Em um caso raro, a WADA – Agência Mundial Anti-Dopagem – divulgou hoje um comunicado à todas as Federações Esportivas sobre o risco do uso de uma substância chamada “GW501516”. “Chegou à atenção da WADA que a substância encontrada no mercado negro GW501516 está sendo vendida e tomada por alguns atletas. Os efeitos secundários desta substância são tão sérios que a WADA está dando um raro passo em alertar os ‘cheats’ (fraudadores) para assegurar que existe completa consciência da possibilidade de riscos à saúde aos atletas que sucumbem à tentação de usar o GW501516 para melhora de performance”, inicia o comunicado publicado hoje no site da Federação Internacional de Natação – FINA (clique aqui).

A substância maldita

A substância maldita

“GW501516 era uma droga em fase de testes cuja pesquisa foi abortada por uma companhia farmacêutica e finalizada quando descobriu-se sérias toxicidades em estudos pré-clinicos. Esta substância não foi e não receberá aprovação clínica.”

A companhia, GlaxoSmithKline, tenta inibir mas na Internet a terra é sem lei. O preço do produto pode ser encontrado por até 2500 dólares por um pacotinho (não diz a quantidade) de pílulas de 100 mg!

As autoridades anti-doping já estão cientes da ilegalidade e comércio no mercado negro destas substâncias e a WADA comunicou que já existem testes positivos para ela, o que naturalmente irá causar a punição do atleta.

A Best Swimming alerta: sua vida não vale o risco de uma medalha. Denuncie quem usa e quem vende: é preciso acabar com essa cadeia de tráfico que suja nosso esporte!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário