Uma briga pública veio a tona desde o Troféu Maria Lenk entre a CBDA e a atleta Joanna Maranhão. Primeiro foi Joanna que deu uma entrevista logo após garantir o índice para aquele que será o seu quarto Campeonato Mundial de Longa .

Depois foi a vez da CBDA rebater as críticas de Joanna com um comunicado oficial a imprensa. Joanna ainda deu a tréplica através de outro comunicado.

No frigir dos ovos, a verdade é que todo este debate público poderia ser evitado. Joanna reclama do fato de ter sido semifinalista olímpica e não ter espaço no Bolsa Pódium o que lhe daria uma melhor remuneração do que está recebendo como atleta integrante do patrocínio dos Correios.

Por incrível que pareça, é que este ano, 2013, depois de mais de 20 anos de patrocínio dos Correios com a CBDA, é a primeira vez que temos critérios definidos e publicados a respeito da remuneração dos atletas. Durante todos estes anos, o patrocínio dos Correios e a sua distribuição para os atletas tem sido “a critério do Presidente da CBDA”, isso quer dizer: sem critério.

Foi por conta disso que o treinador de Joanna, João Reinaldo da Costa Lima Neto, o Nikita reclamou em um congresso de Troféu Finkel há alguns anos e depois de uma discussão áspera com o Presidente da CBDA foi processado. Na justiça, Nikita venceu a disputa.

No ano passado, ainda tínhamos atletas olímpicos recebendo menos de outros que nem foram a Londres. Este ano, a coisa ficou diferente. A nova diretoria executiva dos Correios acompanhou passo a passo, tratou caso a caso, nome por nome. Chegou até contestar determinados valores que a CBDA solicitou para alguns atletas que não se enquadravam nos critérios estabelecidos.

Este novo procedimento dá mais credibilidade ao processo, deixa mais claro e mais justo. Assim, se pode até questionar os critérios, mas desta vez eles existem.

Temos de acabar com a velha fase do “você vai ganhar, mas não fala nada para ninguém” como ocorreu no passado. Eu mesmo assisti um atleta discutir via telefone sua remuneração mas sempre com aquele pedido de não contar para ninguém. Lembro também de outro nadador que recebeu aumento no seu contrato de patrocínio que acabou não se refletindo no mesmo aumento para o respectivo treinador, mais uma vez funcionou o “não conta para ninguém”.

A partir deste ano, existem quatro linhas de benefícios para os atletas patrocinados pela CBDA/Correios:

1) Os atletas medalhistas olímpicos que recebem 15 mil reais mensais.

2) Os atletas finalistas olímpicos que recebem 10 mil mensais.

3) Os atletas que estejam entre os 20 melhores do mundo no ranking de 2012 incluindo os atletas medalhistas em provas olímpicas no Mundial de Piscina Curta de Istambul. Estes recebem 5 mil mensais.

4) Atletas selecionados pelo critério técnico que recebem entre 2,5 mil a 4 mil mensais.

Joanna contesta o fato de ter sido semifinalista olímpica e receber menos do que a atletas que nem foram aos Jogos de Londres. Não foi só Joanna a “discriminada” por estes novos critérios. Nicholas Santos, campeão mundial de piscina curta nos 50 borboleta também foi afetado e recebe menos este ano do que recebia no ano passado mesmo tendo sido campeão mundial.

Como disse ao princípio, os critérios até podem ser questionados, mas pelo menos agora temos critérios, um grande avanço e como sempre deveria ter sido feito.

Um ajuste nestes critérios talvez pudesse evitar toda esta discussão pública que não é positiva para o esporte, para a CBDA, Joanna e muito menos para os Correios. O feito e os resultados de Joanna Maranhão não só em Londres, mas durante toda a sua carreira justificam uma reavaliação nas linhas de benefício.

No fundo, lá no fundo, o que se discute não são os critérios e sim a falta deles durante todos estes anos.

Por Alex Pussieldi, Best Swimming Inc.

Links relacionados ao Editorial:

http://sportv.globo.com/site/eventos/trofeu-maria-lenk/noticia/2013/04/apos-ouro-joanna-maranhao-reclama-de-falta-de-apoio-nao-e-justo-comigo.html

http://globoesporte.globo.com/aquaticos/noticia/2013/05/cbda-responde-criticas-de-joanna-maranhao-e-reafirma-apoio-nadadora.html

http://www.swimbrasil.com.br/blog/2013/05/07/depoimento-de-joanna-maranhao-2/

1 responder
  1. Nelson Silva
    Nelson Silva says:

    Nao somente essa a falta de criterios em relacao aos salaries a nossas estrelas.

    Mas tambem a competicoes internacionais. Competicoes a menos de um mes e nao existe criterios ou dizem que irao divulger criterio oficiais mas nunca aparece na pagina official da CBDA.

    Como atletas podem sem programar para comepeticoes internacionais ja que o Brasil nao oferece uma temporada competitive como la fora..

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário