O gaúcho Samuel de Bona do Grêmio Náutico União teve um ano para jamais esquecer. No Circuito, Samuel esteve em sete das oito etapas, vencendo três delas. A primeira em Tapes, depois em Foz do Iguaçu e a conturbada prova de Brasília. Foi segundo colocado nas etapas de Porto Belo, Vitória e neste final de semana em Inema. E ainda teve um terceiro lugar na prova dos 10 quilômetros em Inema realizada na quinta-feira.
Os melhores resultados de Samuel, entretanto, vieram nas suas atuações internacionais. Primeiro ao chegar em sexto lugar na prova dos 5 quilômetros do Mundial de Barcelona, então a melhor colocação de um nadador brasileiro na modalidade em Mundiais. Depois subiu ao pódio com a equipe de 5 quilômetros junto com Poliana Okimoto e Allan do Carmo, um resultado inédito para as águas abertas. Resultados que acabaram dando ao Brasil o seu primeiro título mundial por equipes intensamente comemorado em Barcelona.
Samuel voltaria a brilhar no Circuito da Copa do Mundo e lá alcançou a primeira vitória da história das maratonas aquáticas masculina ao vencer a última prova da temporada em Hong Kong.
Com 129 pontos, Samuel termina como bi campeão nacional num ano que, sem dúvidas, foi o melhor de sua carreira.
O vice campeão da temporada foi Victor Hugo Ribeiro Colonese do Unisanta somando 105 pontos. Campeão da etapa de Belém, Victor participou em sete das oito provas da temporada ainda subindo ao pódio em Foz e Brasília quando foi vice campeão e em Vitória quando ficou na terceira colocação.
Participante das oito etapas da temporada, Lucas Cortini de Oliveira do SESI-SP ficou em terceiro lugar ao final do ranking da temporada somando 94 pontos.
Confira o Top 10 masculino do Circuito Nacional de Águas Abertas de 2013:
1o Samuel de Bona do União com 129 pontos
2o Victor Hugo Colonese do Unisanta com 105 pontos
3o Lucas Cortini Oliveira do SESI-SP com 94 pontos
4o Fernando Ponte do União com 81 pontos
5o Victor Pires Simões do Unisanta com 79 pontos
6o Matheus Evangelista do União com 77 pontos
7o Allan do Carmo com 70 pontos
8o Diogo Villarinho do Minas com 49 pontos
9o Marcus Vinicius Silva do União com 36 pontos
10o Fábio de Sá Jorge do Curitibano com 35 pontos
Caro Allan,
O texto fala “então a melhor performance”. Ou seja, com o sexto lugar nos 5 quilômetros ele igualou ao que era a melhor colocação masculina da história, o 6o lugar de Allan do Carmo nos 25 quilômetros em Shanghai 2011. Dois dias depois do feito de Samuel, Allan chegou ao quinto lugar na prova dos 25 quilômetros superando as duas performances.
Ola Coach term algumas informações e erradas nesse
– A melhor colocação de um brasileiro em Mundias na modalidade Maratonas Aquáticas é de Allan do Carmo 5º lugar nos 25 km em Barcelona
– Samuel venceu a ultima etapa do circuito mundial que foi em Honk kong não Shantou