A 15a edição das Gymnasíades chegam ao Brasil, primeiro país das Américas a receber a maior competição escolar do mundo. O evento é realizado a cada quatro anos desde 1974 e traz 39 países para a disputa das modalidades de atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, xadrez, judô, karatê e a natação. São esperados cerca de 2.500 atletas entre idades entre 13 a 17 anos de idade.
As Gymnasíades tem nas duas ginásticas, mais o atletismo e natação os esportes obrigatórios sendo os outros esportes de demonstração.
As provas de natação serão realizadas na piscina do DEFER que foi reformado inclusive com uma cobertura temporária instalada há alguns dias. A competição será em quatro dias, sendo que com um dia de intervalo para a realização de atividades culturais para os atletas/estudantes. Confira a programação de provas:
Sexta-feira, 29 de novembro
50 peito masculino
50 peito feminino
100 costas masculino
100 costas feminino
200 livre masculino
200 livre feminino
4 x 50 medley masculino
4 x 50 medley feminino
Sábado, 30 de novembro
50 borboleta masculino
50 borboleta feminino
200 costas masculino
200 costas feminino
100 peito masculino
100 peito feminino
200 medley masculino
200 medley feminino
4 x 100 livre masculino
4 x 100 livre feminino
Segunda-feira, 2 de dezembro
100 borboleta masculino
100 borboleta feminino
200 peito masculino
200 peito feminino
400 livre masculino
400 livre feminino
4 x 100 medley masculino
4 x 100 medley masculino
Terça-feira, 3 de dezembro
100 livre masculino
100 livre feminino
200 borboleta masculino
200 borboleta feminino
50 costas masculino
50 costas feminino
400 medley masculino
400 medley feminino
4 x 50 livre masculino
4 x 50 livre feminino
O grande destaque da natação vai ser a participação da recordista mundial dos 100 peito Ruta Meilutyte da Lituânia que como estuda na Grã-Bretanha vai representar o time britânico na competição. No time do Brasil, o maior destaque é a campeã brasileira e finalista do Mundial Júnior Fernanda Delgado.
Confira a equipe brasileira que vai participar do evento:
Ana Carolina Marcondes Amaral, Beatriz Gomes Angelo, Emilin Honorato Fernandes, Fernanda Delgado, Isabelle Lisboa, Letícia Ferreira, Luana Obino Ribeiro, Maria Clara Belisário, Thayana Taynara dos Santos, Vitória Everton Santa Rita, Vivian dos Santos, Viviane dos Santos no feminino.
Alexandre Lopes de Souza, Bruno Lopes Coelho, Guilherme Moreno, Hunder Marques de Oliveira, Icaro Pereira, João Pedro Couto, Leandro Bressan dos Santos, Matheus Costa de Andrade, Matheus Henrique dos Santos, Rafael Caldas Segato, Vinicius de Souza Volpato e Vinicius Gabriel da Silva.
A comissão técnica será formada por Eduardo Morini, Rodrigo Denis Machado e Thiago Catalão Maia.
A convocação oficial de toda a delegação brasileira pode ser encontrada aqui:
http://www.cbde.org.br/uploads/b19f1b8c-46d2-82d4.pdf
Vídeo promocional da Gymnasíades 2013 apresentado no ano passado.
http://www.youtube.com/watch?v=r8s39MUFGMI
E TODOS CONVOCADOS MERECEM SER DESTACADOS, PASSARAM POR UMA SELETIVA E CONQUISTARAM A VAGA, RESULTADO É CONSEQUENCIA DO MOMENTO. E TERÃO MUITO TEMPO, AINDA SÃO JOVENS PARA SEREM EXCLUÍDOS.
O QUE MERECE COMENTÁRIO REALMENTE É A FALTA DE DIVULGAÇÃO DA SELETIVA, NÃO DESMERECENDO A SELEÇÃO CONVOCADA, MAS POR FALTA DE DIVULGAÇÃO MUITOS ESTADOS FICOU DE FORA, ATÉ PARECE PROPOSITAL.ISSO SIM FOI UM DESRESPEITO AOS ATLETAS BRASILEIROS.
Respodendo ao Sr Esclarecedor:
– Na reportagem na parte de cima tem dois detalhes, que só quem tem sangue nos olhos não enxerga. A data da reportagem e o nome de quem escreveu, 22/11 e Alex Pussieldi.
Realmente a a Fernanda Delgado esta se recuperando de lesão, mas no inicio do Juvenil não se sabia ainda a extensão da lesão, portanto não se sabia ainda se participaria ou não da Gymnasiade. Quanto a desclassificação em Dubai, isto não apaga que a Fernanda foi a única brasileira a pegar final individual e sim, ficou como uma das 8 nadadoras mais rápidas do mundo de 15 a 17 anos, e pasme Sr Esclarecedor, ela só tem 15 anos. Acho muito louvável a defesa de sua atleta, mas acho indecente as suas considerações negativas envolvendo uma atleta talentosa como a Fernanda Delgado.
Esclarecedor,o autor do comentario certamente não deve saber o que houve com Fernanda Delgado,sim é verdade
mas ele apenas citou o principal destaque da seleção,pela opinião dele,sim ele pode estar certo,…e isso dela ter sido desclassificada não tem nada a ver,opinião dele,existem muitos que são destaques certo,como Emillin Honarato que treina com a propria Fernanda,que nada muito bem tambem,que foi um destaque das duas ultimas edições dos jogos escolares e tambem tem tambem o piauiense Vinicius Gabriel,campeão brasileiro dos 50livre em palhoça,2 medalhas de prata em belem no brasileiro de inverno,e tambem se destacou muito nos jogos escolares ano passado com prata nos 50 livre e esse ano no 15 a 17 anos,apenas com 15 anos conquistou um 5 lugar,hoje ele detem o 6 melhor tempo do mundo na categoria juvenil 1…o certo que foi apenas a opiniao do autor,mas o certo que o Brasil vai bem representado
Não sei quem escreveu essas linhas acima, porém desconhece e não valoriza todas as atletas convocadas para a Gymnasiade. Porque citar apenas a Fernanda Delgado (desconhece que a Fernanda nem sequer participou do Brasileiro Juvenil) portanto não estará na Gymnasiade. Além da Fernanda tem outra atleta que participou do Mundial Junior e também foi FINALISTA (rev.) e não foi desclassificada. Portanto peço ao senhor escritor que tenha um olhar amplo da situação e não escreva no desconhecimento.
abs,