Entre as sete duplas, dos 14 nadadores listados para participar do Desafio Rei & Rainha do Mar nenhum tem um currículo tão dourado e impressionante como o americano Aaron Peirsol que aos 30 anos vem pela primeira vez ao Brasil. Aposentado oficialmente das piscinas desde fevereiro de 2011, Peirsol ainda mantém 93 quilos, apenas dois acima do que tinha quando deixou de nadar competitivamente.

A forma não é a mesma, mas Peirsol ainda se mantém ativo. Treina diariamente com uma equipe masters no Texas onde está cursando um pós-gradução na Universidade do Texas e já participou de diversos eventos de águas abertas no Caribe e América Central.

Peirsol em campanha ecológia da Oceana.

Peirsol em campanha ecológia da Oceana.

Peirsol faz parte de algumas organizações e fundações de caridade todas ligadas aos oceanos. Seu passado de surfista sempre lhe deixou próximo do mar, e o esporte faz parte da sua vida. Ele ainda é membro da comissão de atletas da FINA e “pai” da idéia do suporte para a saída do nado costas, “equilibrando” um pouco com os nadadores que saem do bloco e ganharam a parte de trás da saída desde 2009.

Em Atenas 2004, foi desclassificado por alguns minutos nos 200 costas.

Em Atenas 2004, foi desclassificado por alguns minutos nos 200 costas.

Patrocinado pela Arena, Aaron Peirsol é figura obrigatória em grandes eventos da FINA. Sempre sorridente e promovendo o esporte, vem ao Brasil para dividir com Ashley Twichell a honra de representar o seu país no Desafio Rei & Rainha do Mar.

Twichell é especialista nas provas de águas abertas e atual Rainha do Mar em prova vencida no ano passado. Nadadora profissional, deixou o Mission Viejo na Califórnia para seguir a sua carreira em um novo programa na Carolina do Norte. Ambos vão nadar e correr o revezamento de 6 x 500 metros da prova no domingo. A parte nadada são 450 metros e mais os 50 metros de corrida na areia antes da troca do revezamento.

Peirsol não compete oficialmente desde o Pan Pacífico de 2010 disputado em Irvine na Califórnia. Exatamente na cidade onde tudo começou na sua carreira como nadador. Saindo do Nova Irvine Aquatics, Peirsol teve uma carreira gloriosa na equipe universitária do Texas e na Seleção Americana.

Foram três Olimpíadas, a primeira com apenas 17 anos e logo de cara uma medalha, prata nos 200 costas. Depois Atenas em 2004, três ouros nos 100 e 200 costas mais o revezamento 4 x  100 medley.  A última em 2008 em Beijing, ouro nos 100 costas e 4 x 100 medley, com prata nos 200 costas perdendo para Ryan Lochte.

Ele chegou a pensar em se aposentar após os Jogos, mas ainda nadou o Mundial de Roma em 2009 onde bobeou na semifinal dos 100 costas e terminou em nono lugar. Seria um campeonato perfeito, pois ele venceu os 200 costas e o 4 x 100 medley, este ainda quebrando o recorde mundial na abertura do revezamento.

Em 2010, um ano sem muito treino, mas o suficiente para ganhar a vaga para o Pan Pacífico. Lá, venceu as suas provas dos 100 costas e o revezamento medley. Estava convocado para o Mundial de Dubai em dezembro e para o Mundial de Shanghai em 2011. Para o Mundial de Dubai, pediu desconvocação as vésperas da competição e em fevereiro de 2011 anunciou a sua aposentadoria.

Alegando “ter alcançado tudo o que queria” no esporte, Peirsol sempre manteve o ar de nadar com prazer e alegria. Sua despedida foi de quem deixou uma imagem muito positiva no esporte, não só de vitórias, mas de amigos e admiradores.

Com o “jeitão” legal, Peirsol deixou um dos maiores legados na história do nado costas. Para muitos, foi o maior nadador da história do estilo. Seus números são impressionantes:

3 Olimpíadas, 7 medalhas, sendo 5 de ouro

5 Mundiais de Longa, 12 medalhas, sendo 10 de ouro

2 Mundiais de Curta, 8 medalhas, sendo 6 de ouro

6 Recordes Mundiais, 5 de longa, 1 de curta

Vídeo do recorde mundial dos 200 costas por Aaron Peirsol no Mundial de Roma em 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=kxkwiSxyjNU

 

Para quem vibra com o esporte, não pode perder a oportunidade de acompanhar Aaron Peirsol neste domingo na praia de Copacabana no Desafio Rei & Rainha do Mar. Transmissão ao vivo pela TV Globo dentro do Esporte Espetacular.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário