Marco Antônio de Aragão Veiga, o Marcão, é carioca, nascido no Rio de Janeiro no dia 22 de maio de 1963. Atleta campeão brasileiro e integrante da Seleção Brasileira, defendeu o Flamengo por vários anos.
Se formou na Universidade Federal de Alagoas em 1989 com especialização na Espanha e Mestrado na Universidade Castelo Branco no Rio de Janeiro.
Sua carreira de treinador começou em Maceió, primeiro no comando do Clube Fenix Alagoana e depois no SESI de Maceió. Nesta época, princípio da década de 90, foi a melhor fase da natação alagoana com vários resultados a nível regional e nacional.
Foi para o Maranhão onde defendeu diferentes clubes e conquistou diversos títulos, sendo escolhido como técnico do ano por três temporadas. A saudade do Rio de Janeiro lhe levou de volta e por um tempo esteve a serviço da Federação Aquática do Rio de Janeiro.
Voltou a trabalhar em clube no comando do Botafogo onde ganhou sua primeira chance na seleção brasileira com os resultados obtidos com Armando Negreiros. Foi contratado em 2006 pelo Pinheiros onde trabalhou até 2009 no comando do grupo de fundo e meio fundo.
Verdadeiro “carregador de piano”, Marcão sempre acumulou funções e com sucesso supervisionava a parte burocrática do departamento de natação do Pinheiros.
Marcão foi peça decisiva nas conquistas dos títulos do Troféu Maria Lenk 2007, 2008 e 2009, Troféu José Finkel 2007, 2008 e 2009, e Open 2007, 2008 e 2009.
Particularmente no ano de 2009, com as ausências de Alberto Pinto da Silva e Arilson Soares da Silva no comando da Seleção Brasileira que participou do Mundial de Roma, Marcão comandou o “show” no trabalho com a equipe e o resultado do Troféu José Finkel de 2009 foi grande responsabilidade de seu esforço em conquista garantida apenas no último dia numa virada sensacional frente ao Minas.
Em 2010, o convite para assumir o Flamengo era a realização de um sonho. Rubro-negro convicto, Marcão foi o nome escolhido pela Presidente Patricia Amorim para re-erguer a natação do clube carioca.
Foram três temporadas de muito esforço e muitas contratações. O clube voltou aos pódios nacionais e culminou com a conquista do título do Troféu Maria Lenk de 2012, depois de 10 anos sem qualquer vitória.
Reforçado por nomes como César Cielo, Nicholas Santos, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, e ainda com estrangeiros como Jessica Hardy, Eugene Godsoe, Mireia Belmonte, a natação do Flamengo esteve nas manchetes durante todo este tempo. Infelizmente, com a má administração do clube, a falta de recursos e principalmente os gastos não planejados acabaram por determinar o fim da equipe principal pela nova diretoria no final da temporada passada.
Marco Veiga ficou no clube ocupando uma posição de administração a frente dos esportes olímpicos, principalmente pela boa capacidade de organização que sempre manteve nestes anos.
A volta de Marcão ao Pinheiros é exatamente na busca de trazer de volta a sua condição de administrador e supervisionar o programa do clube rumo aos Jogos Olímpicos de 2016.
Marco Veiga, Marcão para os amigos, merece mais esta oportunidade para continuar mostrando toda sua competência e profissionalismo a frente de uma das maiores equipes da natação brasileira. Boa sorte Marcão e não esqueça que está me devendo aquele macarrão com camarão.kkkkk