Uma das disputas mais equilibradas do ano e onde todos os indicados foram muito bem votados pelo Painel. A diferença talvez tenha sido o fato de Ruta Meilutyte da Lituânia ter se tornado uma nadadora a nível mundial na Olimpíada.

pa-14168053

Para uma atleta de 15 anos de idade e que jamais havia disputado qualquer competição internacional de grande porte ter uma melhora impressionante nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos, quebrar o recorde europeu nas semifinais e conquistar o ouro na final dos 100 peito foi uma das maiores surpresas que assistimos em Londres.

Antes de Londres, o máximo que Meilutyte havia feito foi participar de um Festival Júnior no ano anterior com resultados expressivos mas apenas a nível da categoria júnior.

Nascida na Lituânia, Ruta Meilutyte se mudou com a família para a Grã-Bretanha quando tinha apenas 4 anos e onde estuda em uma das mais respeitadas escolas onde treina sob a orientação de John Rudd, escolhido como o treinador do ano na Grã-Bretanha.

O fenômeno Meilutyte seguiu-se pela temporada tendo conquistado três medalhas no Mundial de Istambul, o primeiro da sua carreira. Revelação do Ano no Troféu Best Swimming 2012, Ruta Meilutyte também termina o ano como recordista européia tanto na curta como na longa dos 100 metros nado peito.

Também foram citados:
Florent Manaudou, França
Katie Ledecky, Estados Unidos
Akihiro Yamaguchi, Japão

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário