O Perú e sua Capital Lima ganharam o direito de sediar a 18a edição dos Jogos Pan Americanos a serem realizados em 2019. Lima havia sido derrotada em 2009 quando Toronto no Canadá foi a escolhida para sediar os Jogos de 2015.

Desta vez, foi necessária somente uma rodada de votos para Lima e o Perú sediar os Jogos Pan Americanos pela primeira vez. Eram necessários 29 votos para ganhar logo na primeira rodada, e Lima somou 31. Santiago do Chile e La Punta da Argentina somaram 9 votos e Bolivar na Venezuela teve 8 votos.

Os peruanos não ganharam nenhuma medalha de ouro na última edição do Pan em Guadalajara em 2011. Foram apenas sete medalhas, sendo 2 de prata e 5 de bronze.

Na história dos Jogos, o Perú tem 94 medalhas em Panamericanos, sendo 5 de ouro, 30 de prata e 59 de bronze. Destas medalhas, apenas uma de bronze veio na natação.

A maior glória do esporte peruano foi a medalha de prata no voleibol feminino nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul. Na época, Cenaide Uribe, hoje integrante do Congresso Nacional, estava na equipe. Uribe viajou a Toronto e foi uma das mais saltitantes no momento do anúncio da vitória de Lima.

Chegada do time de volei ao Peru em 1988 (Comitê Olímpico Peruano)

Chegada do time de volei ao Peru em 1988 (Comitê Olímpico Peruano)

Entre os atletas mais jovens, Renzo Cardenas, atual campeão panamericano  júnior de taewkondo foi um dos atletas integrantes da delegação que esteve estes dias em Toronto.

Da natação, o mais destacado nadador peruano é Mauricio Fiol, atual recordista sul-americano juvenil B da prova dos 200 borboleta. Mauricio foi olímpico em Londres e medalhista na Copa do Mundo no ano passado. A seleção nacional do Perú é treinada pelo brasileiro Reinaldo Dias desde 2005.

Mauricio Fiol melhor nadador peruano da atualidade (Libero.pe)

Mauricio Fiol melhor nadador peruano da atualidade (Libero.pe)

Os peruanos tem sediado uma série de eventos internacionais nas últimas temporadas. O país foi sede do Mundial Júnior de Natação em 2011, o Sul-Americano Juvenil no mesmo ano, este ano a Copa Pacífico de Natação, a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude e ainda tem os Jogos Bolivarianos em novembro.

No próximo ano, os peruanos vão sediar os Jogos Sul-Americanos de Praia e em 2015 os Jogos Bolivarianos da Juventude.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário