O gaúcho Samuel de Bona entrou para a história como a sexta colocação na prova dos 5km, com um bom desempenho numa prova inchada, com 54 nadadores. O outro brasileiro na prova, o baiano Luiz Rogério Arapiraca, terminou na 30ª Posição. A prova foi vencida por Oussama Mellouli, da Tunísia, em 53min30s4. Mellouli agora é campeão olímpico e mundial em piscina e águas abertas, um feito memorável. O pódio foi completado pelo canadense Eric Hedlin (53min31s6), e pelo alemão Thomas Lurz (53min32s2).
– Estou muito feliz pois vim pra cá para ficar entre os 10 e consegui. Comecei trancado, já que o início foi muito complicado, com todo muito junto. Não conseguia ir pra frente. Mas depois de uma boia, me posicionei melhor e fiquei bem colocado, sem levar pancada. Minha melhor colocação tinha sido o 15º lugar nos 5km em 2010 (Mundial de Maratonas de Roberval, no Canadá). Imprimi um ritmo forte, vi na metade da prova que estava bem, e resolvi não olhar pra trás ou pro lado. Mirei o pé do Thomas (o alemão Thomas Lurz, várias vezes campeão mundial e vice-campeão olímpico) e fui embora. Fiz uma preparação diferente, sem treinamento em altitude. Mas contei com a ajuda da CBDA e dos Correios, e do meu técnico Kiko, que não veio, mas me ligou antes, e que sem ele nem estaria aqui – disse Samuel, que ainda agradeceu aos pais, presentes a Barcelona, “a família é tudo, estava nervoso ontem e eles aqui foi o mais importante”.
Já Luis Arapiraca reclamou principalmente do pequeno espaço para tantos nadadores.
– Eu comecei bem, entre os 13 na primeira metade da prova, por dentro, próximo ao Mellouli (Oussama Mellouli, campeão olímpico e vencedor da prova), mas na segunda, quando se faz a última volta, que é de 180 graus, vai e volta, com duas boias com uns 20 metros separando, parecia que estava numa máquina de lavar., com todos embolados. Aí foi só me proteger para não acontecer o pior. Depois para tentar voltar é mais difícil e não deu – concluiu Arapiraca, mas que fez questão de elogiar as condições oferecidas, “as condições foram ótimas, só o circuito é que é muito apertado, inclusive no final, quando quase caímos um em cima do outro na escada.”
(Com informações da CBDA)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!