Há algumas semanas foi disputado aquele que é o mais conhecido e celebrado campeonato das categorias inferiores da natação brasileira. Durante o evento, você deve ter escutado pelo menos um zilhão de vezes “o celeiro da natação brasileira”, “berço dos campeões”, “a geração 2016”,  outros mais conscientes “a geração 2020” e outros ainda mais modestos “a geração 2024”.

Infelizmente não é matemática. Esporte de competição é uma combinação de fatores, muitas vezes sem termos controle dos mesmos O que se faz, é desenvolver um programa , e com os ajustes levar os atletas até o alto nível.

Ter um nadador de categoria menor de destaque, campeão, recordista e grande futuro , nem sempre representa o sucesso que se espera lá na frente. Não é matemática. Não há garantia de sucesso.

Mococa já nos revelou inúmeros destaques. Dos 23 nadadores que o Brasil enviou para o Mundial de Barcelona, 18 estiveram em Mococa e 17 deles subiram ao pódio. Um levantamento desde 1996, indica que já tivemos nadadores que no ano seguinte a Mococa estavam no time olímpico (Thiago Pereira e Joanna Maranhão) e outros que levaram 11 anos depois de sua participação em Mococa para estarem na equipe olímpica (Felipe Lima).

Todos os anos são centenas de garotos que passam pelo Chico Piscina e o número que conseguirá chegar ao alto nível é bem menor do que isso. Não há a garantia de um caminho já trilhado para o sucesso. O que se faz durante este caminho é incrementar as possibilidades e vias. As condições de nossa natação, de nossa estrutura e também de nossa cultura, combinados com a determinação dos atletas e suas famílias é que vão levar estes jovens ao alto nível.

O fim dos trajes trouxe uma revitalização da natação de alta performance mundial. Tivemos campeões olímpicos de 21 anos nos dois últimos Jogos e campeãs olímpicas de 15-16 anos. Com os trajes isso não acontecia. A juventude voltou a brilhar no alto nível pois incrementou a necessidade do trabalho e treinamento duro um pouco ofuscados pelas vantagens tecnológicas dos trajes de alta performance.

Uma mudança no cenário internacional também indica que é cada vez mais alto o índice de atletas de alta performance a nível mundial terem tido carreiras de destaque nas categorias inferiores. Fenômenos como o de Fernando Scherer, o Xuxa, que era um modesto garoto de 14 anos que nadava os 100 livre para 1:02 é cada vez mais raro, para não dizer inexistente.

Mesmo assim, por incrível que pareça, o campeão das categorias inferiores de hoje pode nem estar na final de amanhã. Existem exemplos suficientes para comprovar de que o caminho é longo e a determinação é fundamental para ser percorrido. Isso aumenta a responsabilidade de que o trabalho esteja planejado, comprometido e em busca de uma performance futura, e não somente de uma demanda imediata.

Repensar a natação de base e o processo competitivo e formativo é determinante. Incentivar e promover a natação escolar, expandindo e popularizando nosso esporte, são meios que serão determinantes para a construção de um processo olímpico.

Recentemente escutei de três grandes personalidades do esporte brasileiro (Gustavo Kuerten, Bernardinho e César Cielo) a respeito da realidade nacional. Os três foram diretos e enfáticos que precisamos investir na base. Só identificar-los já mostra que são pessoas mais do que habilitadas a falar sobre o assunto de forma consciente e autoridade.

O sucesso no futuro pode não ser garantido, mas a determinação e o trabalho para se chegar até lá é o que vale.  Isso me lembra a frase que estampava a camisa do Davie Nadadores Swim Team desde a sua fundação: “Success is not a destination, is a journey”.

Alex A. Pussieldi, editor chefe da Best Swimming Inc.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário