Thomas Bach no seu primeiro discurso como Presidente (AP)

Thomas Bach no seu primeiro discurso como Presidente (AP)

Deu a lógica e o vice presidente do Comitê Olímpico Internacional Thomas Bach da Alemanha foi eleito para a presidência da entidade por um período de oito anos e com a possibilidade de uma re-eleição. Bach, de 59 anos, substitui ao belga Jacques Rogge que cumpriu doze anos a frente do órgão.

A eleição foi fácil e garantida logo na segunda rodada de votação. Pela presença dos 95 membros do COI, 47 votos eram necessários para a eleição majoritária.

Bach teve teve 43 votos na primeira rodada quando era para ser eliminado um dos seis candidatos. Tivemos um empate entre Ng Ser Miang de Singapura e Wu Ching-Kuo do Vietnã e no desempate Wu foi eliminado. Foi na segunda rodada que Bach chegou a 49 votos e encerrou a disputa.

Candidato Round 1 Runoff Round 2
 Thomas Bach

43

49

 Sergey Bubka

8

4

 Richard Carrión

23

29

 Ng Ser Miang

6

56

6

 Denis Oswald

7

5

 Wu Ching-kuo

6

36

A eleição de Thomas Bach representa a sequência da atual política do órgão. Também representa a tendência histórica da Presidência do COI, onde oito dos nove presidentes são europeus.

Jacques Rogge com o nome do seu sucessor (AP)

Jacques Rogge com o nome do seu sucessor (AP)

O Movimento Olímpico vive uma fase muito boa. Contratos e mais contratos colocam a entidade numa situação econômica invejável. Rogge teve uma boa presidência e o processo eleitoral não foi dos mais tumultuados.

Bach é o primeiro Presidente do COI que já foi campeão olímpico. Ele foi ouro na prova de florete por equipes nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal. Seu nome foi alvo de uma matéria do programa “Sport Inside” na Alemanha destacando que ele molhava as luvas com a intenção de dificultar a leitura do equipamento eletrônico nas lutas de esgrima. Tal revelação foi feita pela Stasi, polícia secreta alemã e revelada há poucas semanas.

Integrante do Comitê Organizador da candidatura dos Jogos Olímpicos de Inverno para 2018 em Munique, Bach deve deixar o Comitê Olímpico da Alemanha nos próximos dias para ocupar em “full time” a posição de comando do COI. Advogado , ele também ocupa uma posição de destaque no Tribunal da Corte Suprema do Esporte na Suiça. É responsável pela divisão de apelação do CAS/TAS.

Bach emocionado e engraçado no seu primeiro discurso (Reuters)

Bach emocionado e engraçado no seu primeiro discurso (Reuters)

“União na diversidade” foi o lema da campanha de Bach que conseguiu unir diferentes regiões na sua candidatura. Bem humorado, Bach recebeu com emoção o resultado da eleição e seu discurso inicial foi de seguir o excelente trabalho que Jacques Rogge tem feito nos últimos 12 anos.

Como toda disputa, sempre há o lado negativo e existem críticas dos opositores de Bach. Ele tem boa relação com os países árabes, mas é acusado de anti-semita. Fora a questão da “luva molhada”, Bach também sofreu acusações de fazer parte de um programa de doping organizado pelo governo alemão ocidental no início da década de 70. Diversas reportagens publicadas recentemente trazem denúncias de doping organizado que iniciaram desde a Copa do Mundo de 1966. Lembrando que toda as acusações de doping nesta época sempre foram registradas como da Alemanha Oriental e não o lado ocidental.

Thomas Bach assume a Presidência do COI em um mandato de oito anos que vai até 2021 e com a possibilidade de uma re-eleição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário