do Pan Americano, os mexicanos acumulam um total de 39 medalhas conquistadas na natação. Destas, apenas um ouro, 7 prata e 31 bronzes.

 

A natação mexicana bateu o seu primeiro e único recorde mundial em 1968 com Guillermo Echevarria nos 1500 livre (16:28:10). Os mexicanos não conseguem colocar um nadador na final masculina dos Jogos Olímpicos desde 1972 e as mulheres desde 1980.

 

Medalhas olímpicas na natação para os mexicanos então só em 1968 com a forte influência da altitude da Cidade do México. Naqueles Jogos, Felipe Muñoz venceu os 200 peito e Maria Ramirez foi bronze nos 800 livre.

 

A entusiasmada e eufórica torcida mexicana tem sido um dos destaques deste Pan Americano. Resta agora a natação mexicana alcançar um resultado que retribua todo este carinho dos torcedores. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário