Tradição brasileira e o título é nosso, de novo!

Leonardo Brandt Macedo, atleta do Clube Curitibano, conquistou hoje o título de campeão da Copa do Mundo Júnior de Águas Abertas ao ser o primeiro colocado na categoria (até 19 anos) na quarta, e última, etapa do Circuito de 10K da World Aquatics no Golfo de Aranci, na Itália. Macedo terminou em 16o lugar na classificação geral, sua melhor colocação absoluta e somente a quatro segundos do pódio.

O nadador terminou a temporada somando um total de 2.800 pontos deixando o francês Emile Memascque em segundo com 2.200 pontos. O resultado de hoje foi muito expressivo pois foi a primeira vez na temporada que Macedo bateu Memascque, e não foi por pouco, 24 segundos (16o contra 20o lugar).

Acompanhado do seu treinador Ken Sorgi, presente ao evento, Leo Macedo fez uma excelente prova num circuito de água fria e que teve chuva durante a sua disputa. Vale destacar que nem no Pan Júnior, onde mesmo ganhando a medalha de bronze, chegou distante da disputa pelo ouro e prata, e até mesmo no Sul-Americano Juvenil onde não conseguiu abrir permitindo o ataque de Vitor Moreno na conquista da prova dos 10K. Hoje foi diferente, uma prova muito bem executada com resultado expressivo e a conquista esperada que além do título histórico lhe deu uma premiação de 5 mil dólares.

Na categoria Júnior feminino o título da temporada ficou com Louna Kasvio da Finlândia com 2.800 pontos com a brasileira Lizian Simões Sobral terminando como vice campeã com 1.600 pontos.

Desde que foi implantada pela World Aquatics, a categoria Júnior tem dado ao Brasil excelentes resultados na Copa do Mundo de Águas Abertas:

2023, Matheus Melecchi vice campeão masculino

2024, Matheus Melecchi campeão mundial, Leonardo Macedo vice campeão, Lizian Simões Sobral campeã mundial

2025, Leonardo Macedo campeão mundial, Lizian Simões Sobral vice campeã