Autor • Alex Pussieldi direto de Omaha
Fonte • Best Swimming

USA Swimming

Logo do USA Olympic Trials 2012

 

Domingo, 24 de junho de 2012, sol bonito e forte, temperatura agradável (dentro da arena). Omaha, a maior cidade do Estado de Nebraska já vive o clima do USA Olympic Trials que começa nesta segunda-feira e vai até o dia 2 de julho.

 

* São apenas 400 mil habitantes na cidade que recebe a Seletiva Americana pelo segundo ciclo olímpico consecutivo. E faz isso combinado junto com o College World Series, um campeonato de grande porte com as melhores equipes universitárias americanas de beisebol.

* Se fala em um impacto de muitos milhões de dólares na economia local com os dois eventos.

* O principal jornal local, Sunday World Herald, trouxe um caderno especial sobre a Seletiva Americana com 20 páginas . Na capa, foto de Ryan Lochte e uma matéria especial sobre o seu estilo de vida.

* Na capa do caderno especial, Michael Phelps "the face of USA Swimming".

* A dúvida do dia foi esclarecida pelo Twitter, Phelps raspou seu bigode, publicou as fotos e todo mundo já sabe: nada os 400 medley amanhã!

* Que organização, um show, estar neste Olympic Trials é emocionante e empolgante para qualquer um. Sei que vários integrantes do Comitê Organizador da Rio2016 vão estar em Londres para ver e aprender. Deveriam estar era aqui!

* Joanna Maranhão prometeu que nunca mais nadava os 400 medley e vai para Londres nadar a prova. Michael Phelps fez a mesma coisa em Beijing em 2008 e está balizado e com o bigode raspado para nadar amanhã. Nada como um bom técnico para lhe convencer do que é o melhor a ser feito.

* O calor lá fora não é sentido dentro da Arena do Century Link. Um espetáculo de estrutura e organização.

* Técnico aqui tem vez. No congresso técnico, o Head Coach da Seleção Americana Frank Busch abriu o seu discurso solicitando que todos os treinadores que estreavam em Olympic Trials se levantassem. Depois pediu uma longa salva de palmas aos estreantes.

* Técnico aqui é gente. Na cerimônia de premiação, a organização determinou que os atletas deverão comparecer acompanhados de seus respectivos treinadores.

* Um aumento muito expressivo em relação ao Olympic Trials de 2008 realizado no mesmo local. São 600 nadadores a mais do que há quatro anos e quase 200 treinadores e acompanhantes a mais. Ou seja, 800 pessoas a mais na mesma estrutura.

* Nada disso seria possível se não fosse a grande quantidade de voluntários e pessoal da organização no evento. Um detalhe a mais é a participação do Exército Americano que ficou com a responsabilidade de fazer todo controle de credenciais em todas as portas e acessos. Até mesmo para ir a piscina de soltura o atleta tem de levar a sua credencial.

* Segurança até mesmo com cachorros farejando por explosivos e drogas.

* Presença do Coach brazuca Arthur Albiero, head coach da Universidade de Louisville no seu terceiro Olympic Trials. Desta vez, com 23 nadadores participando. Quando assumiu o cargo em 2004, a Universidade não tinha nenhum nadador na competição.

* Autógrafos e fotos com os atletas na borda da piscina nem pensar. As estrelas estão instruídas a negar taxativamente e os "nadadores normais" proibidos de qualquer pedido.

* Das duas piscinas montadas pela Myrtha Pool, uma delas não vai embora. A cidade de Omaha comprou a piscina em liquidação por um milhão de dólares. Normalmente vale três vezes mais. Será a quarta piscina olímpica de Omaha. Só não definiram ainda onde colocá-la.

* A piscina de aquecimento é um show. São 8 raias de 50 metros e mais seis raias de 25 metros. Um placar eletrônico gigante indicando os resultados em real time e um telão imenso com a transmissão das provas. Perfeito para quem quer trabalhar.

* O Century Link deve estar cheio mas não lotado. Ainda existem ingressos a venda e a capacidade total para o evento é de 13 mil e 200 pessoas.

 

Um evento como este é como estar em uma sala de aula. Aprende-se e muito! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário