Logomarca do Troféu Maria Lenk 2013

Logomarca do Troféu Maria Lenk 2013

Um total de 348 inscritos, sendo 13 representando outros países, e 38 equipes (sendo 4 estrangeiras) participam do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk, que começa na próxima semana, dia 22, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A competição é seletiva pra o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona, em julho próximo, e também para o Campeonato Mundial Junior, em agosto, em Dubai.

O balizamento oficial foi divulgado, clique aqui.

As agremiações com maior número de atletas – de acordo com o relatório da CBDA – são o Pinheiros (59),  Minas Tênis (40), Corinthians (37),Fluminense (36), Botafogo (29), Unisanta (28) e Grêmio Náutico União (22).

No entanto, eis um problema na relação de total de inscritos publicado no site da CBDA (clique aqui para ver): a contagem total adiciona 1 a cada equipe de revezamento inscrita, o que não é verdade então afirmar que existem 348 atletas. Refazendo as contas, serão 338 atletas, mais 10 equipes de revezamento…

Alguns dados interessantes do balizamento:

  • O carioca João de Lucca, um dos 10 que representam o Flamengo nesta competição, que vem de uma recém bem sucedida competição universitária nos EUA, está nadando em observação, o que significa que não poderá participar das finais, mas seu tempo será válido para efeito de convocação de seleção brasileira. Ele está com o 1o. tempo nos 200m livre e 4o. tempo dos 100m livre.
  • Número 1 dos 100m livre na competição, Marcelo Chierighini também vem da mesma competição que João Lucca participou, mas estará na disputa pelo pódio. Ele nada também os 50m livre.
  • Joanna Maranhão, que representará novamente o Nikita/SESI/CPR, não está inscrita nos 200m livre, prova que a colocava entre as 4 melhores do país. Ano passado era a número 2 do ranking, com 2:00.90. Joanna nadará os 400m medley, 200m borboleta, 200m medley e, atenção, 200m costas,balizada com o 5o. tempo de 2:20.27, tempo obtido no Mare Nostrum de Barcelona em 2012! Aliás, esta será a segunda vez que Joanna compete os 200m costas em piscina longa desde abril de 2011.
  • Os dois maiores nomes da natação brasileira terão um programa “tranquilo” neste Maria Lenk. Thiago Pereira, iniciando sua carreira no SESI-SP, nada na 1a. série dos 100m borboleta, e apesar de ter afirmado no fim do ano passado que aposentaria os 400m medley, cá está ele novamente na prova. Os 200m medley e os 100m livre concluem o programa individual de provas do medalha de prata em Londres. Ah sim: Thiago estará também em todos os revezamentos do SESI-SP, a não ser que algo ocorra.
  • Já César Cielo não terá preocupação com revezamentos este ano. A equipe do Clube de Campo Piracicaba conta apenas com 4 atletas, sendo uma mulher. Cielo nadará apenas os 50m borboleta e os 50m livre. Apesar de já ter o índice teoricamente (que é de 48.93), Cielo não vai nadar os 100m livre, mas ainda poderá competir no Campeonato Brasileiro Junior e Sênior, em 14 de maio, em Curitiba, para tentar entrar no revezamento e na prova individual. Vale lembrar que de acordo com o boletim de critérios da CBDA (clique aqui) apenas o Maria Lenk e esse Brasileiro de Curitiba valerão como critério pra formar a seleção brasileira do Mundial de Barcelona. Pra fechar, uma curiosidade: cadê o patrocínio dos Correios no nome de Cielo no programa de balizamento?
  • Maior ausência da competição vai para Fabíola Molina, ainda sem clube definido. Em 2012 ele defendeu o Minas Tênis Clube e até aparece homenageada pelo clube em murais no clube mineiro.
  • O Fluminense, maior equipe carioca da competição, tem Isabel Fagundes, a mais jovem atleta da competição, que no último dia 1o. de abril fez 14 anos. Ela está inscrita em todas as provas de peito. Como curiosidade, 2001 também é o ano do recorde brasileiro mais antigo ainda a ser batido: é nos 1500m livre feminino, com 16:32.18 de Nayara Ledoux Ribeiro (que aliás casou-se no fim do ano passado), obtido no Mundial de Fukuoka, em julho daquele ano.
  • Quanto ao outro campeão mundial, Felipe França, nadará o pacote normal dele: 50 e 100m peito, duas provas que prometem ser as mais disputadas do campeonato.

Estes são os atletas que já têm índice pro Campeonato Mundial Júnior:

Feminino
Mariana Serrano Souza (200m borboleta)
Natalia de Luccas (100m costas)

Masculino
Gustavo Louzada (100m costas)
Jackson Candido (50m livre)
Luiz Altamir Melo (200m e 400m livre, 200m borboleta)
Matheus Isidro (200m borboleta)
Matheus Santana (50m e 100m livre)
Pedro Cardona (100m peito)
Pedro Vieira (100m borboleta)
Vitor Guaraldo (100m costas)

2 respostas
  1. carlos oliveira
    carlos oliveira says:

    E volto a dizer que sem Fabíola, nosso rev estilos nem merece ir………espero que ela nade o Open……..

  2. carlos oliveira
    carlos oliveira says:

    Pelo critério adotado, caso dois nadadores façam o índice para os 100L no ML, Cielo estará fora da prova no mundial, seja qual for o tempo dele no Open…………

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário