Domingo, a partir das 10 da manhã, na TV Globo dentro do Esporte Espetacular, na bela piscina do Botafogo a segunda edição do Desafio Piraquê Raia Rápida. Este ano, com novo formato, novos atletas e uma emoção ainda maior.

Representantes de Austrália, Estados Unidos e França, mais o time do  Brasil vão chegar uma hora antes a piscina do Botafogo para o aquecimento. O evento mesmo com toda esta magnitude será fechado ao público, apenas 500 felizardos, convidados e sorteados terão acesso ao parque aquático do Botafogo.

Os times escalados e definidos, com suas raias já determinadas:

Raia 1 – Austrália com Daniel Arnamnart, Cristian Sprenger, Matt Targett e James Abood.

Raia 2 – Brasil com Daniel Orzechowski, João Gomes Jr, Nicholas Santos e Alan Vitória.

Raia 3 – Estados Unidos com Adam Mania, Mike Alexandrov, Eugene Godsoe e Josh Schneider.

Raia 4 – França com Florent Manaudou, Giacomo Dortogna, Fred Bousquet e Fabien Gillot.

Em relação ao ano passado, a Austrália perdeu James Magnussen mas ganhou o peito de Cristian Sprenger, com certeza, deixou o time mais forte. O Brasil repete apenas Daniel Orzechowski, João Gomes Júnior e Nicholas Santos, são os líderes do ranking nacional nas suas provas enquanto que Alan Vitória é o quarto do ranking brasilero dos 50 livre. O time americano é o único que repete a sua formação completa de 2012. E a França traz como novidade Manaudou nadando o costas e a vinda de Fabien Gillot fechando o revezamento da equipe.

As cores das equipes também foram mudadas. o Brasil, que havia sido amarelo em 2012, agora é verde, trocando com a Austrália.

Assim, as toucas e camisas que você vai ver no Esporte Espetacular vão ser:

Austrália de amarelo

Brasil de verde

Estados Unidos de vermelhor

França de azul

O formato ficou muito mais interessante, atrativo e competitivo. Não existe estratégia de se poupar, é esforço do início ao fim A competição começa com as quatro baterias dos quatro nados: costas, peito, borboleta e crawl. Nesta primeira rodada, os quarto colocados serão automaticamente eliminados. Logo em seguida, uma bateria completa dos quatro estilos agora com três nadadores, sendo que o terceiro colocado de cada uma delas sendo eliminado. Sobrando dois, é realizada a final de cada estilo apontando o campeão das provas individuais.

O Raia Rápida 2013 encerra com o revezamento 4 x 50 4 estilos e as quatro equipes nadando juntas. A premiação para os atletas é boa, são 100 mil reais a serem distribídos tanto nas provas individuais como nos revezamentos.

A contagem de pontos é a seguinte: nas provas individuais, campeão leva 3 pontos, segundo colocado 2 pontos, terceiro lugar 1 ponto, o quarto zero ponto. Na prova de revezamento, 6 pontos para o campeão, 4 pontos para o segundo colcoado e 2 pontos para o terceiro, zero ponto para o quarto lugar.

 Alguns detalhes técnicos foram esclarecidos aos atletas no Congresso Técnico. Entre eles, os empates que podem levar os mesmos quatro nadadores a segunda rodada. Já na rodada seguinte, se tivermos novo empate, o tempo feito na rodada anterior será usado como desempate.

Desde quarta-feira, este grupo de 16 dos melhores velocistas do mundo estão no Rio de Janeiro participando de diversas atividades e eventos. O maior deles foi a ação social realizada na Comunidade da Rocinha promovendo o esporte entre a garotada que teve até a oportunidade para desafiar alguns dos nadadores do Desafio.

O Raia Rápida, hoje, representa um dos mais interessantes e atrativos formatos de disputa da natação competitiva mundial. Durante o congresso técnico, o nadador australiano Matt Targett em nome do grupo fez um agradecimento aos organizadores pela oportunidade e a satisfação em poder participar deste evento.

Não perca, TV Globo, Esporte Espetacular a partir das 10 da manhã, emoção pura, é o 2o Desafio Piraquê Raia Rápida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário