Omar Pinzon prata nos 200 costas no Pan 2011

Omar Pinzon prata nos 200 costas no Pan 2011

A Comissão Disciplinar da Federação Colombiana de Natação finalmente anunciou hoje a suspensão do nadador Omar Pinzon que testou positivo em novembro do ano passado nos Juegos Nacionales realizados em Cali para cocaína. A punição foi a pena máxima para o nadador que deverá recorrer da decisão segundo informou o seu advogado Andres Charria.

Confira a entrevista de Charria a Rádio Antena2 da Colômbia onde ele revela os detalhes do caso na busca de um novo julgamento.

http://media.rcn.com.co/audios/antena2/Voz%20Andres%20Charria.mp3

Pinzon é o melhor nadador colombiano da atualidade. Foi semifinalista olímpico dos 200 costas, prova que é o recordista sul-americano tanto na piscina curta (1:52:34) como na piscina longa (1:56:40). Nesta prova que Pinzon quebrou um jejum de 28 anos da Colômbia em medalhas nos Jogos Pan Americanos. Ele foi prata nos Jogos de Guadalajara em 2011. A última medalha havia sido com Pablo Restrepo nos 200 peito do Pan de 1983.

No ano passado, antes dos Juegos Nacionales de Cali, Pinzon ganhou três medalhas de ouro no Circuito da Copa do Mundo. Nos Juegos Nacionales, foi vencedor nas provas de 100 e 200 costas, 200 medley e 100 borboleta, além de uma prata nos 200 borboleta.

O teste positivo para cocaína foi anunciado em dezembro, quase um mês após a coleta. Desde então, o nadador tem alegado inocência. Seu advogado Andres Charria indica alguns fatores que poderiam invalidar o resultado do teste. Segundo a sua defesa, houve mau manuseio das amostras, que ficaram cerca de quatro dias sem refrigeração, além da demora no anúncio dos resultados. O  advogado também cita que a a substância Benzoilecgonina encontrada pode ser Metilecgonina que é de um anti-inflamatório consumido pelo nadador.

Graduado na Universidade da Flórida, Pinzon treina nos Estados Unidos há seis anos. Desde o ano passado, se mudou para Los Angeles onde treina com Dave Salo no Trojans Swim Club.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário