O baiano Allan do Carmo evoluiu bem de seu último resultado em Campeonato Mundial – saiu de um modesto 50o. lugar para hoje terminar a prova de 10 km em 7o.

FINA MUNDIAL BARCELONA/Maratonas Aquaticas

– Foi uma prova muito difícil, muito disputada, com os melhores do mundo. Foi um excelente resultado. Este era um objetivo, estar entre os 10 primeiros porque esta colocação daria a vaga para as olimpíadas se estivéssemos em 2015. Este é o resultado do trabalho que a gente vem fazendo com uma equipe inteira e só é possível graças ao Projeto Medalha do Ministério dos Esportes, os Correios, a Bahia Gás, o Projeto Faz Atleta e o Governo da Bahia . O objetivo é chegar em 2016 brigando entre os três primeiros. Estou feliz porque foi um grande resultado – disse Allan em entrevista à CBDA.

Já Diogo Villarinho, que estreou em campeonatos mundiais, estava indo bem (8º na primeira volta, 5º na segunda e 24º na terceira) levou muitas pancadas, inclusive pelo chinês Lijun Zu, que já havia sido desclassificado por este motivo na primeira volta quando era o terceiro colocado, mas permaneceu nadando por um bom tempo, apesar da bandeira vermelha, e terminou na 52ª posição.

FINA MUNDIAL BARCELONA/Maratonas Aquaticas

“Prova dura aqui em Barcelona! Com certeza aprendemos mais com os erros que com os acertos! E hoje aprendi mto nessa prova! Nadei forte desde o inicio como tinha planejado, dei meu melhor! Infelizmente travei bastante…Sem desculpas de porradas porque isso faz parte da Maratona, o que aprendi hoje é que preciso me posicionar melhor no pelotão pra evitar o desgaste desnecessário que tive, que custou o final da minha prova! Agora é foco total nos 25 km porque nada está perdido. Treinei mt e não foi para desistir agora! ‪#‎bcn2013‬“, escreveu Diogo em seu Facebook.

– Eu tento me segurar no início para descansar. Se você observar, muitos dos que ficaram entre os 10 primeiros, no início estavam longe. O vencedor estava atrás de mim. Isto é estratégia montada em cima da característica de cada um. O Mellouli  já gosta de ficar na ponta desde o início – analisou.

Também feliz com o resultado, o técnico Carlos Arapiraca contou o que fez Allan pular 43 posições em dois anos: equipe multidisciplinar.

– Descobrimos que ele tem um problema grande com a hidratação. Ele se desidrata mais facilmente do que os outros atletas e foi feito um trabalho grande em cima disto com o doutor Blanco (José Blanco Herrera) e o Daniel (nutricionista Daniel Cady). É um trabalho multidisciplinar. Viemos muito bem preparados para os 25 quilômetros, que tem tudo para ser a nossa prova na competição – explicou.

O nutricionista Daniel Cady complementou que foram feitos exames muito específicos para detectar a dificuldade do atleta.

– Allan chega a perder mais de quatro quilos depois de um treino. Isso é muito, mesmo para um atleta de maratonas aquáticas. Fizemos exames muito específicos e hoje sabemos exatamente o que ele precisa fazer para competir e terminar bem hidratado. Minha função aqui é praticamente só tomar conta disso. Ainda preciso realizar mais exames, mas estou quase certo de que ele também perde mais sódio que o normal. Estamos atacando tudo isso e está dando resultado – disse.

Spyridon Gianniotis

Spyridon Gianniotis

No pódio, três lendas de maratonas aquáticas. O grego Spyridon Gianniottis tornou-se bicampeão mundial nesta prova, seguido do alemão Thomas Lurz (o maior medalhista da história de águas abertas em Mundiais, 13 no total) e do tunisiano Oussama Mellouli (campeão olímpico e mundial tanto em provas de piscina, quanto em provas de águas abertas). Estes dois últimos reclamaram que o tempo para descansar da prova dos 5 km foi muito pouco, uma vantagem para Spyridon.

Nesta terça-feira, 23/07, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto voltam ao Port Vell para a versão feminina dos 10 quilômetros. As disputas dos 25 quilômetros feminina e masculina acontecem no próximo sábado, 27/07.

Confira o resultado completo da prova clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário