Autor • Redacao
Fonte • Best Swimming

IOC

Em ação Malick Fall

 

Universalidade é a forma do Comitê Olímpico Internacional garantir a presença dos 204 Comitês Olímpicos Nacionais nos Jogos Olímpicos. A presença de todos estes países fica impossível pelos esportes coletivos, onde as melhores equipes são selecionadas, assim como nos outros esportes de confronto também é limitada a presença de atletas.

 

É na natação e no atletismo onde o COI consegue incluir a presença de todos estes atletas "convidados" no sistema que já foi chamado de "Wild Card", hoje definido por Universalidade.

 

Esta oportunidade única premia alguns valores de diferentes nações que pelas condições locais dificilmente teriam a oportunidade de um dia chegar aos Jogos Olímpicos. Entretanto, nem todos os atletas que chegam aos Jogos pelo sistema são no "padrão Eric Moussambani", figura que encantou o mundo pelos seus 1:52 nos 100 livre dos Jogos de Sydney em 2000.

 

Uma destas exceções é o nadador senegalês Malik Fall que aos 26 anos irá para a sua quarta Olimpíada. Porta bandeira do Senegal em Beijing 2008, Fall estreou em Sydney 2000 com apenas 15 anos de idade e nadando os 100 peito para 1:08:60 e com apenas dois anos no esporte. Ficou na 62a posição o que lhe motivou a intensificar os treinamentos.

 

Vivendo e treinando na França, voltou em 2004 em Atenas onde nadou para 1:04:50 terminando na 40a posição. Com a ajuda do novo Speedo Lazer baixou ainda mais nos Jogos de Beijing  em 2008 marcando 1:02:51 ficando na 48a posição.

 

Malick Fall além dos Jogos Olímpicos também esteve nos Campeonatos Mundiais de 2001, 2005, 2007, 2009 e no ano passado em Shanghai. Lá, sem a ajuda dos trajes, ficou em 48o lugar com 1:02:55  e 27o lugar nos 50 peito com 28:33.

 

Integrante do Programa de Solidariedade Olímpica, Malik Fall integra um clube francês competindo regularmente e treinando para aquela que será a sua quarta Olimpíada.

Natação está longe de ser um esporte popular no Senegal. O país vive e vibra com o futebol que deu alegrias na Copa do Mundo de 2002 chegando as quartas de finais inclusive eliminando a França, então campeã européia e mundial. Fora o futebol, a luta livre tem um espaço especial entre os senegaleses. 

Esta semana, uma entrevista com o nadador foi destaque na página do Comité Olímpico Internacional. Fall já está nadando os 100 peito na casa do 1:01 e espera em Londres alcançar o melhor resultado da sua carreira. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário