Autor • Alex Pussieldi direto de Londres
Fonte • Best Swimming
Posso até ser minoria, mas eu concordo com a idéia de ter poupado César Cielo do revezamento 4 x 100 livre masculino aqui em Londres. Faço questão de ressaltar isso e abaixo exponho as minhas razões.
A primeira delas é importante sabermos que não somos um Estados Unidos, uma Austrália, um Japão, uma China, e agora, ao que tudo parece uma França. Mesmo que tenhamos um discurso bonito e tentamos ao máximo parecer, também não somos uma Dinamarca, uma Grã-Bretanha, uma Nova Zelândia, e por incrível que pareça, e difícil de aceitar, não somos um Canadá.
Nós, somos movidos pelos talentos, que são muitos, e pela dedicação dos abnegados treinadores de nosso país. Nós somos um Zimbawe, uma Tunísia, uma Coréia, uma Lituânia. Somos um agregado de nadadores e dedicados treinadores, jamais uma seleção resultado de um programa de trabalho e projetado para resultados de alta performance.
Assim, o que vale para nós é a medalha. Tantas finais, ou tantas semifinais, isso pode encher espaço na mídia e na estatística, infelizmente para nós não enche barriga.
César Cielo é nossa jóia, nosso melhor atleta e maior chance de brilhar. Ele deve ser preservado, tratado de forma diferente e o programa deve priorizar a sua performance.
Talvez por isso até a mídia internacional não entenda isso. Craig Lord na Swimnews e até mesmo a Swimming World "baixou a lenha" na decisão do Brasil. Eles não sabem a nossa realidade.
Eu já havia antecipado na transmissão do SporTV durante o Troféu Maria Lenk. Com os resultados dos 100 livre que se viram no Rio, não justificava o investimento neste revezamento, falando especificamente na participação de César Cielo. Lá, ainda em abril eu pré-anunciava que o ideal era trazer um grupo de nadadores reservas (como foi feito) e ter a responsabilidade pelo revezamento.
O grupo é bom, são bons nadadores e todos têm talento e potencial. Faltou um pouco de atenção, um pouco de dedicação e ajuste para incentivar e trazer um objetivo para esta equipe. Se treinou a troca de revezamento apenas uma vez, e na cabeça deles (atletas) o nome César Cielo ainda aparece com frequência. Precisamos aprender que prova de revezamento é como qualquer outra prova olímpica. Ainda não aprendemos esta lição. Colocar Cielo no time não vai resolver. Precisamos investir no revezamento, treiná-lo e prepará-lo de forma adequada. Falta direção nisso.
Acho que até mesmo incrementar a disputa interna, ter oferecido uma tomada de tempo para João de Lucca ainda no Crystal Palace, alguma coisa precisa ser feita. Ter um treinador específico para cuidar da parte estratégica, do estudo das trocas, da qualidade e deficiência de cada um. Nunca investimos em um revezamento. O que fazemos sempre é colocar os quatro melhores tempos na água. Não temos o mesmo tratamento que damos as provas individuais, isso é fato. Somente colocar Cielo no time não vai resolver nosso problema.
Eu gostaria que Cielo tivesse nadado. Pelo menos as eliminatórias. Tivesse quebrado o gelo da competição e teríamos uma idéia de como ele está. Seriam feitos os ajustes e ele tirava a tensão antes de disputar suas principais provas.
O plano era classificar para a final e ter Cielo lá. Não deu certo, a Bélgica surpreendeu a todos e fez uma excelente prova. Mas temos de reconhecer que nadamos mal, muito mal. 3:16 para nós é igual ao tempo do Mundial de Shanghai em 2011 com Marco Macedo nadando com o óculos na boca o tempo todo. Neste nível que a natação mundial está, não podemos mais ter 49 no revezamento 4 x 100 livre, muito menos dois nadando para 49.
César Cielo ainda deve ser poupado do 4 x 100 medley. Sim, a eliminatória da prova é no mesmo dia da final dos 50 livre. Ele terá a manhã livre para descansar e no dia seguinte, se tudo correr bem fecha o revezamento do Brasil na final olímpica.
Precisamos aprender algumas lições. Algumas delas não muito difíceis de que revezamento é uma prova como qualquer outra e precisamos investir nela. A outra, talvez muito dura de ser aceita é de que ainda estamos longe de ser uma seleção olímpica. Ainda somos um grupo de nadadores talentosos que aparecem para disputar os Jogos a cada quatro anos.
Na hora da apresentação dos atletas nas provas atrás dos blocos, as câmeras sempre mostram as equipes com suas bandeiras torcendo e gritando por seus companheiros. Infelizmente, ainda somos um grupo que nem senta junto, nem torce junto, nem faz as refeições juntos. Somente colocar Cielo no time de revezamento do Brasil não vai resolver nada disso.
Não tinhamos chance nos 4 x 100. O Brasil não tem profissionalismo suficiente para preparar uma EQUIPE de natação para a EQUIPE de natação brilhar nos jogos olimpicos. Então, primeiro temos que mudar nossa forma de trabalho, pra depois pensarmos em fazer algo em prol de equipe. Até lá, sou a favor de continuar apostando no atleta individual e que realmente tem alguma chance de brilhar em eventos maiores. Cielo não ganhou medalha nos 100, mas ainda continua sendo a maior chance de medalha de ouro para o brasil na natação. Ou era o revezamento??? Acho que a melhor forma de acabar esse debate é se perguntando: Se eu tivesse que apostar todas as minhas economias em quem ganharia medalha, em que eu apostaria??? No revezamento ou em Cielo (tanto nos 100 como nos 50, principalmente nos 50)???
Na boa, naum to acreditando no Ouro do Cielo nos 50m…To vendo ele mto aquém da forma ideal, me parece até desanimado.. o q nos resta eh torcer pra ele e pro Bruno…
Coach,
O se acabou de ver foi um resultado muito abaixo do esperado do Cesar Cielo nos 100 livre fazendo com que o mesmo ocupasse a modesta posição de 6º lugar na final. Será que realmente valeu a pena o ter poupado? Ano passado, nós o poupamos e também nao pegou podium. Vimos o Nathan Adrian nadando a final do revezamento e ganhando pela segunda vez seguida nesta olimpiada do James Magnussen (abrindo o reveza e na final dos 100m). Até quando iremos continuar com esse pensamento individual predominando sobre o coletivo? Será que realmente nao tinhamos chances nos 4x100m? Só espero agora que o Cesão ganhe os 50 para aliviar a barra.
fatooo,o cielo ñ é um revezamento inteiro, então é melhor ele ser poupado para brilhar em sua prova principal!!
Também acho que tinha mesmo que poupar. Um time que quer ganhar medalha tem que se classificar com ou sem o Cielo. O time fez 3'16″, se numa suposta final o Cielo tivesse nadado pra 47″00, e os outros do Brasil melhorassem 0,5s cada, o tempo iria melhorar 4 segundos, suficientes para muito lactato acumulado, um quinto lugar, e nenhuma medalha!
COACH É MUITO ÓBVIO QUE O QUE CONTA AÍ NAS OLIMPÍADAS É A MEDALHA ! MAIS ÓBVIO QUE A CONTA DAS MEDALHAS, MAIS UM CICLO OLIMPICO IRA FERRAR A NATAÇÃO BRASILEIRA POR CONTA DAS MEDALHAS OLIMPICAS. VAMOS FICAR COM ESSE COMODISMO , MESMICE E FALTA DE PLANEJAMENTO. MAIS UMA VEZ ESSA DIREÇÃO DA CBDA ESTARÁ SAFO PARA MAIS UM CICLO COM OS MANDOS E DESMANDOS DE DECADAS E QUE NINGUEM TEM A CORAGEM E A HOMBRIDADE DE PEITAR ! CIELO SE FIZER MEDALHA AÍ E TIAGO MAIS UMA VEZ SERÃO VÍTIMAS DESSE SISTEMA ARCAICO QUE COMEÇA NAS COMPETIÇÕES DE MIRINS E TERMINA NUM PROFISSIONALISMO DESLEIXADO DOS CLUBES NACIONAIS QUE MAIS DETONAM SEUS CONTRATADOS DO QUE FORMAM! MUITO MENOS SAO OS QUE DAO RESULTADOS DO QUE OS QUE DÃO RESULTADOS QUANDO MUDAM DE CLUBES! OS TECNICOS SAO SIM RESPONSAVEIS ! OS CLUBES SIM SAO RESPONSAVEIS ! POR TUDO QUE TA AÍ E ESSE FRACASSO NOS RESULTADOS. LONDRES NÃO SERÁ MAIS QUE UMA REPETIÇÃO DO QUE FOI BEIJING, SHANGAI – UM FRACASSO! A OPINIAO PUBLICA TA MANIPULADA A CUSTA DE NOSSOS HEROIS ! ASSIM FOI COM SENNA E MTOS OUTROS! ATE BIG BROTHER NO BRASIL É HEROI ! OS NADADORES FORAM PARA LA, CA, ACOLA E TUDO MAIS E NADA! TA CERTO SIM , TIRAR O CIELO DO REVEZA, ELE TEM QUE SALVAR A PATRIA CBDA! TA ERRADO SIM LEVAR UM REVEZA MEDIOCRE DE 49 E TANTOS, ENQUANTO NADAM PARA 46 -47, OU NAO VIRAM OS REVEZAS DE BEIJING OU SHANGAI TBM? APRENDER O QUE AI? A DAREM SAIDAS? NEM ISSO TREINARAM ! SO UMA VEZ SEGUNDO OS PROPRIOS NADADORES ! AÍ NAO É LUGAR DE APRENDER ! AÍ É LUGAR DE GANHAR ! NOSSA NATAÇÃO É BEM CRESCIDINHA E PROFISSIONAL ! É PATROCINADA E PAGA PARA ISSO, DAR RESULTADOS, NÃO PARA APRENDER! PERDER ATE PARA A BELGICA É FIM DE RAIA ! O QUE O BRASIL INTEIRO TEM QUE APRENDER É QUE ESTAMOS COM UMA NATAÇÃO MEDIOCRE NUM GERAL, PAREM DE ACHAR QUE SAO OS MELHORES TECNICOS DO MUNDO, PAREM DE ACHAR QUE UMA SUBIDINHA OU DUAS RESOLVEM … UM FILMEZINHO RESOLVE ! O MERGULHO É MUITO MAIS EMBAIXO ! TEMOS QUE PARAR DE ACHAR QUE CINQUENTINHAS ENCHEM BARRIGAS ! DE QUE SERVIRAM NOSSOS RECORDES MUNDIAIS EM CURTAS? DE QUE SERVEM MEDALHAS E RECORDES EM CINQUENTAS? AQUI É QUE CONTA ! QUE ME PERDOEM O CIELO E O TIAGO ! MUDEM O NOME DE TIME BRASIL PARA ACORDA BRASIL 2016! E NEM VAMOS ENTRAR EM DOPINGS, NOS FIASCOS DA GINASTICA, FRACASSOS DO JUDO, ETC ! É GERAL, SÓ QUE NINGUEM TEM CORAGEM DE FALAR, QUANTO MENOS MUDAR !
Concordo com TUDO. Estamos longe, em anos luz, do profissionalismo esportivo que existe nesses paises que você citou. Então, a chance que temos para brilhar temos que aproveitar, e a chance do Brasil brilhar realmente na Natação é com Cesar Cielo e o ALL-IN tem que ser com ele. Quando mudarmos nossa mentalidade e profissionalismo, poderemos pensar em agir diferente nessas situações. MEU SONHO É VER UM ATLETA BRASILEIRO NADANDO O NÚMERO DE PROVAS QUE UM PHELPS DA VIDA JÁ NADOU E COM CHANCE DE MEDALHA EM TODAS ELAS OU AO MENOS COM CHANCE DE FINAIS (Escrevi com essa letra pra todos entenderem a importância desse comentário). Se chegarmos a isso estaremos sim chegando, quem sabe, a uma real mudança.
“A primeira delas é importante sabermos que não somos um Estados Unidos, uma Austrália, um Japão…” …
Coach ..
Será que em 2000 o revezamento que ganhou o bronze era um ESTADOS UNIDOS, AUSTRÁLIA … ???
concordo, até porque estava fácil de entrar, o brasil nao entrou por meio segundo, se o 3 que nadaram mal nadassem igual proximo ao melhor, reparem, PROXIMO apenas, ja seriam 2 segundos a menos e o brasil entraria facil.
nilo tem 48.8 piorou 0.5
fratus ja nadou lançado pra 47.8 piorou 1 seg
nicolas santos tem 49.2, esse tempo no rev é equivalente a uns 48.7 ou seja piorou 0.9
e o chieriguini nadou pro que tinha q nadar mesmo tem 48.8 nadou p 48.1 lançado
Pussi, do ótica que você está colocando concordo em gênero, número e grau em tudo que disse, mas permita-me discordar e dizer que há até uma certa “ingenuidade” neste ponto que você está querendo defender. Pode ser que nenhum treinador tenha falado abertamente, que o próprio Cielo tenha, ou qualquer outro membro da seleção, porém no íntimo, no subconsciente, não foi o medo de cansá-lo que motivou esta decisão, um atleta novo como o Cielo, que quer ser campeão de uma prova como os 100m livre, não acredito que os treinandores e eles tenham tão pouca fé que este possa se recuperar para nadar esta prova mais de um dia depois (até porque praticamente todos os outros competidores desta prova nadaram o revezamento), para mim o grande motivo foi que com o Cielo não há dúvida que o revezamento se classificaria para a final (porém sem chance de medalha), e em uma final a única opção seria colocá-lo para abrir lado a lado com os seus principais adversários, pois não há sentido em colocar algum nadador que vá fazer 49 médio e ficar mais de uma segundo atrás já na primeira perna da prova, tenho a impressão que o tiro saiu pela culatra duas vezes, primeiro o discutido por todos que foi uma final olímpica a menos pro time, e segundo que haveria grande possibilidade do Cielo abrir na frente de todos até mesmo pelos tempos até certo ponto fracos apresentados e chegar com toda a moral para a prova individual, como em Pequim… Mas não será o caso, ninguém sabe o que realmente ele pode fazer na prova, saberemos apenas amanhã na final, se ele classificar logicamente, pois se há 4 anos ele quase fica de fora na raia 8, imagina agora…
Coach apesar de seus sólidos argumentos , dessa vez, infelizmente vou ter que discordar de vc. Inicialmente acho que o Brasil tinha condições de se classificar com o revezamento sem o Cielo se todo mundo nadasse para seu melhor. O problema que dificilmente todos os nadadores nadam para sua melhor performace ainda mais em olímpiada que a cabeça na hora conta muito, e no nosso caso (londres) tirando o Marcelo, nínguem nadou para o seu real potencial. Essa idéia de poupar o atleta em Olimpíada para outra prova, realmente não entendo. Lógico temos que respeitar as características individuais do atleta, porém se trata do maior evento do planeta e o revezamento para conseguir alguma tradição e testar os integrantes na pressão, só ocorrerá com a entrada na final. Se não entramos (na finall) tiramos a oportunidade do time de nadar na adrenalina e quem sabe conquistar um resultado histórico. Outra coisa, é claro que com o Cielo no rev os outros integrantes entram para a disputa com outra atitude, ainda mais no nosso caso que não temos a cultura e a oportunidade de sempre estarmos sendo testados em grandes competições, como os países que dominam do esporte, principalmente USA e Austrália. Ainda a respeito de poupar o atleta, gostaria de colocar para a reflexão dos leitos, que o ciclo olímpico são de 4 anos, todos do time do Brasil e sobretudo o Cielo, são nadadores de alto nível, que treinaram tudo que podiam, inclusive com várias séries de potência ( treino que simula a competição e o cansaço) com resultados fantásticos, sob descansos bem menores do que os intervalos das provas das olimpíadas, bem como, ja se submeteram há competições de alto nível onde nadaram no mínimo o dobro de provas da olimpíada com performaces memoráveis, assim, sinceramente não acho que prejudicaria o resultado da prova individual, ao contrário, se o atleta fizer um resultado extraordinário, este o motiva para as outras provas (vide Yanic em londres, Phelps em pequim e por aí vai). Caso o Cielo esteja realmente mal para o 100, fato que não acredito, o rev não iria atrapalhar. A respeito de nosso nível no esporte concordo com vc que estamos a anos luz das potencias dominantes, ocorre que o revezamento é a prova que mais traduz o espírito de equipe, que realmente pode ensejar o comprometimento e o sentimento de união para o grupo, e tem o poder de contagiar a seleção e quem sabe modificar o status de desunião do Brasil constatado por vc. Coach tb concordo que para a grande mídia o que vale são só as medalhas, mas para nós que amamos o esporte, sabemos que ,só chegando as finais reiteradamente conseguiremos melhorar nosso desempenho como time. Ampelxos, Luiz Renato.
Concordo em parte com a opinião do Coach Alex. Uma competição é realizada por etapas e apesar de todo o conhecimento e tecnologia os Jogos Olímpicos nos revelam algumas surpresas, tais como as diferenças entre os trajes tecnológicos da última olimpíada para esta e a forma de alguns nadadores, dentre eles o Phelps. Sendo assim sou da opinião que a primeira etapa era o Brasil classificar-se para a final com a presença do Cielo, não precisando nadar a 100% mas dando moral aos companheiros da equipe, observem o Cielo nadaria pela manhã no domingo e nadaria a prova na terça as 09:00 horas, período ideal para a sua recuperação. Após a classificação, ai sim, poderíamos analisar as reais chances de medalha e caso fosse positivo o Cielo nadaria pois estaríamos disputando a medalha. Estaria 100% ao lado do Coach Alex, da não inclusão do Cielo, caso não acreditasse na classificação da equipe. Sucessos a natação brasileira.
Concordo em absoluto.
Muitos escrevem comentários e críticas sem qualquer conhecimento ou fundamentação. Já aqueles que realmente conhecem a realidade atual do esporte brasileiro tecem comentários como esse.
Parabéns Alex.
Coach concordo com grande parte do seu comentário, vejo apenas alguns pontos que não entendo bem. Se o que vale realmente são somente as medalhas poderíamos ter reduzido nossa equipe para cerca de cinco nadadores (que realmente pensavam ou ainda pensam em medalha) e ter a comissão técnica mais dedicada a esses. Entretanto a idéia é levar o maior número de atletas que conseguirem os índices estabelecidos (idéia com a qual concordo) e sendo assim estando lá acho que o objetivo deve ser atingir os melhores resultados em todas as provas. É claro que se a final dos 50L (como será no sábado) ou 100L fosse no mesmo dia da eliminatória do revezamento qualquer atleta que estivesse entre os oito finalistas deveria ser poupado, mas com dois dias de diferença entre as duas provas sinceramente não entendo. Penso assim pois um atleta de nível olímpico tem total condição de se recuperar em 48h ou até 36h, caso o Brasil fosse para a final.
Nota-se a falta de investimento básico no revezamento: apenas uma vez as trocas foram treinadas? Como assim? Até revezamento mirim treina mais…
coach Alex, concordo plenamente com o que vc relatou….é isso mesmo que acontece… Nós brasileiros infelizmente não somos unidos, é cada um por si…. Aprendi muito com vcs ai no swim Camp realmente o que é feito a nos USA está anos luz do que fazendo aqui no Brasil…mas Bora frente e vamos torcer por nossos talentos pra cima deles Cielo….