Autor • Julian Romero
Fonte • Comitê Olímpico Brasileiro

COB

Os atletas foram apresentados em Cuiabá mesmo

 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta segunda-feira a equipe brasileira que vai representar o país no 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013, nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos Sydney 2000. Foram convocados 18 atletas, nove meninos e nove meninas entre 15 e 17 anos, que se destacaram nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012.
Os atletas foram selecionados por membros da comissão técnica das categorias de base da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

São Paulo terá maior representatividade na competição internacional, com oito atletas. São eles:
Bianca Giacon Avella, Brandonn Pierry Cruz de Almeida, Bruna Primati, Diego Stelzer, Natália de Luccas, Pedro Cardona, Pedro Franca Vieira e Vitor Guaraldo dos Santos, vencedor do Prêmio Brasil Olímpico como revelação das Olimpíadas Escolares de 2010.

“Estou muito feliz em deixar o meu nome marcado nas Olimpíadas Escolares. Disputar o Festival da Austrália será um desafio a mais na minha carreira”, disse Pedro Cardona, que bateu os recordes da maior competição escolar brasileira nos 50m e 100m peito e já disputou duas edições do Multinations da Juventude.


Cinco atletas convocados são do Rio de Janeiro, incluindo os velocistas Natália Almeida e Matheus Santana, vencedores dos 50m livre. “Me surpreendi com a minha marca. Foi a melhor da minha carreira. Será um orgulho enorme competir no mesmo lugar onde os maiores ídolos da natação conquistaram o mundo. Esse intercâmbio com nadadores de vários países também é muito importante”, disse Natália, estudante do Colégio QI Méier.

Matheus Santana também bateu o recorde da competição na prova que consagrou o campeão olímpico Cesar Cielo. Em novembro, Matheus havia batido a marca do ídolo no Troféu Chico Piscina, nos 50m livre, recorde que estava intacto desde 2003. “Quero subir degrau por degrau, para quem sabe chegar um dia aonde ele chegou. Ano que vem promete. Tem o Festival Olímpico da Austrália, o Multinations, e ainda recebi um convite para treinar na Suíça com Gennadi Touretski, que treinou o tetracampeão olímpico Alexander Popov”, vibrou o jovem de 16 anos, estudante do Colégio Legrand.

Dois promissores atletas do Distrito Federal, uma do Paraná (
Giovanna Dorigon), uma baiana (Suelly Siqueira) e uma mineira de apenas 15 anos (Andressa Cholodovskis Lima) completam a lista. Entre os atletas que representaram o Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares 2012 está o também vencedor do Prêmio Brasil Olímpico, o cearense Luiz Altamir Lopes Melo, revelação da competição disputada em 2011.

O Festival Olímpico da Juventude da Austrália reunirão atletas de 30 países disputando 17 modalidades esportivas. O Brasil vai participar pela primeira vez da competição e terá 70 representantes em cinco esportes. Das Olimpíadas Escolares foram chamados 52 jovens: 24 do atletismo, os 18 atletas da natação e 10 do judô. O restante da delegação brasileira será composta por atletas da canoagem e da luta olímpica.

Confira a lista de convocados da natação para o Festival:

Feminino

Natália Almeida – 50m livre – Rio de Janeiro (RJ)
Giovanna Dorigon – 100m borboleta – Curitiba (PR)
Bianca Giacon Avella – 800m livre – São Paulo (SP)
Andressa Cholodovskis Lima – 100m livre – Belo Horizonte (MG)
Leticia Odorici – 100m livre – Rio de Janeiro (RJ)
Natália de Luccas – 100m costas – São Paulo (SP)
Bruna Primati – São Paulo (SP)
Marina Nascimento – Brasília (DF)
Suelly Siqueira – Salvador (BA)

Masculino

Matheus Santana – 50m livre – Rio de Janeiro (RJ)
Pedro Franca Vieira – 100m borboleta – São Paulo (SP)
Brandonn Pierry Cruz de Almeida – 1500m livre – São Paulo (SP)
Luiz Altamir Lopes Melo – 100m livre – Rio de Janeiro (RJ)
Leonardo Coelho Santos – 200m medley – Rio de Janeiro (RJ)
Pedro Cardona – 100m peito – São Paulo (SP)
Vitor Guaraldo dos Santos – 100m costas – São Paulo (SP)
Diego Stelzer – São Paulo (SP)
Yago Oliveira – Brasília (DF)

Treinadores

Wladimilson Ramos Veiga – São Paulo (SP)
Paulo Augusto da Silva – São Paulo (SP)
Ericka Fonseca Sales – Belo Horizonte (MG)
Rodrigo Oliveira Roque – Rio de Janeiro (DF)

4 respostas
  1. Julian Romero
    Julian Romero says:

    O critério de convocação para este Festival leva em consideração apenas a Olimpíada Escolare 15-17 anos, realizada em Cuiabá. Gustavo Louzada não estava presente nesta competição.

  2. Leo
    Leo says:

    Caro Nico, a seleção brasileira participa do evento por convite do Comitê Olímpico Australiano. Neste caso, foi o COB (e não a CBDA) quem definiu que participam atletas inscritos na competição escolar. Abs.

  3. nico
    nico says:

    Coach , porque o Gustavo Louzada do RS não está nessa seleção ? Ele não é o melhor nadador de costas do Brasil nessa idade?

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário